Descubra o ingrediente secreto no sucesso da Amazon

24 de julho de 2018

Desde 2001, Jeff Bezos adota a lição aprendida com o autor Jim Collins em seus negócios

Em 2001, Jeff Bezos teve uma grande ideia, em um retiro corporativo da Amazon, quando o autor Jim Collins descreveu seu conceito de “efeito flywheel”, um ciclo virtuoso de auto-reforço, que cria um impulso crescente nos negócios e os ajuda a ir de bons a ótimos.

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Como Collins escreveu mais tarde: “Uma vez que você encontra o eixo principal desse ciclo, que será um volante, e compreende como aplicar esse entendimento com intensidade criativa e disciplina implacável, obtém o poder da composição estratégica”.

Bezos adotou a ideia e, segundo Brad Stone, em seu livro “The Everything Store”, a implementação do “flywheel” se tornou “o ingrediente secreto” no sucesso da Amazon. Nos primeiros dias, esse ciclo virtuoso era simples (e não diferente da abordagem de Sam Walton com o Walmart): reduzir preços para incentivar mais visitas de clientes, o que atrai vendedores terceirizados e leva a uma utilização mais eficiente da infraestrutura da Amazon, e assim por diante. Mais tarde, no entanto, a Amazon Prime se tornou o volante que impulsionou o negócio.

Como disse Bezos a Walt Mossberg em uma entrevista, em 2016: “Se você olhar para os membros do Prime, eles compram mais na Amazon do que os não-Prime. Depois de pagar a taxa anual, eles olham em volta para ver como podem obter o máximo do programa. Então, procuram em mais categorias, compram mais… Muitos padrões de seus comportamentos mudam”.

Ao analisar de perto o Amazon Prime Day deste ano, fica claro que a ação tem menos a ver com vendas de curto prazo (que, diga-se, foram impressionantes) e mais com a geração de impulso, sustentada a longo prazo nos negócios da Amazon. É tudo sobre girar o volante.

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A ação deste ano teve um grande impacto: alcançou mais de US$ 4 bilhões em vendas, derrubou servidores e apresentou aos compradores páginas de erro com fotos de cachorros, impulsionou a panela Instant Pot ao topo dos gráficos de vendas, com um enorme efeito cascata sobre o resto do varejo. Ao longo do ano, os efeitos positivos do Prime Day continuarão a ser sentidos pela Amazon, e o volante girará cada vez mais rápido.

Veja, na galeria de fotos abaixo, por que o Amazon Prime Day é muito mais do que um dia de vendas acima da média:

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