“Estou animada para continuar me desafiando a aprender”, diz CMO da Nestlé

Apresentado por
27 de junho de 2023
Forbes

Iona Kochen, CMO da Nestlé, está na companhia desde os anos 1990

Na Nestlé Brasil desde 1990, Ionah Kochen, a atual VP de Marketing e Comunicação da companhia, praticamente acompanhou a história recente não só da evolução da empresa no país, mas, principalmente, das transformações vividas pelo marketing. À época que ingressou, foi para trabalhar com a marca Maggi.

Antes de chegar ao cargo de VP, ela era head da divisão de nutrição infantil da Nestlé desde 2018. E antes disso, em 2015, foi responsável por desenvolver a unidade de negócios de consumer care da Nestlé Health Science no Brasil e na América Latina.

Leia também: 

Kochen faz parte da lista Forbes Melhores CMOs do Brasil, destacando 10 talentos que conseguiram traduzir o espírito do nosso tempo à frente de posicionamentos e ações de marketing vitoriosas. São executivos que ajudam a valorizar ainda mais as poderosas marcas que representam. Entre elas estão Mondelēz, Pespico, Notco, Nestlé, Smiles, Boticário, GM, Mastercard, Reckitt e Vivo.

No seu escopo atual, Ionah tem como missão reforçar posicionamento de marcas, produtos e serviços, além de conectar várias outras áreas em ascensão da empresa, bem como conectá-las com o processo de transformação digital.

“Ser CMO nos dias de hoje é cada vez mais desafiador, já que as estratégias de marketing integrado precisam ser adaptadas constantemente para acompanhar a rápida evolução do mundo digital. Um dos principais desafios é garantir a sinergia entre as diferentes frentes do marketing, que possuem especialidades e habilidades cada vez mais plurais e diversas”, explica a executiva.

No fim do ano passado, a Nestlé integrou a área de Mídia com as de Branding, Content Studio e Design, criando uma estrutura mais colaborativa e multidisciplinar. “Essa nova abordagem foi fundamental para disseminar o conceito de Growth Marketing, que beneficia a presença das marcas”, pontua.

“Outra conquista importante tem sido liderar uma equipe diversa e inclusiva, que reflita a sociedade em que vivemos e que possa nos ajudar a entender melhor nossos clientes e criar experiências significativas para eles. Estou animada para continuar me desafiando a aprender e crescer, liderando nossa comunidade de marketing e inspirando outras mulheres em sua ascensão profissional para contribuir com a tão ansiada equidade de gênero e diversidade nas lideranças.”

Os 27 anos na empresa e a passagem por diversas posições, em diferentes unidades, contribuiu de forma relevante para a formação da executiva como líder. “Essas conquistas foram fundamentais para o meu crescimento profissional e para a minha compreensão sobre a importância de se ter uma visão estratégica, habilidades analíticas e criativas, além de liderança e habilidades de comunicação”, diz ela.

“Tenho trabalhado para reforçar o posicionamento de marcas, produtos e serviços da Nestlé no mundo digital. Isso envolve desenvolver uma estratégia de marketing integrado que conecte as marcas com as comunidades e clientes, além de fortalecer nossa presença em nossos canais proprietários, como Receitas Nestlé e outros canais digitais, como redes sociais e plataformas de comércio eletrônico”, completa.

  • A lista Forbes Melhores CMOs do Brasil 2023 foi publicada na edição 106 da Revista Forbes, que pode ser acessada por aplicativo ou na versão impressa.