Vale informa reeleição de CEO e convoca assembleia para escolha de conselheiros

16 de março de 2021
Ricardo Moraes/Reuters

Assembleia irá deliberar sobre a formação do conselho de administração da companhia

A mineradora Vale informou que o conselho de administração da companhia aprovou a reeleição do diretor-presidente Eduardo de Salles Bartolomeo e dos demais membros da diretoria-executiva, que terão mandatos de três anos.

Em paralelo, a empresa informou que seu diretor jurídico, Alexandre D´Ambrosio, passará à posição de diretor executivo jurídico, enquanto a diretora de pessoas Marina Barrenne Quental também passará a ser diretora executiva. A Vale ainda elegeu Maria Luiza de Oliveira Pinto e Paiva como diretora executiva de sustentabilidade.

VEJA TAMBÉM: Acionistas da Vale aprovam mínimo de 7 conselheiros independentes

A Vale disse que o mandato da diretoria executiva foi alterado para três anos após mudanças estatutárias aprovadas em assembleia na última sexta-feira (12), “visando conferir maior estabilidade à administração”, segundo comunicado na manhã desta terça-feira.

A mineradora também informou a convocação de uma assembleia-geral ordinária e extraordinária de acionistas para o próximo mês que irá deliberar sobre a formação do conselho de administração da companhia e outros assuntos.

Deverão ser aprovados na assembleia tanto os conselheiros quanto aqueles que assumirão o papel de presidente e vice-presidente do colegiado, segundo convocação divulgada pela Vale na noite de segunda-feira.

A assembleia está agendada para 30 de abril, segundo o comunicado.

A Vale informou na última quarta-feira (10) uma lista de indicados para o conselho para o mandato de 2021 a 2023.

Os indicados como membros independentes são: Clinton James Dines, Elaine Dorward-King, José Luciano Duarte Penido, Maria Fernanda dos Santos Teixeira, Murilo César Lemos dos Santos Passos, Manuel Lino Silva de Sousa Oliveira (Ollie Oliveira), Roger Allan Downey e Sandra Maria Guerra de Azevedo.

LEIA TAMBÉM: Vale deve ganhar com ciclo de commodities, diz BTG ao elevar preço-alvo de ações

Como membros não independentes, os candidatos são Eduardo de Oliveira Rodrigues Filho, Fernando Jorge Buso Gomes, José Mauricio Pereira Coelho e Ken Yasuhara.

Mas a Vale divulgou na noite de ontem (15) que um grupo de acionistas que inclui a Geração Futuro e outros resolveu indicar outros candidatos à eleição do conselho.

Eles apresentaram os nomes do atual presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco– que está de saída do cargo e é ex-executivo da Vale– além de Marcelo Gasparino, Mauro Gentile Cunha e Rachel de Oliveira Maia. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.