Letícia Nanci: o mercado bilionário de cuidados dermatológicos para homens

13 de agosto de 2020
PeopleImages/Getty Images

No geral, os homens são fãs dos tratamentos menos invasivos e com resultados mais naturais

Durante muito tempo, houve certo tabu e preconceito a respeito de homens buscarem cuidados dermatológicos, tanto em questões de saúde quanto estéticas. Hoje, felizmente, o cenário é diferente: o homem percebeu que uma boa aparência ajuda a ter sucesso pessoal e profissional, e vemos um número cada vez maior de pacientes do sexo masculino nos consultórios de dermatologia. Segundo a Euromonitor, empresa global de pesquisas e tendências, o mercado de beleza masculino, que inclui cosméticos, fragrâncias e até maquiagem, vale, hoje, US$ 60 bilhões. Outro dado relevante: segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, nos últimos anos, houve um aumento de 400% dos procedimentos realizados em homens.

Existem peculiaridades da beleza masculina que exigem cuidados específicos. Primeiro, a pele masculina é cerca de 25% mais espessa que a feminina. A densidade de colágeno também é maior que a nossa, e a textura da pele é muito mais áspera. Outra característica marcante diz respeito à produção de sebo e suor, resultado das altas concentrações de testosterona. Sendo assim, o homem possui glândulas sebáceas em maior quantidade e, por isso, sua pele costuma ser mais oleosa, com poros dilatados e tendência a acne e cravos. Daí a necessidade do uso de produtos específicos, como hidratantes, protetores e rejuvenescedores.

“A pele masculina é cerca de 25% mais espessa que a feminina. A densidade de colágeno também é maior que a nossa, e a textura da pele é muito mais áspera.”

Os hormônios masculinos provocam mudanças no couro cabeludo, deixando-os mais propensos à calvície. Não à toa, os tratamentos capilares estão entre os mais procurados. Entre os principais procedimentos estão os lasers fracionados que fazem a bioestimulação, aumentando a densidade capilar e o surgimento de fios novos; o MMP, microinfusão de medicamentos na pele, na qual um aparelho composto por microagulhas injeta um pool de vitaminas direto no couro cabeludo; e o microagulhamento robótico com drug delivery de medicamentos que irão agir no bulbo capilar. E, recentemente, para aqueles que têm medo de agulha, surgiu uma nova tecnologia que, por alta pressão, introduz os medicamentos no couro cabeludo, sem uso de agulhas.

O rejuvenescimento facial é outra preocupação masculina. No geral, os homens são fãs dos tratamentos menos invasivos e com resultados mais naturais, capazes de melhorar a aparência, sem grandes modificações. Nesse sentido, o uso da tecnologia correta e feita pelo seu dermatologista especialista é a melhor opção. Lasers, ultrassom micro e macrofocado e radiofrequência não ablativa são opções de tratamentos não invasivos que o homem pode realizar – e voltar para suas atividades normais no mesmo dia. A combinação do ultrassom micro e macrofocado, por exemplo, promove a melhora da flacidez e do contorno facial, além de diminuir a gordura na papada.

O desejo por um corpo mais saudável e definido também tem despertado o interesse dos homens. Para essa finalidade, a grande aposta do mercado é um aparelho de campo eletromagnético pesquisado e endossado pelos melhores dermatologistas dos EUA, com mais de 500 mil tratamentos realizados. A nova tecnologia melhora o tônus muscular com hiperplasia e hipertrofia do músculo tratado, assim como a funcionalidade osteoarticular da região, por meio de contrações musculares supramáximas realizadas em 30 minutos de procedimento.

Não faltam opções para aqueles que desejam cuidar da pele. Procure sempre o dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – somente ele tem a formação necessária para cuidar da beleza e da saúde da sua pele.

Dra. Letícia Nanci é Médica do Hospital Sírio-Libanês, médica- -responsável pela Clínica Dermatológica Letícia Nanci; membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Participe do canal Forbes Saúde Mental, no Telegram, e tire suas dúvidas.

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.