CVM deve abrir investigação sobre anúncio de troca no comando da Petrobras

22 de fevereiro de 2021
REUTERS/PauloWhitaker

Decisão da autarquia surge em momento de volatilidade das ações da petroleira, que é palco de um conflito político

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deve abrir hoje (22) uma investigação sobre o anúncio na troca do comando da Petrobras feita na última sexta-feira (19) pelo presidente Jair Bolsonaro, disse à Reuters uma fonte a par do assunto. “A área técnica deve abrir um processo administrativo”, disse a fonte sob condição de anonimato.

A autarquia, contudo, informou que não comenta casos específicos. “A CVM acompanha e analisa informações e movimentações envolvendo companhias abertas, tomando as medidas cabíveis, sempre que necessário”, afirmou.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

Em uma postagem nas redes sociais na sexta-feira à noite, Bolsonaro anunciou que o governo decidiu indicar o general Joaquim Silva e Luna para assumir os cargos de conselheiro e presidente da Petrobras após o encerramento do ciclo do atual presidente da companhia, Roberto Castello Branco.

A companhia informou em nota que recebeu ofício do Ministério de Minas e Energia pedindo convocação de assembleia-geral extraordinária para votar a proposta de substituir Castello Branco por Silva e Luna como conselheiro e presidente-executivo.

Um dia antes, durante sua transmissão semanal ao vivo pelo Facebook, após a companhia ter anunciado um reajuste da companhia nos valores dos combustíveis, Bolsonaro reclamou.

Além disso, prometeu mudanças na estatal, e reagiu a comentários feitos em janeiro por Castello Branco sobre a questão dos caminhoneiros, que têm ameaçado com greves devido aos valores do diesel, ao alegar que não era um problema da companhia. Como desdobramento, as ações da petroleira de controle estatal tiveram forte volatilidade na sexta-feira. (com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.