Antigamente, nós tínhamos o financiamento de empresas privadas a campanhas eleitorais, mas a partir de 2017 isso foi proibido, Agora, as pessoas só podem doar através de CPFs e não mais de CNPJs. Lembrando da regra em que esse CPF pode doar até 10% do que é declarado no seu imposto de renda. Como todo mundo costuma jogar a sua declaração o máximo possível que o leão permite para baixo, fica muito limitado. Então, tivemos uma troca de financiamentos privados, proeminentemente, compondo os financiamentos de campanha, para o financiamento público. Estamos falando de um Fundão agora em 2022 de R$ 4,9 bilhões. A proposta inicial era de R$ 5,7 bilhões, mas foi vetada pelo presidente. Vamos ver como fecha o ano.
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Mas, para entender a dinâmica do consumo de carne bovina quando entra dinheiro de financiamento de campanha na economia, a gente precisa estabelecer correlações. Então, a alta de preço do boi gordo tem uma correlação positiva com a distribuição de dinheiro de campanhas eleitorais junto ao financiamento de campanhas. Esse é um ponto, a gente já pode esperar que a carne suba. Porém, em que intensidade?
Mas como assim o poder de compra do brasileiro sobe e a intensidade da alta do boi diminui?
O que acontece é que quando a população tem uma renda mais baixa, a carne bovina permeia menos o dia-a-dia desse consumidor. E quando ele recebe um dinheirinho, ele corre. Ele tem um apelo maior para comprar a carne bovina, então faz uma diferença maior e mais estrondosa dentro do consumo como um todo. Quando o consumo per capita é maior, esse consumo é menos elástico. A elasticidade desse consumo cai, porque a carne bovina está ali dentro de uma rotina do lar e a fuga para a carne bovina é um pouco menos intensa, menos elástica. Esse é apenas um ponto, não é único.
E o segundo ponto de importância é o crescimento econômico. Portanto, em anos de crescimento econômico mais pujante, vemos uma fuga maior para o consumo de carne bovina levando a altas mais representativas para o preço da arroba e, consequentemente, um efeito maior sobre a inflação.
Lembrando que projeção não é certeza, essa projeção vai sofrer revisões ao longo do ano e vamos ver se a gente consegue chegar perto do que estamos projetando até outubro/novembro, que é o pico do segundo semestre dos preços da arroba do boi gordo. E vai ser o final da grande corrida eleitoral que é quando o pessoal está no esforço máximo para eleger o seu candidato e tem muita distribuição de dinheiro.
Lygia Pimentel é médica veterinária, economista e consultora para o mercado de commodities. Atualmente é CEO da AgriFatto. Desde 2007 atua no setor do agronegócio ocupando cargos como analista de mercado na Scot Consultoria, gerente de operação de commodities na XP Investimentos e chefe de análise de mercado de gado de corte na INTL FCStone.
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