O desafio de levar práticas de gestão do mercado ao mundo do tênis

Como organizar e profissionalizar os processos e metodologias foi importante para construir uma organização financeiramente sustentável e saudável e fomentar o esporte no país .

Rede Tênis Brasil
Compartilhe esta publicação:
Divulgação
Divulgação

Desenvolver profissionais e atletas de maneira completa, dentro e fora das quadras, é o objetivo da Rede Tênis Brasil

Acessibilidade


Logo que saí da faculdade, no meu primeiro dia de trabalho na Consultoria Falconi, entrei em uma sala de treinamento e logo de cara, estampada de maneira garrafal na parede, havia uma frase que eu mal sabia na época que se tornaria um mantra em minha carreira: “Organizações mais eficientes em gestão constroem uma sociedade melhor”. Na época, lembro que gostei da frase, mas admito que eu ainda não estava pronto para compreendê-la em seu mais completo significado. Anos depois, com um pouco mais de vivência que só o tempo e a maturidade são capazes de proporcionar, entrei para o Rede Tênis Brasil (RTB), e a frase começou a cada vez mais fazer sentido prático para mim.

Meu contato com o tênis sempre foi muito próximo, desde meus 9 anos, quando comecei a “jogar”, incentivado por meu pai. Aqui coloco as aspas em “jogar”, pois comparado aos grandes atletas que temos dentro do projeto, hoje jogo obviamente de maneira pífia e deveria substituir o verbo “jogar” por “brincar”, em respeito ao esporte e aos atletas. O tênis certamente me deu grandes alegrias e também grandes frustrações, mas acima de tudo me deu grandes amigos e me passou importantes valores pessoais que levo constantemente em minha vida, mostrando que esse esporte pode ser uma forte plataforma de formação e desenvolvimento pessoal.

LEIA TAMBÉM: Além do tênis: os caminhos de inclusão abertos pelo Projeto Massificação Maria Esther Bueno

Logo de início, quando me juntei ao projeto, percebi que o desafio seria grande. Como trazer uma gestão profissionalizada, já tão amplamente utilizada por grandes empresas e organizações no mercado, para o ambiente do esporte, e mais especificamente para o tênis no Brasil? Como trazer para o dia a dia do meio palavras como “governança”, “rotinas”, “processos”, “benchmarks”, “diretrizes” e “metas” em um esporte que, ao invés disso, está altamente acostumado com palavras como “ace”, “forehand”, “backhand”, “slice”, “saque” e “voleio”? Esse foi justamente um dos principais desafios que motivou a criação do RTB: organizar e profissionalizar os processos e metodologias para construir uma organização financeiramente sustentável e saudável, que busca ser o grande fomentador do tênis no Brasil.

Da porta para fora, queremos ajudar a transformar o ecossistema desse esporte no país, através da união e cooperação entre os diversos agentes envolvidos no mesmo objetivo. Queremos democratizar o acesso ao tênis no país, gerando oportunidades para milhares de crianças e jovens se desenvolverem como melhores cidadãos a partir do esporte. Mas também queremos dar condições e apoiar o Time RTB no desenvolvimento de seus talentos para que possam viver todo seu potencial, e assim dar cada vez mais destaque para a modalidade no cenário esportivo nacional e internacional. Da porta para dentro, para tudo isso acontecer de maneira orquestrada, precisamos da casa arrumada.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Com isso em mente, desenvolvemos um Programa de Metas, uma estrutura desenhada com base em cinco pilares: Esporte, Educação, Atitude & Comportamento, Engajamento, e Valores & Cultura RTB. Através de metas quantitativas e qualitativas, aliadas às avaliações de desempenho individuais que foram desenhadas com parâmetros claros para reduzir a subjetividade do processo, implementamos o programa no último mês para os treinadores e atletas apoiados pelo projeto. Buscando referências em um programa iniciado em um de nossos núcleos parceiros no Rio de Janeiro, a Tennis Route, essa estrutura foi incentivada e altamente defendida por um de nossos conselheiros, Rogério Melzi, e fortemente endossada por todos do nosso conselho na sequência. A partir disso, e somado aos aprendizados de vários anos que o Instituto Tênis carregava em sua jornada, aprimoramos o modelo e os conceitos, e levamos o programa para o nível nacional.

No alto rendimento, o ranking é algo extremamente importante e isso é bem claro para todos. Mas com certeza não é tudo. Buscamos criar uma cultura. Desenvolver profissionais e atletas de maneira completa, dentro e fora das quadras. O programa tem como objetivo identificar e reconhecer as pessoas que mais entregaram resultados ao RTB de maneira meritocrática, criando um ambiente competitivo e de alta performance onde os que mais evoluem de maneira consistente e contínua em todos os pilares têm a oportunidade de permanecer no programa, promovendo um ciclo virtuoso de desenvolvimento de atletas e cidadãos.

Como dito anteriormente, o desafio é grande tanto no desenho, quanto na implementação, mas temos um time altamente capacitado dentro e fora das quadras capaz de fazer isso acontecer. O desafio é grande, as dificuldades são grandes, mas nosso sonho é maior. O sonho de fazer nossa parte e ajudar a transformar a sociedade por meio do esporte. E hoje, cada vez mais eu tenho certeza que seremos uma dessas organizações mais eficientes em gestão, e capazes de ajudar a construir uma sociedade melhor, sempre juntos além das quadras.

Quer saber mais sobre o Rede Tênis Brasil? Acesse nosso site www.redetenisbrasil.com.br e redes sociais @redetenisbrasil.

João Pedro Fernandes é Diretor de Gente & Gestão do Rede Tênis Brasil. Graduado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP, conta com experiência em grandes consultorias e empresas multinacionais no Brasil e no exterior, trabalhando principalmente em projetos de gestão e planejamento estratégico.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: