Dona de Si: 5 atitudes para se tornar uma mulher protagonista da sua história

7 de junho de 2021
LordHenriVoton/Getty Images

Como ajudar mulheres que querem abandonar esse estereótipo da mulher guerreira e se tornarem protagonistas de suas escolhas e histórias?

Há muitos anos, o mito da ‘mulher guerreira’, aquela que dá conta de tudo e de todos – menos de si mesma – é propagado como se fosse algo a ser alcançado. Incentivam, desde muito cedo, meninas a entenderem que sucesso é estar pronta para a família, para a casa, para os amigos, para o trabalho, para os filhos, para o marido, para a sogra, para a tia da tia da vizinha… e tudo isso sempre muito bem arrumada!

Acontece que esse tipo de pensamento resulta em mulheres ansiosas, frustradas, exaustas, com tarefas acumuladas, sem tempo de pensarem em algo para si próprias e, a maioria, se medicando para dar conta das emoções que não tem tempo para digerir. Portanto, não é bacana ser uma mulher “guerreira”, não é elogio ser a mulher “batalhadora”, que segura todas as pontas. Ser mulher e dar conta de si mesma já é batalha suficiente.

Desde o início da pandemia, e com o home office cada vez mais presente, ficou ainda mais nítida a diferença entre homens e mulheres quando o assunto é acúmulo de tarefas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha, 57% das mulheres que passaram a trabalhar remotamente disseram ter acumulado a maior parte do trabalho doméstico; entre os homens, esse percentual cai para 21%. Pensando em ajudar mulheres que queiram abandonar esse estereótipo da mulher guerreira e se tornarem protagonistas de suas escolhas e histórias, listo cinco atitudes para mudar essa realidade.

Silencie em volta e Encontre o seu propósito

Todas as pessoas da sua família terão demandas, mas é primordial que você silencie a maioria e foque em você, em entender suas emoções, seus gatilhos e ter a consciência exata do que te fragiliza e do que te dá força. Com esse foco em si mesma, o seu propósito de vida terá tempo e espaço para desabrochar. Propósito é algo indispensável, pois ele vai funcionar como combustível para você alcançar seus objetivos. Com isso, tudo ficará mais fácil: desde definir quais tipos de pessoas você quer ter ao seu lado, quais atitudes aceitará, quanto do seu tempo doará aos outros até o momento de dizer ‘não posso, preciso me dedicar a outra coisa agora’. O seu propósito te guiará nessa jornada de autoconhecimento.

Seja empreendedora de si mesma

Independentemente da área em que trabalha, ou como faz para ganhar o seu dinheiro, se é CLT, MEI ou SIMPLES, uma mulher deve olhar para sua vida como uma empreendedora de si mesma; fazendo escolhas alinhadas ao seu propósito. E, quando você empreender na sua própria vida, você mudará não apenas a sua realidade, mas a de todos à sua volta. É o famoso: quando eu mudo, tudo muda a minha volta. Uma empreendedora de si mesma se coloca no lugar certo do tabuleiro da vida e não permite abusos, preconceitos e humilhações. Você nasceu para construir seu espaço.

Quebre o teto de cristal

A expressão teto de cristal quer dizer ‘avistar o céu e jamais alcançá-lo’, e é um fenômeno cultural que questiona a capacidade das mulheres e as impede de atingir o sucesso pleno. Não se deixe enganar: o momento teto de cristal atinge toda mulher que ousa escolher seus passos e se comprometer com as suas conquistas. Então, é importante que você consiga identificar uma situação em que estão querendo te parar, aquele famoso ‘daqui você não passa’. Esteja alerta e comprometida com o seu propósito e objetivo de vida, pois, dessa maneira, você conseguirá quebrar o teto de cristal e chegar aonde deseja. E, não posso deixar de te avisar: quebrar o teto de cristal machuca, mas unida com outras mulheres, a dor fica suportável. Avante!

Não discuta, vença por suas atitudes

Não há dúvidas de que, na sua caminhada, para se tornar uma mulher protagonista, existirão muitas pessoas te colocando em dúvida, não acreditando que você está realmente fazendo algo diferente por si própria. Neste caso, a dica é: deixe que as pessoas pensem ou falem, mas não discuta ou tente se explicar de nada. Isso não quer dizer que você não possa conversar – claro que pode -, mas apenas pergunte, ouça, avalie e tenha atitudes! Mais do que querer provar algo com palavras, são as suas atitudes que te ajudarão a mostrar o quão o seu sonho é legítimo e alcançável.

Sua fragilidade é também sua força!

A última dica é para que você entenda, de uma vez por todas, que uma mulher Dona De Si e protagonista da sua história não precisa deixar de lado os sentimentos. As suas emoções e intuições são também a sua principal força. Não deixe que a correria do dia a dia te deixe negligenciar os seus sentimentos e se esquecer do relacionamento mais importante: o seu com você mesma. Ter um tempo para ouvir o seu coração, entender o que está sentindo, sofrer e chorar quando necessário são fatores que te farão mais forte, e não mais fraca. Uma pessoa que respeita e administra os próprios sentimentos é responsável consigo mesma e, automaticamente, será responsável com as outras pessoas ao seu redor.

Para realizar sua transformação e deixar de ser a coadjuvante da sua existência e se tornar a protagonista do seu caminho, te convido a fazer parte do Instituto Dona de Si. Teremos orgulho e honra em acelerar seu talento.

Sororidade sempre.
Suzana Pires

Primeira atriz também autora de novelas do Brasil, a empresária e empreendedora social Suzana Pires é formada em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), em showrunner na MediaXchange, em Los Angeles, e em empreendedorismo pelo Empretec Sebrae SP. Depois que começou a escrever a coluna Dona De Si, em 2017, surgiu a ideia de criar o Instituto Dona De Si, com o principal objetivo de acelerar talentos femininos. Atualmente, segue como atriz na Rede Globo de Televisão e como autora cria projetos para players nacionais e internacionais através da marca Dona De Si Conteúdos.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.