Mas os tempos são outros: viagens, fotos ultra produzidas, fashion weeks e looks de streetstyle pertencem hoje a um passado que já parece distante. A horizontalização do conteúdo, com temas diversos que vão de causas urgentes e cuidados com a saúde a dicas culinárias e até de artesanato, entrou na pauta dos posts e Stories, revelando uma capacidade de se adaptar à nova realidade dos seguidores.
“O expediente look do dia não funciona quando as pessoas estão com outras necessidades”, aponta Luiza Brasil, da plataforma @mequetrefismos, que sempre trabalhou em seus vídeos e podcasts conteúdos que vão além do mundo da moda. “O momento planetário é outro, tanto de consumo como de conteúdo. Influenciadores, mais do que nunca, precisam agir como analistas e críticos de seu tempo.”
Atenção e cuidado com o conteúdo apresentado têm sido as principais preocupações de Silvia Braz nestes dias de compasso de espera. Em seus super acessados posts no Instagram, ela procura promover boas iniciativas, chamar a atenção para quem se encontra em situação de vulnerabilidade e fornecer informação de qualidade. “Influenciadores e marcas devem se manter conectados com seu público, criando uma comunicação que realmente toque as pessoas”, diz ela.
Para Lelê Saddi, outra veterana do universo da influência digital, a solução é dosar assuntos leves, como gastronomia, dicas de como trabalhar em home office e indicações de livros, filmes e séries, com a divulgação de causas humanitárias. “O mais importante é apoiar e divulgar as ações que as marcas estão promovendo, pensando não apenas em seus consumidores, mas nas pessoas em geral”, resume ela. “O momento é sobretudo de compartilhamento. Sinto que entraremos na Década da Colaboração.”
Alice fala com entusiasmo do desfile online promovido pela F*hits – filmado pelo fotógrafo Jacques Dekequer, com sua mulher como modelo – que resultou, segundo ela, em quatro vezes mais engajamento do público do que em seus eventos físicos. “Estamos estudando incansavelmente novas possibilidades”, informa. Sobre as lições aprendidas durante a crise, Silvia cita a percepção da vulnerabilidade humana diante de um vírus, a força da união familiar e a consciência de que precisamos nos ajudar uns aos outros. “Esse sentimento de coletividade e solidariedade deve continuar, para sermos pessoas melhores e mais conectadas.”
Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há mais de 30 anos no mundo da moda e do lifestyle
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Tenha também a Forbes no Google Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.