Hoje a comunicação atua diretamente na geração de leads e oportunidades por meio do marketing de conteúdo. Depois de muitos anos, o mercado percebeu que as métricas de impressões muitas vezes eram cortina de fumaça e que o verdadeiro valor de um bom conteúdo nunca foi “lido”.
Os profissionais de SEO notaram que o valor do conteúdo não estava na leitura do mesmo, e sim na ação motivada por ela. Ou seja, ao invés de um conteúdo pensando apenas em palavras-chave para melhor posicionamento no Google, o ideal é que o texto transforme o leitor em um cliente.
Outra área bastante fértil neste sentido é a de educação. Companhias podem utilizar aulas gratuitas ou tutoriais como isca para que os possíveis futuros clientes assistam como “trial” ou “demo” para conteúdos mais profundos e complexos.
Este tipo de “Call to Action” baseada em conteúdo relevante tem trazido à tona um momento que alguns especialistas têm chamado de “Era do eService”, que consiste na utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC), como por exemplo o Zoom, em diferentes áreas, de maneira que o fornecedor não precise mais interagir diretamente com o cliente.
Sem dúvida a pandemia de Covid-19 apressou a consolidação deste cenário. Mais do que nunca, hoje as pessoas consomem aulas de culinária e preparadores físicos remotos, entre outras formas de capacitação.
Essa evolução criou valor agregado ao conteúdo disponível na internet. Se tal qualidade se manterá nós só saberemos com o tempo. Mas já podemos afirmar que houve a remoção do intermediário entre o provedor e o cliente, que é a promessa de um mercado digital verdadeiramente valioso. O universo do marketing de conteúdo deve se manter desta forma por algum tempo, por isso todos os empreendedores devem capacitar uma equipe e tratar a geração de conteúdo de qualidade como uma prioridade em seus negócios. Afinal, mais do que nunca, conteúdo certeiro é uma fonte de receita.
Camila Farani é um dos “tubarões” do “Shark Tank Brasil”. É Top Voice no LinekdIn Brasil e a única mulher bicampeã premiada como Melhor Investidora-Anjo no Startup Awards 2016 e 2018. Sócia-fundadora da G2 Capital, uma butique de investimentos em empresas de tecnologia, as startups.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.