Federal Reserve sobe juros dos EUA em 0,75% pela segunda vez consecutiva

27 de julho de 2022
Chris Wattie/Reuters

Taxa de juros norte-americana sobe para intervalo entre 2,25% e 2,50%.

O Federal Reserve (banco central norte-americano) elevou a taxa de juros dos Estados Unidos em 0,75 ponto porcentual pela segunda vez consecutiva, para um intervalo entre 2,25% e 2,50% ao ano — o maior valor da taxa no país desde dezembro de 2018.

O resultado foi unânime e veio em linha com as expectativas do mercado e com a sinalização dada pelo Fed e seus membros desde o último encontro, em junho. Uma alta de 0,75 ponto percentual não acontecia nos Estados Unidos desde 1994. Não há registro recente de dois reajustes seguidos dessa magnitude.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Este já é o quarto aumento de juros nos EUA desde o início de 2022. As taxas saíram de um valor próximo a zero em janeiro e devem terminar o ano entre 3,25% e 3,50%, segundo o banco central.

Veja os últimos aumentos dos juros:

  • Março: alta de 0,25 p.p. (0,25% – 0,50%)
  • Maio: alta de 0,50 p.p. (0,75% – 1,00%)
  • Junho: alta de 0,75 p.p. (1,50% – 1,75%)
  • Julho: alta de 0,75 p.p. (2,25% – 2,50%)

Para o próximo encontro do Fed, que será realizado em setembro, o mercado avalia que o aumento será de 0,50 ou 0,25 ponto percentual. Em relatório divulgado junto com a decisão, os membros do banco sinalizam que mais altas devem acontecer, sem antecipar a magnitude.

“O Comitê está preparado para ajustar a orientação da política monetária [dos EUA] conforme for apropriado e de acordo com os riscos que possam impedir o objetivo de devolver a inflação aos 2% ”, diz o comunicado oficial do Fed.

Já nos últimos dois encontros de 2022, a expectativa do mercado é de elevação de 0,25% em cada uma das datas. Se concretizado e os juros dos EUA terminarem o ano na faixa de 3,25% a 3,5%, será o maior nível desde janeiro de 2008, período anterior à crise financeira global.

Fed corre atrás da inflação

O tom agressivo do banco central dos EUA com o aumento dos juros é uma tentativa de combater a inflação norte-americana, que chegou a patamares vistos pela última vez na década de 1980. À época, a alta dos preços assolava diversos países no mundo – como acontece novamente agora.

De acordo com os últimos indicadores de inflação do país, registrados em junho, o índice de preços ao consumidor (CPI) chegou a 9,1% no acumulado de 12 meses, valor visto pela última vez em 1981. Já o índice de preços ao produtor (PPI) era de 11,3% no mesmo período.

A preocupação do mercado é que a atual política monetária resulte em recessão econômica ou estagflação – cenário em que não há crescimento econômico, mas a inflação permanece elevada.

Em comunicado do Fed com a divulgação dos juros, a autoridade monetária afirmou que “a inflação permanece elevada, refletindo desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, preços mais altos de alimentos e energia e pressões mais amplas sobre os preços.”

E acrescentou que “está atento aos riscos inflacionários” e leva em consideração “leituras sobre saúde pública, condições do mercado de trabalho, expectativas de inflação e desenvolvimentos financeiros e internacionais”.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022