Como visitar um museu fora do museu

9 de setembro de 2020
Rovena Rosa/Agência Brasil

Obra do projeto MAM na Cidade em um ponto de ônibus

Imagine visitar o museu fora do museu? São muitas as iniciativas que surgiram para driblar a falta que faz experienciar arte ao vivo. Das feiras virtuais, que já falei anteriormente aqui, às iniciativas das instituições para continuar disseminando a arte e o seu papel de transformação social. Um desses projetos é o MAM na Cidade, que espalhou por vários pontos de ônibus, obras do acervo do museu, todas acompanhadas de um QR Code que permite que o pedestre ouça Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, MC Soffia, Lázaro Ramos e tantas outras personalidades, narrando de forma breve a história das obras de arte exibidas, bem como seu contexto histórico.

São muitas as tentativas de tornar a arte cada vez mais acessível, em um momento que os museus permanecem fechados e que a cultura pode dar um pouco de esperança de tempos melhores. Os 140 painéis exibem obras emblemáticas de artistas importantes para a história da arte brasileira, entre eles: Amélia Toledo, Bárbara Wagner, Berna Reale, Cildo Meireles, Claudia Andujar, José Antônio da Silva, Maureen Bisilliat, Mário Cravo Neto, Nelson Leirner, Regina Silveira, Rosana Paulino, Rosângela Rennó, Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake e Waltércio Caldas.

Ultrapassar a barreira do espaço físico e ocupar a cidade com obras de arte é convite para criar, cada vez mais, práticas que tornem a arte mais acessível. Esse é um dos grandes compromissos firmados pelo MAM, que nos últimos meses anunciou Cauê Alves como novo curador-chefe. Nesta semana, tenho uma conversa virtual marcada com ele para falar dessa e outras iniciativas, além das perspectivas de futuro para o setor.

Camila Yunes é formada em arquitetura pelo Mackenzie e pela Ecole Nationale d’Architecture Paris Val de Seine. Cursou Sotheby’s em Contemporary Art and Its Market, How the Art World Works e Foundations in History of Art. Trabalhou com sales & liaisons nas Galerias Continua e Nara Roesler e na equipe de produção da Galeria Aveline. Hoje é VIP Representative das feiras Armory Show e ARCO. Foi cofundadora do GoART Art Advising de 2015 a 2018. É a fundadora da KURA.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Participe do canal Forbes Saúde Mental, no Telegram, e tire suas dúvidas.

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.