Com a venda de 176 milhões de ações, a companhia tem pouco mais de 891 milhões de ativos em circulação. O valor é surpreendente para um negócio que quase não gerou receita, mas talvez não seja realmente inesperado dado o atual entusiasmo em torno das empresas de veículos elétricos. A Rivian chega a uma capitalização de mercado de quase US$ 115 bilhões.
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1. A Amazon investiu na empresa e fez 100 mil encomendas antecipadas
A Amazon participou das rodadas de financiamento das séries A, D, E e F da Rivian, investindo US$ 1,35 bilhão e também comprando US$ 490 milhões em dívidas conversíveis. Além disso, adquiriu 2,56 milhões de ações no IPO, gastando US$ 200 milhões. Após a abertura de capital, detém cerca de 1
Embora a Amazon sempre possa vender algumas ou todas as suas ações, é extremamente improvável que faça isso no curto prazo ou mesmo nos próximos cinco a seis anos, uma vez que comprou papéis no IPO e encomendou 100 mil veículos elétricos de entrega da Rivian (EDVs).
Supondo que cada veículo seja vendido por US$ 125 mil, a geração de receita seria de US$ 12,5 bilhões. No entanto, o acordo não restringe a Logistics de desenvolver veículos, colaborar com com terceiros ou comprar veículos similares de outros fabricantes. E também não determina uma quantidade mínima de pedidos ou requisitos mínimos de compra. Além disso, “previsões, planos de pedidos e pedidos de compra estão sujeitos a modificação ou cancelamento mediante notificação”, destaca o documento.
2. Foram feitas mais de 55 mil encomendas de outros modelos
Além das cem mil unidades pedidas pela Amazon, a Rivian divulgou que recebeu 55.400 encomendas de seus modelos R1T, uma picape totalmente elétrica, e R1S, um SUV de sete passageiros. A revista Car and Driver estima que o preço desses dois modelos varie entre US$ 70.000 e US$ 75.000. Esses pedidos antecipados devem gerar, desde que muitos não sejam cancelados, cerca de US $ 4 bilhões em receita.
A Ford pagou um total de US$ 820 milhões por ações nas ofertas de séries B e D da Rivian, e comprou US$ 415 milhões da oferta de dívida conversível da empresa. As ações agora valem mais de US$ 13 bilhões. A Ford possui cerca de 11,4% da empresa e 10,5% do poder de voto após o IPO.
Ter um volume tão grande deve tornar um desafio vendê-los a qualquer momento no futuro próximo sem prejudicar as ações. Rivian e Ford, porém, confirmaram recentemente que não fariam mais parcerias no desenvolvimento de veículos elétricos. Embora a Ford provavelmente não esteja procurando vender suas ações em um futuro próximo, isso pode criar um obstáculo, especialmente se preocupações começarem a surgir e a Ford quiser realizar sua posição.