O novo cargo que as empresas exigem: quem é o Chief Automation Officer?

1 de março de 2023
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A automação inteligente une inteligência artificial e automação

A inovação é o motor dos negócios. Criar novas capacidades, sinergias ou experiências é chave para manter a relevância de uma empresa no mercado. É por isso que a automação inteligente (IA + Automação) tem muito a oferecer para a inovação e transformação dos negócios em todos os setores. Aqueles que a utilizam hoje estão em melhor posição para enfrentar desafios como inflação, interrupção das cadeias de suprimentos e mudanças demográficas no ambiente de trabalho.

A automação inteligente torna as empresas mais robustas, se implementada com cautela e atenção, pois é essencial cuidar da experiência dos usuários e colaboradores, e avaliar o impacto de automatizar certos processos repetitivos. Nesse contexto, um Chief Automation Officer (CAO) passa a ser um investimento importante para a transformação digital. Essa posição está emergindo rapidamente e ganhando relevância devido ao impacto positivo que a automação tem nos negócios.

O CAO é responsável por implementar os processos de negócios e as decisões na operação de TI com o objetivo de determinar quando e que tipo de estratégia de automação é mais adequada para cada imperativo da empresa, trabalhando com uma ampla gama de líderes de diferentes áreas de forma colaborativa. Com a equipe e os processos corretos, compartilho aqui três maneiras pelas quais os Chief Automation Officers podem transformar os negócios e medir o sucesso:

Todo setor pode se beneficiar da automação inteligente

Ela pode ser usada para mitigar lacunas entre o negócio e a tecnologia, por meio da compreensão de relações e correlações, assim como para a geração de insights profundos e definição de KPIs de referência. Com IA, a exploração de dados não é bloqueada pela falta de uma estrutura de dados e as empresas podem passar da descoberta à tomada de decisão com mais naturalidade, ao mesmo tempo em que promovem uma relação mais colaborativa entre a tecnologia e os colaboradores.

Hoje, não há indústria em que a automação baseada em IA não seja aplicável ou relevante. Na manufatura, por exemplo, pode ajudar a detectar defeitos em componentes fabricados em uma linha de montagem. Em eletrônica, pode ser usada para detectar sons de operação ou controlar automaticamente dispositivos elétricos. Em serviços financeiros, os pagamentos ou dados de comportamento do cliente e do varejo podem ser automatizados para transformar suas experiências de compra.

Foco no trabalho de maior valor para combater à crescente lacuna de habilidades

Além da lacuna de habilidades existente e o impacto que a pandemia teve na força de trabalho, à medida que os baby boomers (nascidos entre 1945 e 1964) estão deixando o mercado global, aproximadamente 2,4 milhões de pessoas a menos estão entrando a cada ano. Abordar a escassez de habilidades e automatizar processos estão entre os principais motivos pelos quais quase uma em cada quatro organizações no mundo está adotando IA.

Segundo o  Global AI Adoption Index 2022, a adoção de IA na América Latina também aumentou. Algumas maneiras pelas quais a IA está ajudando incluem aprendizado assistido ou automatização de tarefas que permitem que trabalhadores qualificados sejam mais produtivos. Hoje, 37% dos profissionais de TI na região dizem que os funcionários de suas organizações estão felizes em trabalhar com IA e 31% dizem que já estão economizando tempo com novos softwares e ferramentas de IA e automação.

Maturidade para transformação já atinge operações de TI e os principais processos de negócios

Duas das áreas mais importantes nas operações de tecnologia das empresas são prevenção e resolução de problemas, devido ao enorme impacto que elas têm nos custos, produtividade e reputação da marca. A rápida expansão digital das empresas levou os líderes de tecnologia a adotar ferramentas AIOps (“AI for IT Operations”, ou seja, inteligência artificial para operações de TI) para aumentar a produtividade de fluxos de trabalho e garantir que o desempenho dos aplicativos e do sistema de TI sejam proativos, confiáveis e contínuos.

Além de aplicar automação inteligente para ajudar a melhorar as operações de TI, também é possível automatizar os processos de negócios em quase todas as áreas de uma organização. Alguns exemplos incluem enviar e-mails de marketing para uma lista de distribuição de clientes, gerenciar pagamentos e benefícios em RH ou automatizar tarefas repetitivas como qualificação de leads, automação de faturas de vendas ou contabilidade, entre outros.

À medida que as empresas continuam a se digitalizar e se modernizar, o CAO pode ajudar a orientar como são usadas as tecnologias de automação inteligentes para atualizar os sistemas de TI e otimizar os processos de negócios, fazendo com que os funcionários possam se concentrar em projetos de impacto. E sua experiência é chave, não apenas usando IA para impulsionar a automação em muitos setores ou casos de uso e abordar a crescente lacuna de habilidades, mas também trabalhando em conjunto com outros executivos C-level, como CIO, CDO, CAIO e COO, para transformar as principais
funções de negócios que impactam nos resultados.

Por Tonny Martins, presidente e líder de Technology da IBM América Latina

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