A Ford e o Google assinaram um acordo de seis anos para levar a era digital aos futuros Mustangs, F-150s e Lincolns. A parceria também reabastece o modelo de negócios da Ford, enquanto o mercado de software segue tomando conta do mundo, impulsionando ações de empresas de tecnologia, como a Alphabet, controladora do Google.
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A fase de integração começou a valer há dois anos. Apple, Carplay e Android Auto passaram a aparecer como complementos para marcas como Chevrolet, Kia e várias outras. Foi um passo na direção certa, mas a integração com plataformas de software de alta tecnologia não resolveu os problemas mais importante. Os veículos não estavam realmente conectados a redes maiores, o que tornou difícil fortalecer o negócio como um todo.
O acordo com a Alphabet demonstra que a Ford nunca teve um plano para competir com os veículos da Tesla, Nio ou outras montadoras com visão de futuro.
A chave é a conectividade e a análise de dados que isso traz.
A gigante dos softwares baseada em Mountain View (Califórnia) levará o Google Maps, Assistant e sistemas do Android para os veículos da Ford a partir de 2023. A empresa também ajudará a desenvolver a infraestrutura de conectividade para atualizações de software e manutenção preditiva de serviço. Esses recursos de valor agregado são comuns na Tesla. O Google também ajudará a Ford a otimizar sua cadeia de suprimentos e produção usando inteligência artificial.
Esta é uma história de transformação digital, que também mostra as vantagens do Google. O Google Cloud conseguiu conquistar um excelente cliente devido sua habilidade em inteligência artificial e presença no Android, com seu sistema operacional móvel.
A diferença com o Google é que, embora os negócios complementares sejam essenciais para o crescimento da Alphabet, eles são frequentemente esquecidos. A maioria dos investidores ainda avalia a empresa com base em seus ativos de publicidade. Pesquisa, Maps, Gmail e YouTube são excelentes negócios baseados em anúncios, mas essas marcas não são o futuro da Alphabet. A grande oportunidade de investimento é o potencial de negócios ocultos, como o Google Cloud.
Estima-se que o mercado global de serviços de computação em nuvem tenha atingido a marca de US$ 236 bilhões em 2020, segundo a Gartner, uma empresa de pesquisa de TI. Analistas prevêem que o mercado total relativo a esse setor chegará a US$ 355 bilhões em 2022.
O Google Cloud não precisa dominar o mercado de infraestrutura em nuvem. A empresa precisa apenas aumentar modestamente sua participação em um mercado de rápida expansão.
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O momento em que a parceria foi firmada com a Ford sugere que as expectativas podem ser ainda maiores.
Investidores devem comprar ações da Alphabet a qualquer sinal de que seu valor foi reduzido. Com base na dinâmica dos negócios, as ações poderiam ser negociadas a pelo menos US$ 2.220 em 12 meses, um aumento de 15% em comparação ao preço atual de US$ 1.931.
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