Motor: Carros, gastronomia e um olhar para o futuro

17 de dezembro de 2021
Divulgação

Lights of Progress, restaurante temporário exclusivo, onde acontecem experiências gastronômicas imersivas

A House of Progress foi o projeto que a Audi escolheu para mostrar sua reflexão sobre o presente e visão do futuro. Instalada na Av. Europa, endereço da capital paulistana onde é possível encontrar automóveis de luxo de toda sorte e de todo tipo, a casa tem um visual contemporâneo e é decorada com alguns dos modelos mais modernos da marca como o Audi e-tron Vision GT e o Audi Q4 e-tron Concept.

No entanto, os carros não são os únicos protagonistas da iniciativa. A House of Progress também sedia lives sobre temas como Performance, Digitalização e Sustentabilidade, feitas no estúdio da Forbes montado no local, além de receber a visita de embaixadores famosos da marca alemã. Para completar a experiência e reafirmar o compromisso da Audi de ir além da venda de carros, alguns poucos visitantes do projeto podem participar de um jantar imersivo, o Lights of Progress.

LEIA TAMBÉM: Motor: Versão 2022 do XC60 traz mudanças tecnológicas e no design

A experiência é uma mistura de gastronomia com tecnologia e cultura brasileira. Assinado pelos chefs Alex Atala e Leo Paixão, o menu de seis pratos com ingredientes de diferentes biomas brasileiros é servido em uma sala com capacidade máxima para 40 pessoas, cujas paredes são enormes telas de LED e alto-falantes que projetam imagens e sons realistas.

“Participar da House of Progress foi poder expressar através da minha arte, da minha comida, pontos comuns entre as coisas que eu gosto e acredito e as propostas da Audi para este ano. Foi uma convergência, um momento bastante especial”, conta Atala, considerado o oitavo melhor chef de cozinha do mundo pelo The Best Chef Awards e embaixador da montadora alemã há 8 anos.

“O menu foi todo pensado a quatro mãos, por mim e pelo Leo Paixão, um garoto de ouro e um talento da cozinha brasileira. Acho que esse é um dos grandes highlights da House of Progress, um olhar para o futuro”, explica um dos mais renomados chefs do país, afirmando ainda que esta mistura de artes foi um exercício de liberdade.

Divulgação

Alex Atala, que assina o menu do restaurante junto com Leo Paixão

Provar um delicioso pirarucu enquanto os telões de LED projetam imagens e sons da Amazônia e assim subsequentemente com outras iguarias e cenários é uma experiência que vai de R$ 450 a R$ 600. Além disso, apenas 17 jantares para 40 pessoas serão servidos na House of Progress, o que torna uma experiência ainda mais exclusiva. O mar, o Pantanal, a Amazônia, os Pampas, o Cerrado e uma fazenda de café são os ambientes pelos quais os comensais viajam enquanto desfrutam de pratos cheios de sabor e brasilidade.

“Provar biomas e se sentir um pouco neles, trocar o clima e trocar o sabor, essa interação sensorial com tecnologia foi um momento muito inspirador para este menu”, conta o criador do D.O.M, restaurante dono de duas estrelas Michelin. “A mensagem que a gente vai buscar sempre é deliciar, mas tocar de alguma forma o intelecto e o emocional de cada comensal. Fazer ele refletir, se arrepiar, viajar sem sair da cadeira dele”, arremata Atala.

Letícia Datena é jornalista de esportes há oito anos, e atua no setor do automobilismo desde 2016. Já foi correspondente internacional dos canais Fox Sports e cobriu alguns dos campeonatos mais importantes do mundo, como o Rally Dakar, Rally dos Sertões, o WRC (World Rally Championship), Fórmula E e hoje é uma das responsáveis pelo departamento de criação de conteúdo da Stock Car.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.