Como fazer uma limpa na sua vida

25 de abril de 2019

Liberte sua mente de toda a energia negativa, praticando yoga ou meditação

Resumo:

  • Vivemos em um mundo onde temos cada vez mais coisas para fazer e, muitas vezes, não conseguimos nem recarregar as energias, vivendo em um eterno caos;
  • Reorganizar a mente – e a casa – pode nos ajudar a reconsiderar nossos padrões de gastos e consumo;
  • O método Método KonMari de limpeza usa como base a premissa de deixar em nossas vidas apenas aquilo com o qual temos ligação emocional ou que nos traz felicidade.

A vida é uma jornada cheia de novas experiências e desafios. Repleta de caos, muitas vezes não nos dá sequer a chance de recarregar as energias. Vivemos em um mundo impulsionado por mídias sociais e notícias, que constantemente projetam palavras de ordem como “mova-se rápido” e “não desista nunca”. Muitas vezes, estamos tão ocupados que não encontramos tempo para parar e descobrir como tornar nossa vida um pouco menos agitada. Então, qual é a melhor maneira de limpar sua vida enquanto se vive em um mundo em constante movimento? Que tal impor a você mesmo o desafio de fazer algo que você nunca tentou?

LEIA MAIS: 5 aplicativos para facilitar a vida nos negócios

Esforce-se para enfrentar seus medos pessoais e, ao mesmo tempo, desafie-se a fazer algo que traga benefícios a longo prazo. Você sabe, por exemplo, que existem 300 mil itens em uma casa norte-americana comum? Esse número pode ser amedrontador para algumas pessoas, mas infelizmente é real. E não há nenhum problema em dar um passo atrás e reconsiderar nossos padrões de gastos ou consumo. Existem muitas soluções – simples e eficazes – para você reorganizar sua mente enquanto faz uma limpa em casa.

Autora de best-seller, especialista em arrumação e estrela do programa de sucesso da Netflix “Tidying Up With Marie Kondo” (“Arrumando a Casa de Marie Kondo”, em tradução livre), Marie Kondo tem se mostrado uma pessoa um tanto quanto metódica desde a infância. Seu foco é transformar as casas, normalmente em total desordem, em ambientes de calma e serenidade por meio do Método KonMari. A proposta é promover a limpeza por categoria – não por localização -, começando pela roupa, passando pelos livros, papéis, itens diversos e, por fim, objetos sentimentais. Ela prega a ideia de “guardar apenas coisas que remetem ao coração, descartando aquelas que já não despertam alegria”. Ela nos fornece um lembrete simples, mas importante, para nos desafiarmos a manter nossas casas e nossa mente livres de qualquer coisa que não nos proporcione valor e uma conexão saudável.

Depois de decidir quais roupas ou itens domésticos estão lhe causando certa desordem, há outras maneiras de limpar sua vida. Avalie todas as partes e veja em que lugar mudanças sutis podem ser feitas. Tente descartar atividades exaustivas e desnecessárias, deixe de lado aquele trabalho chato que está acabando com você, e exclua aquelas pessoas que o colocam para baixo. Crie o hábito de se livrar de qualquer coisa com a qual você não se sinta conectado. Mantenha você e os entes queridos ao seu redor incumbidos de chamar sua atenção para outras áreas de sua vida – pessoal, acadêmica e profissional – com as quais você não está satisfeito. Para o seu bem-estar e sanidade, é extremamente importante decidir quem – ou o que – você quer ser ou ter, e para onde sua energia está sendo direcionada. Vale lembrar que ninguém é perfeito para tudo e todos.

Agora que você tem uma noção de como algumas coisas pequenas podem ajudá-lo a fazer uma limpa em sua vida, reserve um momento para pensar sobre o que você precisa começar a fazer. Abaixo estão algumas maneiras para analisar esse início:

Tire um momento para desmontar seu armário e rever os itens de sua casa;

Reorganize suas roupas, faça doações e fique somente com aquilo que você usa – e com o que traz alegria a você;

Escreva metas mensais sobre quais aspectos da sua vida profissional, pessoal ou acadêmica precisam passar por uma limpeza, e comece a agir de acordo com elas;

Faça uma limpa em suas redes sociais, tirando aquelas pessoas que não fazem bem a você e aquelas que nem conhece;

Liberte sua mente de toda a energia negativa, praticando yoga ou meditação.

Começar com coisas e objetivos pequenos não é errado. Pequenas metas podem ser tão importantes quanto as grandes. Dê uma olhada em sua família, amigos e trabalho. Classifique as tarefas entre aquelas nas quais você já não está mais interessada e aquelas às quais você quer dedicar um pouco mais de tempo. Corte da sua vida as pessoas com as quais você não quer mais se relacionar. Uma vida bagunçada pode acabar com o que você tem de mais importante: sua energia!

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr