O desafio de levar práticas de gestão do mercado ao mundo do tênis

27 de setembro de 2021
Divulgação

Desenvolver profissionais e atletas de maneira completa, dentro e fora das quadras, é o objetivo da Rede Tênis Brasil

Logo que saí da faculdade, no meu primeiro dia de trabalho na Consultoria Falconi, entrei em uma sala de treinamento e logo de cara, estampada de maneira garrafal na parede, havia uma frase que eu mal sabia na época que se tornaria um mantra em minha carreira: “Organizações mais eficientes em gestão constroem uma sociedade melhor”. Na época, lembro que gostei da frase, mas admito que eu ainda não estava pronto para compreendê-la em seu mais completo significado. Anos depois, com um pouco mais de vivência que só o tempo e a maturidade são capazes de proporcionar, entrei para o Rede Tênis Brasil (RTB), e a frase começou a cada vez mais fazer sentido prático para mim.

Meu contato com o tênis sempre foi muito próximo, desde meus 9 anos, quando comecei a “jogar”, incentivado por meu pai. Aqui coloco as aspas em “jogar”, pois comparado aos grandes atletas que temos dentro do projeto, hoje jogo obviamente de maneira pífia e deveria substituir o verbo “jogar” por “brincar”, em respeito ao esporte e aos atletas. O tênis certamente me deu grandes alegrias e também grandes frustrações, mas acima de tudo me deu grandes amigos e me passou importantes valores pessoais que levo constantemente em minha vida, mostrando que esse esporte pode ser uma forte plataforma de formação e desenvolvimento pessoal.

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Logo de início, quando me juntei ao projeto, percebi que o desafio seria grande. Como trazer uma gestão profissionalizada, já tão amplamente utilizada por grandes empresas e organizações no mercado, para o ambiente do esporte, e mais especificamente para o tênis no Brasil? Como trazer para o dia a dia do meio palavras como “governança”, “rotinas”, “processos”, “benchmarks”, “diretrizes” e “metas” em um esporte que, ao invés disso, está altamente acostumado com palavras como “ace”, “forehand”, “backhand”, “slice”, “saque” e “voleio”? Esse foi justamente um dos principais desafios que motivou a criação do RTB: organizar e profissionalizar os processos e metodologias para construir uma organização financeiramente sustentável e saudável, que busca ser o grande fomentador do tênis no Brasil.

Da porta para fora, queremos ajudar a transformar o ecossistema desse esporte no país, através da união e cooperação entre os diversos agentes envolvidos no mesmo objetivo. Queremos democratizar o acesso ao tênis no país, gerando oportunidades para milhares de crianças e jovens se desenvolverem como melhores cidadãos a partir do esporte. Mas também queremos dar condições e apoiar o Time RTB no desenvolvimento de seus talentos para que possam viver todo seu potencial, e assim dar cada vez mais destaque para a modalidade no cenário esportivo nacional e internacional. Da porta para dentro, para tudo isso acontecer de maneira orquestrada, precisamos da casa arrumada.

Com isso em mente, desenvolvemos um Programa de Metas, uma estrutura desenhada com base em cinco pilares: Esporte, Educação, Atitude & Comportamento, Engajamento, e Valores & Cultura RTB. Através de metas quantitativas e qualitativas, aliadas às avaliações de desempenho individuais que foram desenhadas com parâmetros claros para reduzir a subjetividade do processo, implementamos o programa no último mês para os treinadores e atletas apoiados pelo projeto. Buscando referências em um programa iniciado em um de nossos núcleos parceiros no Rio de Janeiro, a Tennis Route, essa estrutura foi incentivada e altamente defendida por um de nossos conselheiros, Rogério Melzi, e fortemente endossada por todos do nosso conselho na sequência. A partir disso, e somado aos aprendizados de vários anos que o Instituto Tênis carregava em sua jornada, aprimoramos o modelo e os conceitos, e levamos o programa para o nível nacional.

No alto rendimento, o ranking é algo extremamente importante e isso é bem claro para todos. Mas com certeza não é tudo. Buscamos criar uma cultura. Desenvolver profissionais e atletas de maneira completa, dentro e fora das quadras. O programa tem como objetivo identificar e reconhecer as pessoas que mais entregaram resultados ao RTB de maneira meritocrática, criando um ambiente competitivo e de alta performance onde os que mais evoluem de maneira consistente e contínua em todos os pilares têm a oportunidade de permanecer no programa, promovendo um ciclo virtuoso de desenvolvimento de atletas e cidadãos.

Como dito anteriormente, o desafio é grande tanto no desenho, quanto na implementação, mas temos um time altamente capacitado dentro e fora das quadras capaz de fazer isso acontecer. O desafio é grande, as dificuldades são grandes, mas nosso sonho é maior. O sonho de fazer nossa parte e ajudar a transformar a sociedade por meio do esporte. E hoje, cada vez mais eu tenho certeza que seremos uma dessas organizações mais eficientes em gestão, e capazes de ajudar a construir uma sociedade melhor, sempre juntos além das quadras.

Quer saber mais sobre o Rede Tênis Brasil? Acesse nosso site www.redetenisbrasil.com.br e redes sociais @redetenisbrasil.

João Pedro Fernandes é Diretor de Gente & Gestão do Rede Tênis Brasil. Graduado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP, conta com experiência em grandes consultorias e empresas multinacionais no Brasil e no exterior, trabalhando principalmente em projetos de gestão e planejamento estratégico.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

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