A Beleza Emoldurada: para Vic Ceridono, potência digital da beleza, “o ritual do skincare e da maquiagem é uma meditação”

21 de maio de 2021
Divulgação

A jornalista Vic Ceridono é conhecida pelo blog Dia de Beauté, criado em 2007 para compartilhar dicas de maquiagem e skincare

Da primeira geração de influenciadoras digitais, a jornalista Vic Ceridono criou em 2007 o blog Dia de Beauté, com precioso conteúdo de beleza e dicas poderosas de maquiagem e skincare. Um sucesso absoluto que a transformou em referência no assunto com milhares de seguidores.

Quatorze anos depois, Vic prepara o relançamento do Dia de Beauté, projeto no qual vem trabalhando desde o final de 2020 e deve acontecer no próximo mês. “Sei que as pessoas estão mais presentes nas redes sociais, como o Instagram, mas ainda acredito no blog como ferramenta fundamental no meu trabalho, porque é onde se reúne tudo. Como jornalista, acredito muito no texto, que é a maneira que eu mais gosto de consumir conteúdo. Estou muito empolgada”, conta.

Em 2015, Vic lançou o livro “Dia de Beauté: Um Guia de Maquiagem Para a Vida Real” e, em seguida, foi a vez de uma linha de batons em parceria com a M.A.C, a marca canadense famosa pela diversidade e responsabilidade social.

“Sempre gostei do ritual do skincare e da maquiagem, para mim é uma meditação”, declara. Por isso, encara seu trabalho de informação quase como uma terapia para seus seguidores. “Cuidar de você e se sentir bem ao se olhar no espelho é algo muito poderoso. Claro que sempre haverá quem ache tudo isso uma futilidade, mas é justamente ao contrário”, avalia Vic.

Em tempos de crise, como agora, moda e beleza sempre se revelaram como elementos positivos para elevar o moral e a autoestima da população. “Faz bem para a saúde mental e para se manter o controle da própria vida quando estamos à mercê de uma força maior”, observa.

Quando conversamos, Vic estava animada e prestes a sair para o primeiro passeio depois do severo lockdown enfrentado por Londres, onde ela vive há oito anos. “Adoro tomar um pint de cerveja no pub”, brindou.

Antes, porém, compartilhou suas dicas de beauté e, com um toque de rebeldia, informou: “A maior regra é que não existem regras”. Cheers!

Baile de máscaras

“Fato: o uso de máscaras deve continuar por algum tempo. Isso desmotiva o uso do batom. Porém, o trabalho remoto veio para ficar e nas reuniões online o batom continua um poderoso aliado. Batonzão e brincos grandes sempre foram meus trunfos para mudar o look do dia para o look da noite da maneira mais rápida. Nada como o impacto de um batom vermelho.”

Olhar natural

“Tenho usado menos máscara de cílios e focando mais nas sobrancelhas, penteando-as para cima. Sobrancelhas muito desenhadas estão em baixa. Devem ser mais naturais e, para realçá-las, pode-se usar máscaras de sobrancelha que contenham um pouco de cor.”

Close up

“Aplicar um pouco de corretivo para dar uniformidade na pele, sobretudo nas olheiras e onde houver alguma marca ou vermelhidão. Um pouco de blush traz uma vivacidade ao rosto e fica ótimo no vídeo.”

Espelho meu

“Mesmo quando não tenho nenhum compromisso online, costumo fazer o mínimo de maquiagem. Pele uniformizada e pouco blush. Gosto de me olhar no espelho e me ver melhor. Esse é o poder da maquiagem.”

Luz, câmera, ação

“Um ring light pequeno atrás da sua tela é muito bom. Mas o ideal é colocar sua estação de trabalho perto de uma janela. A luz natural faz toda a diferença.”

Tenha sempre à mão

“Não é porque você está em casa que não vai usar protetor solar. Hoje estamos todos expostos às luzes das telas. O protetor é o último passo na rotina diária de cuidados com a pele. Existem os protetores com cor em versão pó compacto. É o protetor versão 2.0, ótimo para retoques.”

Questão de pele

“Aprendi com uma esteticista francesa: limpar a pele muito bem antes de dormir. De manhã, lavar o rosto apenas com água e aplicar um tônico. Para peles sensíveis, como a minha, funciona super bem. Cuidar da pele é algo que se faz para o futuro. Os resultados realmente aparecem com o passar do tempo.”

Demanda reprimida

“Existe também um movimento de escapismo que valoriza a maquiagem supercriativa, com muita cor, quase uma pintura. A maquiagem é uma forma de auto expressão muito forte. É claro que agora se trata de um nicho, mas tem tudo a ver com o que – eu acredito – vai acontecer no pós-pandemia. Depois de muito tempo sem se maquiar, as mulheres vão querer se maquiar bastante.”

Regra de ouro

“O que eu faço é desconstruir regras para as pessoas procurarem suas próprias maneiras de fazer as coisas. Sempre ouço mulheres dizendo que não sabem fazer nada de maquiagem. Mas todas, todos os dias, fazem alguma coisa que funciona para elas. Então, se você faz, olha no espelho e fica feliz, está tudo certo. A maquiagem é uma ferramenta para se sentir melhor. O importante é experimentar para ver o que vai melhor para cada pessoa. Então, se existe uma regra é: faça aquilo que funciona para você. O que vale são as escolhas conscientes. Sempre temos algo para aprender e compartilhar.”

As escolhas de Donata

Cosméticos para um look de sucesso, seguindo as dicas de Vic Ceridono:

Blush Benetint Benefit
Pó hialurônico tonalizado by Terry
Bronzer gel cremoso Chanel
Delineador de sobrancelhas Clinique
Batom lip glow Dior
Base líquida Estée Lauder
Pó bronzeador Guerlain
Skin oil com vitaminas E e B5, para hidratar a pele, Hela
Máscara para cílios Lancôme
Conjunto de sombras M.A.C
Kit cílios postiços Sephora Collection

Com Mario Mendes, Antonia Petta e Sofia Mendes

Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.