Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / Inter Shop, marketplace do Banco Inter, supera R$ 1 bi em vendas pela primeira vez

Inter Shop, marketplace do Banco Inter, supera R$ 1 bi em vendas pela primeira vez

Volume total em vendas triplicou desde 2020, impulsionado por novos clientes do banco digital

Isabella Velleda
18/01/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Rodrigo Gouveia, CEO do Inter Shop, afirma que a plataforma tem planos de operar fora do Brasil

O Inter Shop, marketplace do Banco Inter lançado no início de 2020, superou pela primeira vez o marco de R$ 1,1 bilhão em GMV (volume total em vendas) em um único trimestre. O dado, apresentado na prévia operacional da plataforma referente ao quarto trimestre do ano passado, foi impulsionado pela Black Friday e pelo Natal, embora o CEO Rodrigo Gouveia afirme que o crescimento está apenas começando.

No total do ano de 2021, o GMV do Inter Shop foi de R$ 3,5 bilhões, avanço de 201% em relação ao ano de 2020. Segundo o executivo, isso se deve ao fato de que o Banco Inter, nesse período, conquistou 8 milhões de novos clientes, sendo que 474 mil deles utilizaram a plataforma de compras.

Com essa adição, o Inter Shop passa a contar com 2,7 milhões de clientes ativos. “A recorrência dos clientes também é um dado importante”, afirma Gouveia. “Geralmente, na busca por crescimento, acaba-se sacrificando essa vertical. Mas, aqui, a recorrência só vai aumentando, e chegou a 72% no trimestre passado.”

A plataforma é um lugar onde, tradicionalmente, os clientes do banco podem realizar compras online e ganhar cashback. Porém, novas funcionalidades estão sendo introduzidas, como o Inter Cel, a operadora móvel virtual do Banco Inter; o Inter Travel, que permite pesquisar e comprar passagens aéreas; e o Inter Pass, um serviço de assinatura com diversos benefícios.

Aapesar de contar com parcerias com mais de cem lojas diferentes e ter sido pioneiro entre os bancos digitais, o Inter Shop não é mais o único a oferecer serviços desse tipo.

Em novembro do ano passado, o Nubank lançou o seu próprio marketplace, em parceria com gigantes do varejo como Alibaba e Magalu, marcando a entrada de serviços não financeiros na oferta de produtos de um dos bancos mais valiosos da América Latina. A estratégia já havia sido adotada pelo C6 Bank em outubro de 2020, e hoje é estudada pelo Banco PAN, que realizou aquisições e fusões no ano passado visando a construção da sua própria “lojinha”.

Ainda assim, Gouveia é otimista sobre o futuro do Inter Shop. Apesar de apontar que, historicamente, os resultados operacionais do primeiro trimestre do ano costumam apresentar uma desaceleração, as expectativas são de que 2022 seja um ano de bastante crescimento.

“Nós vamos continuar a trazer novas categorias e a testar novos modelos, como o de assinaturas, e vamos trabalhar para otimizar a performance da plataforma”, afirma. “A longo prazo, também pretendemos investir mais no nosso mercado e ir para o mar aberto, inclusive fora do Brasil. Afinal, uma proposta de valor para o cliente vale em qualquer lugar do mundo.”

Na semana passada, a empresa remodelou completamente a página inicial da plataforma e criou um botão de “Pedir Ajuda”, designado a apoiar o cliente no período pós-compra. Além disso, foi lançado um programa de benefícios em alimentação com a marca Duo Gourmet, adquirida pelo banco em abril do ano passado.

“Demos muita sorte com o timing do lançamento da plataforma, porque unimos oportunidade e preparação”, diz o executivo. “Eu acho que a pandemia trouxe uma nova forma de o cliente pensar, especialmente no que se refere a jeitos de economizar e de comprar mais. Acreditamos que é um modelo que veio para ficar.”

Concorrência

Em relação a outras plataformas de e-commerce, Gouveia argumenta que o Inter Shop possui vantagens expressivas. Uma delas é o acesso aos dados dos clientes, tendo em vista que, além de conhecer o seu perfil financeiro, a plataforma ainda tem acesso às suas preferências em diversos segmentos.

“Podemos pegar como exemplo um aplicativo de comida, como o iFood. Ele conhece o que você come, quando você pede comida, onde você mora, e por aí vai. Mas ele conhece muito bem apenas um segmento”, explica. “Já o Inter conhece todos os segmentos, porque ele tem acesso ao seu consumo no cartão. Ele sabe os seus hábitos em todos eles.”

Outro diferencial é justamente a recorrência, que é impulsionada pelo fato de que a loja está localizada dentro do aplicativo do Banco Inter, que possui um grande volume de acessos diários.

Além disso, a plataforma também pode oferecer alternativas financeiras que são inviáveis para plataformas tradicionais de e-commerce. Um exemplo é dar a opção ao cliente de abrir mão do cashback para ganhar um limite maior de crédito.

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • banco digital
  • Banco Inter
  • e-commerce
  • Inter Shop
  • marketplace

As mais lidas agora

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • mães kuntuala
    Carreira

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

  • geração z
    Carreira

    Microturnos: A Nova Tendência da Geração Z para Equilibrar Vida e Trabalho

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
    Escolhas do editor

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico na Dinamarca?

Últimas Notícias

  • Conhaque de Luxo da NBA Chega Ao Brasil

  • especulação

    Especulação sobre Pacote de Dados Eleva Dólar; Ibovespa Fecha em Alta

  • INSS

    Fraude no INSS: Como Saber se Você Foi Vítima e o Que Fazer

  • May Lim/Getty Images

    China Concede Isenção de Visto a Brasil e Outros Países Sul-americanos

  • Colheita de cana-de-açúcar

    OIA Aumenta Previsão de Déficit Global de Açúcar em 2024/25

  • Projeto Que Limita Acesso À Cidadania É Aprovado no Senado Italiano

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de
negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.