Sanções ocidentais não influenciarão Kremlin, diz ex-presidente russo Medvedev

25 de março de 2022
Sputnik/Yulia Zyryanova/Reuters

O Ocidente impôs uma série de sanções à Rússia após a invasão da Ucrânia, mas Kremlin diz que continuará o ataque

É “tolice” acreditar que as sanções ocidentais contra empresas russas possam ter algum efeito sobre o governo de Moscou, disse o ex-presidente russo e vice-chefe do conselho de segurança, Dmitry Medvedev, hoje (25).

As sanções apenas consolidarão a sociedade russa e não causarão descontentamento popular com as autoridades, afirmou Medvedev à agência de notícias russa RIA em entrevista.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

O Ocidente impôs uma série de sanções à Rússia após a invasão da Ucrânia, mas um mês após o início da guerra, o Kremlin diz que continuará o ataque até atingir seus objetivos de “desmilitarização e desnazificação” da Ucrânia.

Algumas das sanções visaram especificamente empresários bilionários que se acredita serem próximos do presidente Vladimir Putin.

“Perguntemo-nos: algum desses grandes empresários pode ter um mínimo de influência na posição de liderança do país?” disse Medvedev.

“Eu te digo abertamente: não, de jeito nenhum.”

Medvedev afirmou que pesquisas de opinião mostraram que três quartos dos russos apoiam a decisão do Kremlin de realizar uma operação militar na Ucrânia e ainda mais apoiam o presidente Vladimir Putin.

Ele atacou os russos que criticam a invasão enquanto estão fora da Rússia: “Você pode estar insatisfeito com algumas das decisões das autoridades, criticar as autoridades – isso é normal”, disse ele.

“Mas você não pode se posicionar contra o Estado em uma situação tão difícil, porque isso é traição.”

Milhares de pessoas foram detidas no início deste mês em protestos em toda a Rússia contra a invasão da Ucrânia por Putin, de acordo com um grupo independente de monitoramento de protestos.