Os planos anunciados para uma Superliga do futebol europeu foram recebidos com indignação, baseada na impressão de que os proprietários dos clubes estão simplesmente tentando enriquecer em vez de levar em consideração seus milhões de interessados – neste caso, jogadores e funcionários do clube, outros clubes de segunda linha e, o mais importante, os torcedores.
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A composição da nova Superliga incluiria os atuais campeões da Premier League inglesa, da La Liga espanhola e da Série A italiana – juntos, os 12 clubes somam dezenas de títulos em nível nacional e internacional. Eles são os ativos mais importantes do mercado de futebol. Mas assim que a Superliga foi anunciada, rapidamente começou a entrar em colapso sob a pressão dos torcedores, jogadores e treinadores furiosos.
Qualquer negócio – e certamente no esporte profissional também – deve atender às necessidades de seus diversos públicos. Para a maioria das empresas, isso inclui clientes, funcionários, fornecedores, acionistas e suas comunidades locais. Para um clube de futebol, torcedores, jogadores, treinadores, imprensa, seu órgão regulador doméstico, a FIFA e assim por diante. Cada grupo tem suas próprias necessidades e contribuições distintas para o clube. O que os donos dos possíveis times da Superliga não perceberam é que atender a essas necessidades é essencial para o sucesso do clube tanto quanto é para o desempenho em campo.
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Esta lição pode ser aplicada à maioria das empresas. Considerar cuidadosamente as expectativas invisíveis em torno das empresas, reconhecer a gama de partes necessárias para o sucesso, levar em consideração o impacto do negócio na comunidade e considerar as prioridades das partes interessadas, mesmo com algumas despesas de curto prazo, são os elementos críticos de uma construção de valor sustentável para todas as partes principais.
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A Superliga é um exemplo claro do que pode dar errado quando há uma ênfase exagerada nos direitos de propriedade sem um reconhecimento das responsabilidades mais amplas e dos custos para as partes interessadas. O encanto de um sucesso de curto prazo pode ter custos de longo prazo, tanto financeiros quanto de reputação.
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