A NBA House, espaço de entretenimento voltado para os fãs de basquete – que já totalizam mais de 53 milhões de pessoas no Brasil -, está de volta para celebrar as finais do campeonato de 2024. Agora localizada no Parque Villa Lobos, em um espaço de 5 mil metros quadrados, a casa da NBA espera receber mais de 45 mil visitantes entre os dias 6 e 23 de junho, superando o público presente na edição anterior.
De acordo com Rodrigo Vicentini, head da NBA no Brasil, o evento, que acontece pelo sexto ano seguido, é a maior ativação da liga em todo o mundo e corresponde ao aumento de fãs do esporte no país. “Apesar de sabermos que o futebol é a paixão e religião nacional, é incrível ver que existem mais de 50 milhões de brasileiros torcendo, engajando e consumindo a nossa marca por aqui”, afirma.
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Em sua visão, é possível dar vida a experiências como essa devido a forma que o brasileiro consome o esporte. “Além de torcer e acompanhar os seus ídolos dentro de quadra, os fãs também consomem o ‘estilo NBA’ fora delas, comprando itens e utilizando marcas relacionadas ao esporte”, conta Vicentini. Essa tendência fez com que a marca atingisse 31 unidades da NBA Store abertas no país, aumentando a cada ano o investimento feito pela liga em território nacional.
Além dos resultados na própria marca NBA, os parceiros também se beneficiam desse lifestyle. Para esta edição, a NBA House conta com Budweiser, Sadia, Popeyes, Ruffles, Gatorade, Hellmann’s, Sustagen Kids e XP como patrocinadores, cada um com sua própria ativação dentro do espaço.
Na visão de Luciana Bülau, gerente executiva de marketing da Sadia, o espaço é uma oportunidade de gerar experiências com a marca e também de trazer ao público a experimentação dos produtos Sadia, que serão oferecidos em food trucks por lá.
“A Sadia é o ‘rango’ oficial da NBA há quatro edições. Nesse período, nós apostamos em embalagens personalizadas com os times mais queridos dos fãs, além de focar em alimentos que podem ser consumidos com a mão, prática que se conecta com o esporte”, conta Bülau sobre as estratégias de marketing da companhia.
De forma mais orgânica, a Sadia também está buscando se conectar com o público através do desafio de 40 mil pontos, recorde atingido pelo astro Lebron James. Até o fim do evento, a marca contará as cestas feitas dentro da NBA House, na tentativa de atingir esse marco. “Nós fizemos as contas e dá para chegar lá”, afirma a executiva.
Segundo Bülau, as ativações feitas dentro do evento também repercutem fora de lá, aumentando o número de vendas dos produtos ofertados.
A Hellmann’s, que é parceria da NBA dentro e fora da NBA House, usa a ocasião para trazer diversas ativações aos fãs de basquete, que vão desde jogos até provas dos molhos da marca.
“A NBA House é sempre super aguardada não só pelos fãs do basquete, como também dos nossos produtos. E as conversas geradas por esse importante evento estão muito em linha com nosso foco, desde o início da temporada, de colocar os fãs no centro de nossas ações”, afirma Carolina Riotto, Diretora de Marketing da Categoria de Alimentos da Unilever. “Queremos aproveitar esta edição para reforçar esse relacionamento com a comunidade do basquete, promovendo experiências que também conversam com o propósito de Hellmann’s, como o combate ao desperdício de alimentos.”
Atrações
Em relação às atrações presentes nesta edição, Vicentini afirma que tudo é pensado para trazer as melhores experiências para os fãs de forma globalizada, ou seja, o que acontece nos Estados Unidos ou em qualquer outro país também é visto por aqui. “Todos os fãs vão ter uma experiência genuína NBA, essa é a nossa meta”, diz.
Desta forma, existem dois formatos de vivências presentes na NBA House, que são Game Night e Fan Day. Na primeira modalidade, os ingressos começam em R$ 180,00 e dão direito a mais de 20 atrações durante as partidas de Boston Celtics e Dallas Mavericks. No Fan Day, os ingressos partem de R$ 44,00 e dão acesso ao espaço durante o fim de semana, contando com todas as ativações dos dias de jogos, além de painéis sobre o esporte e outras atrações.