Mas, a humanidade está preparada para viver nesse mundo? Estamos equipando-a com as habilidades e os valores necessários para sermos adaptáveis, inovadores e voltados para um propósito em tal mundo? O processo de ensino e aprendizagem está atualizado?
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A tecnologia da informação é um dos caminhos para resolver uma das maiores necessidades sociais do mundo, a aprendizagem. Pois as experiências que constroem conhecimentos e habilidades devem estar acessíveis para todas as pessoas e em todas as fases de suas vidas, resultando em realização pessoal e benefício para a sociedade.
Estamos vivenciando um processo de transformação. A tecnologia evolui de um ritmo de desenvolvimento lento ou enganosamente lento para um ritmo extremamente rápido. Muitas vezes desconsideramos ou não percebemos as tecnologias na fase de crescimento lento, até elas começarem a mudar a maneira como vivemos e fazemos negócios.
Ao inserir o digital como meio de acelerar o progresso, construímos uma jornada que garante que as necessidades básicas sejam atendidas para todas as pessoas, sustentando e melhorando a qualidade de vida, além de reduzir riscos futuros.
Em geral, as tecnologias são ferramentas de aprendizagem desmonetizadas, plataformas de treinamento digital e soluções de alfabetização mais acessíveis do que nunca.
Com a automação e com as mudanças de paradigmas em andamento no mercado de trabalho, essas ferramentas não só prometem tornar a força de trabalho de hoje mais volátil, mas podem desempenhar um papel inestimável na quebra dos ciclos de pobreza frequentemente associados ao baixo nível de alfabetização.
E, além de seu impacto direto, as baixas taxas de alfabetização afetam a todos nós. Nos EUA, prevê-se que a melhoria da alfabetização entre os adultos economize US$ 230 bilhões em custos nacionais de saúde e pode resultar em aumentos de produtividade da mão de obra de até 2,5%.
Assim, no ambiente de plataformas digitais, é mesmo possível aprender qualquer coisa, a qualquer hora, em qualquer idade? Como modelar um currículo inovador? Que habilidades, valores e mentalidades devemos ensinar e aprender?
A quebra de paradigma está em focar não no conteúdo, mas no desenvolvimento de habilidades adaptativas ao mundo acelerado que vivemos, como liderança por influência, agilidade e adaptabilidade, iniciativa e empreendedorismo, comunicação eficaz, análise de informações, curiosidade e imaginação.
A aprendizagem precisa se concentrar na resolução de problemas, na criatividade, na cidadania digital, mídia e colaboração em redes.
De outra forma, capacitar a humanidade para enfrentar os grandes desafios do mundo requer competências complementares, onde os computadores não são bons.
O desenvolvimento de qualidades de caráter, como curiosidade, persistência, adaptabilidade e liderança, ajuda o ser humano a se tornar criador ativo de sua própria vida, encontrando e buscando o que é pessoalmente significativo para cada um.
Haroldo Rodrigues é sócio-fundador da investidora in3 New B Capital S.A. Foi professor titular e diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade de Fortaleza e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Ceará.
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