Amazônia deve ser pensada como oportunidade de investimento e não uma abstração, diz Guedes

18 de março de 2021
Reprodução/Reuters

Paulo Guedes disse que tanto o BID como outros países da região amazônica já acolheram a proposta brasileira de criação de um fundo de doações para a região

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu hoje (18) que a Amazônia precisa ser pensada como um “espaço real” e não uma “abstração”. Além disso, o economista defendeu que o desenvolvimento sustentável na região deve fazer parte de um esforço mais amplo de aumento de produtividade e modernização do Estado.

Em participação gravada para seminário virtual do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Guedes disse que o banco e outros países da região amazônica já acolheram a proposta brasileira para a criação de um fundo que captará doações para a região, inclusive do setor privado.

LEIA MAIS: BNP não financiará mais empresas que exploram terras desmatadas da Amazônia

“É preciso pensar na Amazônia como um espaço real, com oportunidades de investimento, com desafios, e não como abstração”, disse o ministro, acrescentando que milhões de pessoas vivem e tiram seu sustento na região. Ele ressaltou também que o governo  reconhece que a floresta é um patrimônio que precisa ser preservado, “produzindo bens e serviços ambientais que beneficiem a população local, o Brasil e o mundo”. “A exploração insustentável da floresta é um sintoma de sistema econômico de baixa produtividade, à margem da lei e com perspectivas limitadas a curto prazo”, disse Guedes.

O ministro elencou outras medidas tomadas pelo governo para a região, como a inclusão na carteira do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) de seis projetos de proteção florestal e da concessão de dois parques nacionais da Amazônia. A própria aprovação do marco do saneamento beneficiará particularmente a região, que tem grande carência de infraestrutura, destacou Guedes.

“O desenvolvimento sustentável da Amazônia deve ser parte de um esforço mais amplo de aumento de produtividade, melhoria de infraestrutura e do ambiente de negócios, de desburocratização, transformação e modernização do Estado brasileiro”, disse o ministro. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.