Banco de criptomoedas Celsius está falido, diz regulador dos EUA

13 de julho de 2022
Getty Images

A Celsius não possuía licença para movimentação de dinheiro e até recentemente operava sem supervisão.

O Departamento de Regulação Financeira do estado norte-americano de Vermont acredita que o banco de criptomoedas Celsius Network está “profundamente insolvente” e não tem ativos e liquidez para honrar suas obrigações com clientes e outros credores, disse a instituição hoje (13).

O banco esteve envolvido em uma oferta não registrada de ativos, vendendo contas com rendimentos em criptomoedas para investidores de varejo, incluindo clientes em Vermont, disse o órgão regulador em comunicado.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

O Celsius também não possuía licença para movimentação de dinheiro e até recentemente operava em grande parte sem supervisão regulatória, disse o departamento.

Devido à falha no registro regulatório das contas, disse o regulador, “os clientes do Celsius não receberam divulgações essenciais sobre sua condição financeira, atividades de investimento, fatores de risco e capacidade de pagar suas obrigações com depositantes e outros credores”.

O Celsius não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da Reuters.

A agência disse que agora se juntou a uma investigação interestadual do Celsius.

Reguladores estaduais de valores mobiliários nos Estados norte-americanos do Alabama, Kentucky, Nova Jersey, Texas e Washington estão investigando a decisão do Celsius de suspender os resgates de clientes.

No mês passado, o Celsius congelou saques e transferências, citando condições “extremas” de mercado. A medida deixou 1,7 milhão de clientes incapazes de resgatar ativos. A empresa disse mais tarde que estava explorando opções, incluindo transações e reestruturação de passivos.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022