HBO Max remove filme “...E o Vento Levou” temporariamente de seu catálogo após protesto de George Floyd

10 de junho de 2020
Reprodução Forbes

O filme de 1939, adaptado do romance de Margaret Mitchell, é considerado um clássico norte-americano e a produção de maior bilheteria de todos os tempos

O novo serviço de streaming HBO Max removeu temporariamente o filme …E o Vento Levou, de 1939, ontem (9), com a alegação de que a obra, que contém ações racistas, não pode ser deixada na plataforma sem “justificativa e denúncia” após os protestos generalizados contra o racismo.

A HBO tomou a decisão depois que o roteirista de “12 Anos de Escravidão”, John Ridley, incitou a plataforma a remover o melodrama da Guerra Civil por glorificar a escravidão e perpetuar estereótipos racistas sobre afro-americanos.

VEJA TAMBÉM: HBO tenta se reconectar com millennials após “GoT”

O filme de 1939, adaptado do romance de Margaret Mitchell, é considerado um clássico norte-americano e a produção de maior bilheteria de todos os tempos –mas também é amplamente criticado pelo retrato idealizado dos Estados Confederados.

A plataforma de streaming disse em comunicado que retiraria o filme que contraria os valores da WarnerMedia.

A HBO disse que o filme será reintegrado com “uma discussão sobre seu contexto histórico e uma denúncia sobre suas representações”.

“Se queremos criar um futuro mais justo, equitativo e inclusivo, precisamos primeiro reconhecer e entender nossa história”, disse a HBO Max.

Em seu artigo no “Los Angeles Times” desta semana, Ridley escreveu: “Espero que aqueles que ocupam cargos de tomada de decisão na WarnerMedia possam entender como é doloroso percorrer a biblioteca da plataforma e vê-la enaltecer um filme em particular que ajudou a perpetuar o racismo, tema das atuais manifestações”.

E AINDA: Michael Jordan e sua marca da Nike se comprometem a doar US$ 100 milhões para promover a igualdade racial

A HBO Max disse em comunicado à “Variety”: “…E o Vento Levou” é um produto de seu tempo e descreve alguns dos preconceitos étnicos e raciais que, infelizmente, são recorrentes na sociedade norte-americana. Essas representações racistas eram erradas na época e continuam erradas hoje. Sentimos que manter esse título sem explicação e uma denúncia dessas representações seria irresponsável.”

Justificativa

“…E o Vento Levou” ganhou oito Oscars, incluindo o reconhecimento da estrela Hattie McDaniel, que se tornou o primeiro ator negro a ganhar uma estatueta. O romance e o filme de Mitchell eram controversos na época de seu lançamento, mas o retrato romantizado dos proprietários de escravos durante no Sul pré-Guerra Civil se tornou ainda mais problemático nas últimas décadas.

Cenário

A morte de George Floyd causada por um policial branco se ajoelhou em seu pescoço por quase nove minutos em 25 de maio provocou uma onda de protestos anti-racistas em todo o mundo. A indústria do entretenimento respondeu em meio a preocupações de condenação das comunidades negras americanas por parte da autoridade policial. O programa “Cops” foi cancelado na terça-feira após 25 anos no ar, enquanto o futuro do programa policial “Live PD” também está em incerto.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo: .

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.