No portfólio de Warren Buffett, chinesa BYD triplica vendas de veículos elétricos em junho

7 de julho de 2021
Qilai Shen/Bloomberg

A BYD é uma das pioneiras no mercado chinês, mas enfrenta uma competição cada vez mais intensa de novatos locais e players do exterior

As vendas de novos veículos elétricos pela chinesa BYD quase triplicaram em junho na comparação com o ano anterior, acompanhando a crescente demanda por veículos elétricos na China, o maior mercado automotivo e segunda maior economia do mundo.

A BYD, sediada em Shenzhen, vendeu 41.366 novos veículos elétricos no mês passado, em comparação com 14.165 um ano antes, disse a empresa em um comunicado na última segunda-feira (5). No primeiro semestre, foram comercializados 154.579 novos veículos elétricos, um aumento de 154% em relação ao ano anterior.

LEIA MAIS: Apple negocia fornecimento de bateria para carros elétricos

A empresa, que é uma das pioneiras na indústria chinesa de veículos elétricos, enfrenta uma competição cada vez mais intensa de novatos locais, como NIO e XPeng, bem como da Tesla, que também investe no mercado chinês. No início deste mês, a NIO informou que as entregas de junho dobraram em relação ao ano anterior, para mais de 8 mil veículos. A XPeng, cujas ações são negociadas nos EUA, estabeleceu na segunda-feira o preço de HK$ 165,00 (dólares de Hong Kong) por ação em uma listagem secundária em Hong Kong, que levantará US$ 1,8 bilhão.

A BYD, que tem entre os acionistas a Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, possui negócios mais diversificados do que seus rivais, incluindo a oferta de componentes para aparelhos, baterias recarregáveis ​​e energia fotovoltaica. Entre seus clientes estão marcas como Dell, Apple, Xiaomi e Huawei. As ações da empresa negociadas em Hong Kong triplicaram no último ano e fecharam em HK$ 232,20 no último domingo.

No início desta semana, o presidente da Wang Chuanfu tinha patrimônio estimado em US$ 20,6 bilhões no ranking em tempo real de bilionários da Forbes.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.