Mercados futuros fazem "Rali do Papai Noel" na última semana do ano

28 de dezembro de 2021

Os futuros de ações dos EUA subiram hoje (28), um dia depois de um fechamento recorde para o S&P 500 em meio à menor liquidez nos últimos dias do ano. O índice abriu em uma máxima recorde, estendendo um rali de quatro dias.

Os contratos futuros vinculados ao S&P 500 subiram 0,3% depois que o índice do mercado amplo subiu 1,4% ontem. Entre os 11 principais setores do S&P 500, oito eram negociados em alta hoje, com o índice financeiro liderando os ganhos. Já os futuros do Nasdaq-100 subiram 0,5%, após a abertura hoje. E os futuros do Dow Jones Industrial Average subiram 0,2%.

A variante Omicron vem afetando os mercados em todo o mundo em função de novas restrições para tentar conter mais um surto de Covid-19, mesmo que especialistas apontem um menor risco de hospitalização e que a variante não será capaz de interromper o movimento de recuperação da economia. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA encurtou o tempo de isolamento recomendado para norte-americanos com casos assintomáticos de Covid-19 para cinco dias, ante orientação anterior de dez dias. Ainda assim, muitos economistas reduziram suas projeções de crescimento econômico no primeiro trimestre do ano que vem.

LEIA TAMBÉM: Bolsa brasileira bate recorde de IPOs em 2021; veja as ações que mais valorizaram

Além disso, índices como o S&P 500 tendem a subir nos últimos cinco dias do ano e nos primeiros dois dias do ano novo, embalados pelo que os analistas chamam de “Rali do Papai Noel”. Isso ocorre porque os investidores em ações começam a se posicionar e planejar, de acordo com as estimativas para 2022.

Foi por isso que, enquanto os fabricantes de vacinas viram suas ações caírem, como Novavax com 3,3% e Moderna com 1%, no pré-mercado várias ações importantes de tecnologia subiram, como a Nvidia com 1,4% e a Tesla com 1,7%. Já os preços do petróleo subiram, com a referência global Brent elevando em 1,1%, para US$ 79,07 o barril.

Na Ásia, a maioria dos principais benchmarks subiu. O Índice Composto de Xangai subiu 0,4% e o Índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,2%. O Nikkei 225 do Japão avançou 1,4%, liderado por ganhos em ações de tecnologia.

Ainda em relação à Ásia, as ações do China Evergrande Group aumentaram 9,5%. Altamente endividada, a incorporadora imobiliária informou que as obras de construção foram retomadas em mais de 90% de seus projetos residenciais que estavam paralisados.

No exterior, o pan-continental Stoxx Europe 600 somou 0,5%. (Com Reuters)