A Stellantis foi formada pela união da FCA com a PSA e o grupo resultante herdou o complexo fabril de Porto Real (RJ), que fabrica modelos Peugeot e Citroën além de motores. A fábrica tem capacidade para 150 mil veículos por ano, mas as duas marcas encerraram 2021 com vendas somadas de 52,9 mil veículos, segundo dados da associação de concessionários Fenabrave.
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Em 2021, enquanto a Fiat, uma das principais marcas da Stellantis, conseguiu elevar sua participação no Brasil para quase 22% na liderança do mercado brasileiro, as fatias de Peugeot e Citroën no país ficaram ao redor de 1,5% cada.
“A fábrica de Porto Real terá um crescimento muito mais que expressivo…Nos demos bem até agora com os lançamentos de Betim (MG – Fiat) e Goiana (PE – Jeep) e se a gente repetir a mesma receita para os lançamentos da Citroën em Porto Real também, acredito que teremos boas notícias”, disse Filosa ao ser questionado sobre o futuro do complexo fabril no Rio de Janeiro.
Em dezembro, Filosa tinha estimado que o mercado brasileiro de veículos leves “não tinha motivos” para não ter vendas de pelo menos 2,4 milhões a 2,45 milhões de unidades. Mas nesta sexta-feira, o executivo comentou que diante dos impactos da variante Ômicron da Covid-19 é preciso reavaliar os números.