Gamificação, Realidade Aumentada e brindes: como a China está melhorando a experiência do live e-commerce

25 de março de 2021
VCG/GettyImages

Varejo aposta em práticas voltadas à experiência do usuário para aumentar aderência, tornar compras mais divertidas e gerar mais vendas

A transmissão ao vivo do comércio eletrônico na China é uma indústria gigantesca. A Coresight estima que o GMV (Volume Bruto de Mercadorias, da sigla em inglês) do live e-commerce na China alcance US$ 305 bilhões este ano, enquanto a empresa de pesquisa iResearch prevê que este tipo de transação será responsável por 15% do total de vendas totais do e-commerce, ante cerca de 10% em 2020.

No entanto, aqueles que estão pessimistas em relação ao setor questionam se o meio de transmissão ao vivo pode manter a popularidade entre os consumidores. Ele experimentou um crescimento explosivo desde o final de 2019 e ao longo de 2020, mas quanto tempo isso pode durar? Quando os consumidores passarão para a próxima moda?

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Embora essas preocupações sejam legítimas, eu não acredito que a transmissão ao vivo vá sair de moda tão cedo. No futuro, ela pode não ser tão hype, mas ela já entrou no mainstream e se tornou um marco na estratégia de muitas marcas multinacionais chinesas.

Mais importante do que isso, a indústria está evoluindo com o aumento da gamificação e da experiência ao vivo. As plataformas estão usando as melhores práticas de aplicativos de jogos, mídia social e entretenimento e aplicando-as ao streaming ao vivo de e-commerce para aumentar a aderência do usuário, tornar a experiência de compra mais divertida e, claro, gerar mais vendas.

Aumentando a aderência do usuário

Aqui estão algumas das maneiras pelas quais as plataformas estão incentivando os usuários a assistir à transmissão ao vivo diariamente:

Recompensar os usuários por seguirem a marca e assistirem sua transmissão com frequência

Na Taobao Live, os consumidores podem seguir a marca ou a conta dos streamers ao vivo para ganhar pontos que podem ser trocados por cupons ou ofertas especiais na Taobao e Tmall. Quanto mais o usuário assistir ao stream da marca, mais pontos ele ganhará.

Ganhar cupons por compartilhar a live ou por ingressar no programa de fidelidade

Os espectadores podem clicar em um botão para compartilhar a transmissão com seus amigos e ganhar cupons por isso. Eles ganham prêmios adicionais se seus amigos realmente assistem à transmissão e pelo tempo que assistem.

As marcas na Taobao Live também podem criar ofertas, por meio das quais um consumidor pode receber um cupom caso entre no programa de fidelidade enquanto assiste à live. Como as informações do consumidor já estão salvas na sua conta Tmall, ele pode facilmente se tornar um membro do programa de fidelidade e conseguir o cupom em alguns cliques, sem a necessidade de formulários.

Sorteios/brindes

Uma prática muito comum na indústria de streaming ao vivo de e-commerce da China é oferecer brindes de produtos durante as transmissões para incentivar os espectadores a aparecer logo quando a transmissão começa e permanecer até o final.

Os brindes costumam ser feitos manualmente, o anfitrião conta regressivamente a partir de três, tira uma captura de tela da transmissão ao vivo e o nome do usuário que estiver no topo da seção de comentários vence e o espectador entra em contato com o atendimento ao cliente para reivindicar o prêmio.

Atualmente, as plataformas estão automatizando o processo com recursos de distribuição integrados. Os espectadores simplesmente clicam em um ícone na tela para participar do concurso. Mas há um problema: muitos desses recursos exigem que os usuários sigam a conta da marca ou compartilhem a transmissão para participar.

Impulsionando as vendas

Aqui estão alguns dos recursos usados para evitar que as marcas percam uma venda:

Conectar-se com um vendedor local para continuar a conversa

Um dos principais benefícios do comércio ao vivo é que ele tem o potencial de ser muito interativo. Na China, os vendedores e os streamers prestam muita atenção às perguntas que os espectadores fazem e, muitas vezes, os respondem diretamente durante a transmissão.

No entanto, às vezes os consumidores querem uma resposta mais personalizada ou uma recomendação de produto com base em suas necessidades específicas. Para resolver esse problema, as marcas começam a incluir, no WeChat das transmissões, um botão no qual os consumidores podem clicar para se conectar a um vendedor local. Portanto, não é apenas um representante do atendimento ao cliente, mas um representante de vendas real em uma loja offline perto do usuário.

Isso é muito comum na indústria da beleza, já que os consumidores desejam encontrar um produto que se ajuste ao seu tom de pele e podem visitar uma loja local para testar o produto antes da compra.

Teste de produto de realidade aumentada

Outra forma de aproximar a experiência de compra ao vivo à compra offline é integrando os recursos RA. Por exemplo, os espectadores que estiverem assistindo à uma transmissão ao vivo de uma marca de beleza no WeChat podem clicar em um ícone para entrar em um mini programa de espelhos de beleza, no qual podem experimentar virtualmente os SKUs (Stock Keeping Unit, ou Unidade de Manutenção de Estoque, em tradução livre, – código identificador único de um produto) dos exatos produtos oferecidos na live.

Notificações para produtos específicos

As transmissões ao vivo podem durar horas e apresentar uma grande variedade de produtos. E se o consumidor estiver interessado apenas no segmento de um produto específico? Agora eles podem fazer isso. Na Taobao Live, os consumidores podem clicar em um botão para ver uma lista de todos os itens apresentados na transmissão daquele dia e definir notificações para os produtos de seu interesse. Quando este item estiver prestes a ser apresentado na live, os usuários receberão uma notificação onde podem clicar, e serão levados diretamente para o stream.

Voltando para segmentos de produtos específicos

Em relação à situação acima, se um consumidor entrar na transmissão ao vivo tarde demais e perder um segmento de um produto que está interessado? Os consumidores, agora, podem clicar em um botão próximo à lista de produtos e ver a reprodução do segmento específico da live que apresenta esse produto.

Conclusão

O ritmo das mudanças na China é impressionante, e as mídias sociais e as plataformas de comércio devem estar em constante repetição para reter a atenção do consumidor e não se tornarem uma coisa do passado. Isso certamente é verdade para a transmissão ao vivo de comércio eletrônico.

Para fazer com que os consumidores continuem voltando, as plataformas estão, cada vez mais, procurando inspiração fora de seu setor, incorporando recursos que tornam a experiência de compra mais divertida, envolvente e conveniente.

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