Conheça a família bilionária que está construindo os telhados dos EUA e enfrentando Elon Musk

21 de abril de 2021
Reprodução/Forbes

David Millstone e David Winter são coCEOs da Standard Industries, nova concorrente da Tesla

David Millstone e David Winter, coCEOs da Standard Industries, estão trabalhando em um projeto ultrassecreto para um novo telhado solar que esperam lançar ainda este ano – um novo concorrente direto da Tesla, para o qual existe um lista de espera de vários anos. Por mais de um ano, os pesquisadores do centro de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da empresa de energia solar em San Jose, Califórnia, trabalharam no projeto. A vantagem é que a companhia com sede em Nova York é controladora do maior fabricante de telhados do país e já vendeu mais de 2.000 telhados solares com uma versão anterior chamada Decotech. “Colocamos mais telhados solares do que Elon Musk”, diz Winter, atacando uma das pessoas mais ricas do mundo. Na próxima década, eles esperam instalar milhões desses novos telhados com a ajuda de um preço projetado para o grande público e um exército de instaladores certificados. “Se você conseguir decifrar um sistema solar de telhado que seja funcional, acessível e estético, pensamos que isso mudará a vida da Europa, dos Estados Unidos e do mundo todo”, diz Winter. “Se alguém pudesse decifrá-lo, seríamos nós.”

Não subestime “os dois Davids”, como Millstone e Winter, ambos com 44 anos, às vezes são chamados. Por meio de seu conglomerado familiar, que tem receita de US$ 6,4 bilhões e Ebitda de cerca de US$ 1,4 bilhão, eles têm a missão de usar a tecnologia para mudar a maneira como as pessoas pensam sobre a simples noção de ter um teto sobre a cabeça. Eles esperam gastar US$ 1 bilhão nos próximos anos para chegar lá.

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A Solar é sua maior e mais ousada aposta, mas dificilmente a única. No ano passado, eles reformaram dez fábricas em sete meses – uma velocidade inédita para uma operação industrial – para lançar uma nova versão de suas telhas de asfalto, um carro-chefe, que podem suportar ventos com força de furacão. Este ano, eles estão trabalhando em um protótipo para um novo conceito de telhado 5G que permitirá que as telecomunicações incorporem a tecnologia de forma mais perfeita em seus telhados residenciais. Eles lançaram novas ferramentas digitais como modelagem 3D e medição aérea para facilitar o trabalho de seus 12.000 empreiteiros de telhados certificados, especialmente durante a pandemia. Além de telhados, eles têm um braço de investimento enorme relacionado, 40 North, que tem cerca de US$ 5 bilhões em ativos e está apostando fortemente na inovação industrial. 

“Estamos no início da era de ouro com a adoção da tecnologia industrial, como a Internet em 1990, quando tínhamos décadas de crescimento pela frente”, diz Millstone.

Datado de 1983, quando o invasor corporativo Sam Heyman, ex-membro da Forbes 400 e sogro de Millstone e Winter, ganhou uma batalha por procuração para a empresa de telhados e produtos químicos GAF, o Standard hoje é uma potência industrial, classificou-se em 69º lugar na lista da Forbes das maiores empresas privadas dos EUA. Os negócios interligados sob o guarda-chuva da Standard Industries e as operações de investimento relacionadas continuam sendo propriedade das famílias Millstone-Winter-Heyman; a família vale bem mais de US$ 10 bilhões, de acordo com estimativas da Forbes.

Millstone e Winter, que dirigem a Standard juntos desde 2005 e raramente falaram com a imprensa durante esses anos, preferem comentar sobre sua visão de telhados e sobre serem industriais modernos do que de sua riqueza.

Reprodução/Forbes

A companhia já vendeu mais de 2.000 telhados solares nos EUA

Com os telhados do GAF em cerca de uma em cada quatro casas norte-americanas, eles têm o potencial de sacudir sua indústria sóbria usando de tudo, desde novos materiais a sensores e inteligência artificial. “À medida que começamos a reimaginar o que é um telhado, seja um telhado verde ou solar ou um imóvel para 5G, temos a capacidade de reinventar a maneira como as pessoas vivem”, diz Winter.

A história da Standard remonta ao apogeu dos ataques corporativos na década de 1980, quando Sam Heyman fez fortuna investindo em empresas desvalorizadas usando dívidas lastreadas em Drexel. Ele é mais conhecido por sua batalha bem-sucedida pelo GAF e a indústria química que derivou dela, a International Specialty Products. Embora tivesse quatro filhos, nenhum entrou no negócio. Então, depois que Millstone e Winter se casaram na família – Millstone com Jennifer, Winter com Elizabeth – Heyman os trouxe.

David Millstone cresceu em Bethesda, Maryland, com pais que trabalharam para o governo federal. Ele estudou matemática e filosofia durante a faculdade e queria ser professor de filosofia. Ele remava em equipe em Yale (quando conheceu Jen Heyman durante seu segundo ano por meio de seu parceiro de remo, que era o namorado dela na quinta série) e ainda adora esportes de resistência, incluindo maratonas, triatlos e alpinismo de esqui.

Em 1999, ele cocriou uma empresa de Internet que enviaria perfis online de estudantes universitários aos empregadores. “Se tivéssemos pensado nisso, teríamos o LinkedIn antes do LinkedIn”, diz ele. Em vez disso, eles se atrapalharam. “Fracassamos de todas as maneiras que uma empresa pode, exceto ir para a cadeia”, diz ele.

Depois disso, ele acompanhou Jen Heyman até Nova York, conseguindo um emprego como analista na Bear Stearns. “Sou um pouco claustrofóbico e com medo de elevadores, e lembro-me de ir para o escritório às três da manhã e esperar que o elevador quebrasse para que eu pudesse dormir nele”, lembra ele.

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Ele logo saiu e foi para a faculdade de direito em Harvard. Após a formatura, ele estava prestes a ingressar na Apollo, uma firma de private equity, quando Sam Heyman o convidou para entrar no negócio. “Eu perguntei a todos que eu respeitava, a todos esses mentores que tive, se eu deveria fazer isso, e para uma pessoa que disse: ‘Não, é uma ideia terrível’, mas eu fiz mesmo assim”, disse ele. “Em retrospectiva, graças a Deus eu vim naquela hora.”

David Winter, por sua vez, cresceu no subúrbio de Rye, em Nova York, o filho mais velho da quarta geração de uma família de incorporadores imobiliários. Seu bisavô, um imigrante da Polônia, começou como pintor de cortiços e acabou se tornando um grande construtor no centro de Manhattan. Depois da faculdade na Universidade da Pensilvânia, onde se formou duas vezes em ciência política e economia, Winter foi trabalhar no grupo imobiliário do Morgan Stanley, sabendo que logo se juntaria aos negócios de sua família. Depois de se casar com Liz Heyman, que conheceu por meio de amigos da família, Sam Heyman perguntou-lhe como eles poderiam trabalhar juntos. Ele começou a fazer arbitragem de risco para Heyman enquanto continuava a trabalhar na imobiliária de sua própria família ao lado de seu pai, Benjamin, de quem é muito próximo. “Eu efetivamente exerci dupla função”, diz ele. (Os negócios relacionados à Standard agora incluem braço de investimento imobiliário, Winter Properties, derivado da operação familiar de Winter.)

Em 2009, quando Millstone e Winter tinham 32 anos, Heyman morreu inesperadamente após complicações de uma cirurgia de coração aberto aos 70 anos. A empresa estava lutando e eles entraram na brecha. A crise financeira global havia afetado o balanço patrimonial e o GAF estava lidando com uma longa falência relacionada ao amianto. A receita do grupo quando assumiu era de cerca de US$ 3 bilhões, mas o Ebitda era de apenas US$ 250 milhões. “David e eu não ficávamos imaginando muito o quanto queríamos crescer”, diz Winter. “As coisas que tínhamos que fazer eram bastante claras.”

Nos dois anos seguintes, eles lidaram com o contencioso, recapitalizaram o balanço patrimonial e venderam a empresa química para a Ashland por US$ 3,2 bilhões. Por fim, eles reconfiguraram a operação em sua forma atual, adotando o nome insípido da Standard Industries como uma referência à história mais antiga da empresa como Standard Paint Co., há mais de um século. Esse nome, bem como a sopa de letras de nomes de empresas como GAF, BMI e SGI, pode ter ajudado a mantê-lo sob o radar. Até mesmo alguns construtores, inicialmente retirados das fabricantes de telhados como a GAF e seu principal concorrente, a Owens Corning, prestam pouca atenção aos materiais que acabam em seus edifícios. “Não é uma marca como uma máquina de lavar louça; materiais de cobertura são materiais de cobertura ”, diz Jeff Greene, construtor bilionário.

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Eles estão trabalhando em um conceito de telhado 5G que permitirá que as telecomunicações incorporem a tecnologia de forma mais eficiente

Embora Winter tenha se divorciado em 2012 (e desde então se casou novamente e se separou novamente), ele e Millstone continuam a dividir as operações na metade. Os arranjos de coCEOs têm uma história difícil, mas Millstone e Winter insistem que funciona para eles. “Em qualquer empresa familiar, você tem que colocar o negócio em primeiro lugar ou você vai olhar para cima em alguns anos e ele deixará de ser um negócio”, diz Winter. Executivos que trabalham para eles tendem a falar sobre David e David, em vez de um ou outro.

Em 2016, eles fizeram um grande estrondo, gastando US$ 2,3 bilhões nas aquisições das empresas europeias de coberturas Icopal e Braas Monier. Essas duas transações não apenas criaram a BMI, mas também foram os primeiros grandes movimentos da 40 North, empresa de investimento relacionada à Standard (embora os dois estejam tão interconectados que foram concluídos pela Standard).

Hoje, a 40 North tem como objetivo outro grande alvo: W.R. Grace, fabricante de especialidades químicas com receita de US$ 1,7 bilhão em 2020, ante quase US$ 2 bilhões no ano anterior. “A matemática, os números e a destruição de valor falam por si só”, disse Winter em dezembro. Sua oferta inicial em novembro de 2020 foi rejeitada. Em janeiro, aumentou a oferta para US$ 4,3 bilhões, ou US$ 65 por ação, uma proposta que a empresa de produtos químicos disse estar “disposta a discutir”. Em abril, voltou a aumentar seu lance, para US$ 70 por ação, enquanto os dois lados continuavam a conversar. Se Millstone e Winter ganhassem o negócio, de alguma forma isso fecharia o círculo antes de venderem a operação de especialidades químicas que Heyman adquiriu como parte do GAF.

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Nem todos os investimentos da 40 North se destinam a mudar os negócios operacionais da Standard. Sua maior posição, de longe, é a DuPont, onde construiu uma participação, recentemente avaliada em US$ 1,6 bilhão, principalmente no primeiro trimestre, quando suas ações foram atingidas pela disseminação do coronavírus. Mas seu braço de risco, 40 North Ventures, está apostando pesadamente em startups com seu portfólio de cerca de US$ 200 milhões. Ela investiu em 15 empresas, incluindo a gráfica 3D Carbon, a fabricante de ônibus elétricos Proterra e a Everactive, que fabrica sensores sem fio e sem bateria.

Em todo o cenário industrial, as novas tecnologias estão mudando os negócios da velha guarda. Dentro das fábricas, o software aprimorado de inteligência artificial está ajudando as fábricas a se tornarem mais produtivas, enquanto os sensores estão mudando os negócios tradicionais, de elevadores à construção. A ciência dos materiais abriu novas opções para produtos como telhados, que não mudaram muito nas últimas décadas. Millstone e Winter, que se formaram na bolha de tecnologia de 1999, trazem uma visão da geração X para uma indústria da velha escola. “Muitas das mudanças têm a ver com a geração em que nascemos”, diz Winter. “Era pessoal para nós.”

Um dos maiores negócios do futuro é a energia solar. O mercado residencial de energia solar nos Estados Unidos cresceu nos últimos dez anos de quase nada para um total de 19,1 gigawatts de capacidade solar, de acordo com dados da Solar Energy Industry Association. E seu futuro é brilhante, graças ao custo decrescente das células fotovoltaicas, um crédito fiscal para investimento em energia solar e um impulso do governo Biden.

Até agora, porém, os telhados solares integrados, ao contrário dos painéis solares montados em rack, são apenas uma partícula do total, pequenos demais para que a associação comercial o acompanhe. Tesla, com sua versão em azulejo preto elegante que Musk chamou de “um produto matador”, tem a maior buzz e a mais longa lista de espera. Mas o lançamento da Tesla foi lento e instável. Millstone e Winter esperam ganhar com telhados com preços para as massas e fácil instalação por seu exército de empreiteiros. Essa é uma grande aposta, e pode tornar mais difícil para o Standard continuar voando sob o radar daqui para frente. Segundo o investidor de energia John Tough, sócio-gerente da Energize Ventures: “Eu não apostaria contra a Standard, com certeza.”

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