Ibovespa abre em leve alta puxado por aumento de preços de commodities

11 de outubro de 2021

O Ibovespa registrava leve alta de 0,04%, a 112.879 pontos, na abertura do pregão de hoje (11), que deve contar com baixa liquidez às vésperas do feriado de Nossa Senhora Aparecida. A inflação, que superou a marca de 10% no acumulado de 12 meses, segue preocupando investidores, assim como as questões do orçamento de 2022 ainda não solucionadas em Brasília.

O Boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira mostrou que a projeção para a alta do IPCA em 2021 subiu pela 27ª vez seguida e já alcança 8,59%, 0,08 ponto percentual a mais do que na semana anterior, marca bem acima do teto da meta. Para 2022, a estimativa também cresceu, em 0,03 ponto, a 4,17%, superando o centro da meta.

O mercado projeta nesta semana a Selic a 8,75% ao final do próximo ano, contra 8,50% na semana passada. Para este ano permanece a estimativa de juros a 8,25%.

Ganhos expressivos de ações ligadas a commodities metálicas davam sustentação ao Ibovespa, com Vale (VALE3), Usiminas (USIM5), CSN (CSNA3) e Gerdau (GGBR4) reagindo ao salto nos preços do minério de ferro na China.

Os papéis de Petrobras (PETR3 e PETR4) e de Petrorio (PRIO3) também tinham ganhos na esteira da alta da cotação do barril do petróleo no mercado internacional, enquanto Embraer crescia após anunciar que recebeu uma encomenda da NetJet para mais 110 aeronaves.

Por outro lado, a ampla maioria dos papéis ligados ao mercado doméstico, como varejistas, bancos e construtoras, tinha perdas, refletindo cautela com o cenário econômico brasileiro para os próximos meses.

Em Wall Street, os índices também apontavam para abertura em baixa nesta segunda-feira, primeiro dia da temporada de divulgação de resultados do terceiro trimestre pelas companhias norte-americanas. JP Morgan Chase, Goldman Sachs, Bank of America, Morgan Stanley, Wells Fargo e Citigroup divulgam seus resultados nesta semana. Os investidores buscarão indícios sobre o impacto da inflação, que tem sido mais resistente do que o esperado inicialmente pelo mercado, disrupções na cadeia de suprimentos, escassez de mão de obra e a alta dos preços de energia.

O dólar começou a semana com pouca alteração contra o real, recuando 0,26%, a R$ 5,5006 às 10h10 desta segunda-feira, enquanto os investidores ficavam de olho nos próximos passos da política monetária do Federal Reserve em meio a temores globais de inflação.

O Banco Central oferta neste pregão até 14 mil contratos de swap cambial tradicional com vencimento em junho e setembro de 2022. A autarquia também fará leilão de swap tradicional para rolagem de até 15 mil contratos com vencimento em junho e setembro de 2022. (Com Reuters)