No entanto, aqueles que estão pessimistas em relação ao setor questionam se o meio de transmissão ao vivo pode manter a popularidade entre os consumidores. Ele experimentou um crescimento explosivo desde o final de 2019 e ao longo de 2020, mas quanto tempo isso pode durar? Quando os consumidores passarão para a próxima moda?
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Mais importante do que isso, a indústria está evoluindo com o aumento da gamificação e da experiência ao vivo. As plataformas estão usando as melhores práticas de aplicativos de jogos, mídia social e entretenimento e aplicando-as ao streaming ao vivo de e-commerce para aumentar a aderência do usuário, tornar a experiência de compra mais divertida e, claro, gerar mais vendas.
Aumentando a aderência do usuário
Aqui estão algumas das maneiras pelas quais as plataformas estão incentivando os usuários a assistir à transmissão ao vivo diariamente:
Na Taobao Live, os consumidores podem seguir a marca ou a conta dos streamers ao vivo para ganhar pontos que podem ser trocados por cupons ou ofertas especiais na Taobao e Tmall. Quanto mais o usuário assistir ao stream da marca, mais pontos ele ganhará.
Ganhar cupons por compartilhar a live ou por ingressar no programa de fidelidade
Os espectadores podem clicar em um botão para compartilhar a transmissão com seus amigos e ganhar cupons por isso. Eles ganham prêmios adicionais se seus amigos realmente assistem à transmissão e pelo tempo que assistem.
Sorteios/brindes
Uma prática muito comum na indústria de streaming ao vivo de e-commerce da China é oferecer brindes de produtos durante as transmissões para incentivar os espectadores a aparecer logo quando a transmissão começa e permanecer até o final.
Os brindes costumam ser feitos manualmente, o anfitrião conta regressivamente a partir de três, tira uma captura de tela da transmissão ao vivo e o nome do usuário que estiver no topo da seção de comentários vence e o espectador entra em contato com o atendimento ao cliente para reivindicar o prêmio.
Impulsionando as vendas
Aqui estão alguns dos recursos usados para evitar que as marcas percam uma venda:
Conectar-se com um vendedor local para continuar a conversa
No entanto, às vezes os consumidores querem uma resposta mais personalizada ou uma recomendação de produto com base em suas necessidades específicas. Para resolver esse problema, as marcas começam a incluir, no WeChat das transmissões, um botão no qual os consumidores podem clicar para se conectar a um vendedor local. Portanto, não é apenas um representante do atendimento ao cliente, mas um representante de vendas real em uma loja offline perto do usuário.
Isso é muito comum na indústria da beleza, já que os consumidores desejam encontrar um produto que se ajuste ao seu tom de pele e podem visitar uma loja local para testar o produto antes da compra.
Teste de produto de realidade aumentada
Notificações para produtos específicos
As transmissões ao vivo podem durar horas e apresentar uma grande variedade de produtos. E se o consumidor estiver interessado apenas no segmento de um produto específico? Agora eles podem fazer isso. Na Taobao Live, os consumidores podem clicar em um botão para ver uma lista de todos os itens apresentados na transmissão daquele dia e definir notificações para os produtos de seu interesse. Quando este item estiver prestes a ser apresentado na live, os usuários receberão uma notificação onde podem clicar, e serão levados diretamente para o stream.
Voltando para segmentos de produtos específicos
Conclusão
O ritmo das mudanças na China é impressionante, e as mídias sociais e as plataformas de comércio devem estar em constante repetição para reter a atenção do consumidor e não se tornarem uma coisa do passado. Isso certamente é verdade para a transmissão ao vivo de comércio eletrônico.
Para fazer com que os consumidores continuem voltando, as plataformas estão, cada vez mais, procurando inspiração fora de seu setor, incorporando recursos que tornam a experiência de compra mais divertida, envolvente e conveniente.
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