Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / Aquisições no setor de games movimentam US$ 118 bilhões em dez anos

Aquisições no setor de games movimentam US$ 118 bilhões em dez anos

Em busca de diversificação e consolidação de negócios, gigantes como Microsoft, Byte Dance e Tencent pagaram grandes valores

Monique Lima
01/03/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

Receita global do setor de games deverá atingir US$ 307 bilhões (R$ 1,6 trilhão) em 2027

Jogos são uma indústria bilionária, em plena ascensão nos últimos anos. Segundo um estudo feito pela consultoria Bain & Company, o setor irá atingir uma receita global de US$ 307 bilhões (R$ 1,6 trilhão) em 2027. A taxa de crescimento anual composta (CAGR) é de 9% ano a ano.

Em seu relatório, a consultoria afirma que uma das estratégias de crescimento para os próximos anos será a atividade de M&A (fusões e aquisições), principalmente por empresas de tecnologia. No ano passado, negócios de M&A movimentaram US$ 95 bilhões (R$ 496,45 bilhões) no setor, conforme relatório da consultoria.

As três principais negociações foram da Microsoft pela Activision, por US$ 68,7 bilhões (R$ 359 bilhões), da Take-Two pela Zynga, por US$ 12,7 bilhões (R$ 66,4 bilhões), e da Sony pela Bungie, por US$ 3,6 bilhões (R$ 18,8 bilhões).

Em quase uma década, entre 2014 e 2023, os maiores negócios de M&A do setor movimentaram cerca de US$ 118,5 bilhões (R$ 619,2 bilhões).

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

“Historicamente, houve muitas aquisições de empresas de games por concorrentes. Agora estamos vendo gigantes de tecnologia e mídia entrando na disputa, o que pode tornar o M&A mais difícil para estúdios de médio porte”, diz o relatório.

A consultoria aponta dois desafios da atualidade que levaram a esse movimento de fusões e aquisições. O primeiro deles é o interesse das líderes de tecnologia na receita das franquias de jogos e no engajamento do público.

“À medida que os jogos ficam maiores, mais caros e duram mais tempo… o alcance global e a demografia atraente do público gamer os tornam especialmente atraentes”, diz o relatório. “Mas a maioria das empresas de games precisa ganhar experiência no gerenciamento estratégico de uma franquia em gênero, tecnologia e regiões.”

O que leva a segunda dificuldade: aumentar o alcance dos jogadores e crescer organicamente. “Estabelecer um processo de M&A consistente, com um conjunto claro de critérios para triagem e integração será um desafio para a maioria, mas essencial para a sobrevivência a longo prazo.”

>>Leia também: Setor de Games crescerá 50% em cinco anos, para US$ 300 bilhões

Veja as dez aquisições mais caras da indústria de games

  • 1. Activision Blizzard
Adquirido por: Microsoft
Valor: US$ 68,7 bilhões 
Ano: 2023 (pendente de aprovação) 

Em janeiro de 2022, a Microsoft anunciou sua intenção de adquirir a Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões, em um acordo histórico que traria as franquias Call of Duty, Candy Crush, Diablo, Overwatch e World of Warcraft para o ecossistema do Xbox. Entretanto, a negociação chamou a atenção de órgãos reguladores globais por dar à Microsoft vantagens no mercado de console (Xbox frente ao Playstation) e no controle de jogos com grande público. Espera-se que o acordo seja fechado até junho de 2023
    Foto: Divulgação/ Activision Blizzard

    1. Activision Blizzard

    Adquirido por: Microsoft
    Valor: US$ 68,7 bilhões
    Ano: 2023 (pendente de aprovação)

    Em janeiro de 2022, a Microsoft anunciou sua intenção de adquirir a Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões, em um acordo histórico que traria as franquias Call of Duty, Candy Crush, Diablo, Overwatch e World of Warcraft para o ecossistema do Xbox. Entretanto, a negociação chamou a atenção de órgãos reguladores globais por dar à Microsoft vantagens no mercado de console (Xbox frente ao Playstation) e no controle de jogos com grande público. Espera-se que o acordo seja fechado até junho de 2023

  • 2. Zynga
Adquirido por: Take-Two Interactive
Valor: US$ 12,7 bilhões 
Ano: 2022

A Take-Two Interactive já ocupava uma posição relevante na indústria de videogames por administrar estúdios grandes como a Rockstar Games, de GTA e Red Dead Redemption. Ao adquirir a Zynga, a empresa estava de olho em uma fatia diferente do mercado: a de jogos de celular. O negócio de US$ 12,7 bilhões rendeu à Take-Two uma grande fatia do mercado de games mobile, com jogos como FarmVille e Words With Friends sob sua administração.
    Foto: Divulgação/ Zynga

    2. Zynga

    Adquirido por: Take-Two Interactive
    Valor: US$ 12,7 bilhões
    Ano: 2022

    A Take-Two Interactive já ocupava uma posição relevante na indústria de videogames por administrar estúdios grandes como a Rockstar Games, de GTA e Red Dead Redemption. Ao adquirir a Zynga, a empresa estava de olho em uma fatia diferente do mercado: a de jogos de celular. O negócio de US$ 12,7 bilhões rendeu à Take-Two uma grande fatia do mercado de games mobile, com jogos como FarmVille e Words With Friends sob sua administração.

  • 3. Supercell
Adquirido por: Tencent
Valor: US$ 8,6 bilhões 
Ano: 2016 

A gigante de tecnologia Tencent comprou uma participação majoritária na Supercell ao adquirir 51,2% das ações do consórcio Halti S.A, que possui 81,4% de participação na Supercell. A empresa chinesa já é conhecida na indústria de games por ter parcelas em outras grandes empresas da área. Com a Supercell, a Tencent conseguiu o controle de jogos do estilo battle royale, como Clash of Clans, Clash Royale e Brawl Stars. Entretanto, ela já controlava outros dois games do mesmo estilo: Fortnite e Playerunknown’s Battlegrounds. Isso porque a empresa possui 40% das ações da Epic Games e 11,5% da Bluehole, responsável por PUBG.
    Foto: Divulgação/ Supercell

    3. Supercell

    Adquirido por: Tencent
    Valor: US$ 8,6 bilhões
    Ano: 2016

    A gigante de tecnologia Tencent comprou uma participação majoritária na Supercell ao adquirir 51,2% das ações do consórcio Halti S.A, que possui 81,4% de participação na Supercell. A empresa chinesa já é conhecida na indústria de games por ter parcelas em outras grandes empresas da área. Com a Supercell, a Tencent conseguiu o controle de jogos do estilo battle royale, como Clash of Clans, Clash Royale e Brawl Stars. Entretanto, ela já controlava outros dois games do mesmo estilo: Fortnite e Playerunknown’s Battlegrounds. Isso porque a empresa possui 40% das ações da Epic Games e 11,5% da Bluehole, responsável por PUBG.

  • 4. ZeniMax Media
Adquirido por: Microsoft
Valor: US$ 8,1 bilhões 
Ano: 2020

Antes da Microsoft tentar abocanhar o mercado com a aquisição da Activision Blizzard, a empresa de tecnologia já tinha feito uma grande aquisição no setor dos diversos estúdios que compõem a Zenimax Media para o Xbox Games Studios. Com estúdios como Arkane, Bethesda e MachineGames desenvolvendo jogos exclusivamente para o ecossistema Xbox, a Microsoft impulsionou sua biblioteca e sua reputação na indústria.
    Foto: Divulgação/ Xbox

    4. ZeniMax Media

    Adquirido por: Microsoft
    Valor: US$ 8,1 bilhões
    Ano: 2020

    Antes da Microsoft tentar abocanhar o mercado com a aquisição da Activision Blizzard, a empresa de tecnologia já tinha feito uma grande aquisição no setor dos diversos estúdios que compõem a Zenimax Media para o Xbox Games Studios. Com estúdios como Arkane, Bethesda e MachineGames desenvolvendo jogos exclusivamente para o ecossistema Xbox, a Microsoft impulsionou sua biblioteca e sua reputação na indústria.

  • Anúncio publicitário
  • 5. King
Adquirido por: Activision Blizzard
Valor: US$ 5,9 bilhões 
Ano: 2015

Quando a King lançou Candy Crush Saga em 2012, tornou-se um fenômeno global. Atualmente, o jogo é considerado um dos mais bem-sucedidos financeiramente de todos os tempos. Naquele momento, a King tinha oito estúdios espalhados pelo mundo e cerca de 310 milhões de jogadores. Com a aquisição, a Activision Blizzard aumentou muito sua presença no universo de games para o celular, fator que, no futuro, foi determinante para a Microsoft buscar a aquisição da empresa.
    Foto: Divulgação/ King

    5. King

    Adquirido por: Activision Blizzard
    Valor: US$ 5,9 bilhões
    Ano: 2015

    Quando a King lançou Candy Crush Saga em 2012, tornou-se um fenômeno global. Atualmente, o jogo é considerado um dos mais bem-sucedidos financeiramente de todos os tempos. Naquele momento, a King tinha oito estúdios espalhados pelo mundo e cerca de 310 milhões de jogadores. Com a aquisição, a Activision Blizzard aumentou muito sua presença no universo de games para o celular, fator que, no futuro, foi determinante para a Microsoft buscar a aquisição da empresa.

  • 6. Moonton
Adquirido por: Byte Dance
Valor: US$ 4 bilhões 
Ano: 2021

Os proprietários do TikTok, Byte Dance, compraram o estúdio de jogos Moonton em uma tentativa de expandir e diversificar os negócios. Isso colocou a empresa em concorrência direta com a Tencent, controladora da Epic Games. O Moonton é responsável pelo jogo de celular “Mobile Legends”, que, na época da transação, tinha mais de 75 milhões de jogadores ativos no mundo todo.
    Foto: Divulgação/ Moonton

    6. Moonton

    Adquirido por: Byte Dance
    Valor: US$ 4 bilhões
    Ano: 2021

    Os proprietários do TikTok, Byte Dance, compraram o estúdio de jogos Moonton em uma tentativa de expandir e diversificar os negócios. Isso colocou a empresa em concorrência direta com a Tencent, controladora da Epic Games. O Moonton é responsável pelo jogo de celular “Mobile Legends”, que, na época da transação, tinha mais de 75 milhões de jogadores ativos no mundo todo.

  • 7.Bungie
Adquirido por: Sony
Valor: US$ 3,6 bilhões 
Ano: 2022

A aquisição da Bungie, desenvolvedora dos jogos Destiny e Halo, pela Sony pode significar muito mais do que a compra de alguns jogos. Segundo a empresa, seu foco está no formato live service e o objetivo é lançar dez novos títulos nesse segmento. Além disso, com a Sony Productions, ramo cinematográfico da empresa, já desenvolvendo filmes e séries relacionados a jogos, também há especulações em relação à fusão da Sony com a Bungie significar que o futuro desses jogos poderá ser compartilhado com mídias mais amplas.
    Foto: Divulgação

    7.Bungie

    Adquirido por: Sony
    Valor: US$ 3,6 bilhões
    Ano: 2022

    A aquisição da Bungie, desenvolvedora dos jogos Destiny e Halo, pela Sony pode significar muito mais do que a compra de alguns jogos. Segundo a empresa, seu foco está no formato live service e o objetivo é lançar dez novos títulos nesse segmento. Além disso, com a Sony Productions, ramo cinematográfico da empresa, já desenvolvendo filmes e séries relacionados a jogos, também há especulações em relação à fusão da Sony com a Bungie significar que o futuro desses jogos poderá ser compartilhado com mídias mais amplas.

  • 8. Mojang
Adquirido por: Microsoft
Valor: US$ 2,5 bilhões 
Ano: 2014

A desenvolvedora de Minecraft Mojang Studios foi comprada pela Microsoft em 2014, na época uma das maiores aquisições da empresa. Desde que a Microsoft assumiu a propriedade do estúdio, o Minecraft continua a ser um jogo no topo das paradas, registrando mais de 140 milhões de jogadores ativos apenas em 2021. Além disso, a franquia continua a crescer, com a Mojang colaborando com estúdios externos para o próximo Xbox e desenvolvendo games da série X como Minecraft Legends.
    Foto: Divulgação/ Mojang

    8. Mojang

    Adquirido por: Microsoft
    Valor: US$ 2,5 bilhões
    Ano: 2014

    A desenvolvedora de Minecraft Mojang Studios foi comprada pela Microsoft em 2014, na época uma das maiores aquisições da empresa. Desde que a Microsoft assumiu a propriedade do estúdio, o Minecraft continua a ser um jogo no topo das paradas, registrando mais de 140 milhões de jogadores ativos apenas em 2021. Além disso, a franquia continua a crescer, com a Mojang colaborando com estúdios externos para o próximo Xbox e desenvolvendo games da série X como Minecraft Legends.

  • 9. Glu Mobile
Adquirido por: Electronic Arts
Valor: US$ 2,4 bilhões 
Ano: 2021

Com a aquisição da Glu Mobile, a EA, distribuidora do The Sims, quis aumentar a sua participação no mercado de jogos para celular. A Glu tinha 500 profissionais desenvolvedores no momento do negócio e a EA afirmou que não tinha planos de demissão para a fusão. Atualmente,  há um jogo de RPG do Senhor dos Anéis em desenvolvimento para jogadores de smartphones. A previsão é de lançamento ainda neste ano.
    Foto: Reprodução/ Google Play

    9. Glu Mobile

    Adquirido por: Electronic Arts
    Valor: US$ 2,4 bilhões
    Ano: 2021

    Com a aquisição da Glu Mobile, a EA, distribuidora do The Sims, quis aumentar a sua participação no mercado de jogos para celular. A Glu tinha 500 profissionais desenvolvedores no momento do negócio e a EA afirmou que não tinha planos de demissão para a fusão. Atualmente, há um jogo de RPG do Senhor dos Anéis em desenvolvimento para jogadores de smartphones. A previsão é de lançamento ainda neste ano.

  • 10. Oculus VR
Adquirido por: Facebook
Valor: US$ 2 bilhões 
Ano: 2014

Renomeado para Meta Quest, o Oculus VR desenvolve óculos de realidade aumentada para que as pessoas tenham uma experiência de imersão em espaços 3D. A Meta, comprometida com o seu conceito de metaverso, tinha o interesse de adquirir a tecnologia do VR para utilizar no conceito da realidade virtual. O Meta Quest segue desenvolvendo games de realidade aumentada em paralelo aos planos de metaverso da empresa.
    Foto: Divulgação

    10. Oculus VR

    Adquirido por: Facebook
    Valor: US$ 2 bilhões
    Ano: 2014

    Renomeado para Meta Quest, o Oculus VR desenvolve óculos de realidade aumentada para que as pessoas tenham uma experiência de imersão em espaços 3D. A Meta, comprometida com o seu conceito de metaverso, tinha o interesse de adquirir a tecnologia do VR para utilizar no conceito da realidade virtual. O Meta Quest segue desenvolvendo games de realidade aumentada em paralelo aos planos de metaverso da empresa.

    Foto: Divulgação/ Activision Blizzard

    1. Activision Blizzard

    Adquirido por: Microsoft
    Valor: US$ 68,7 bilhões
    Ano: 2023 (pendente de aprovação)

    Em janeiro de 2022, a Microsoft anunciou sua intenção de adquirir a Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões, em um acordo histórico que traria as franquias Call of Duty, Candy Crush, Diablo, Overwatch e World of Warcraft para o ecossistema do Xbox. Entretanto, a negociação chamou a atenção de órgãos reguladores globais por dar à Microsoft vantagens no mercado de console (Xbox frente ao Playstation) e no controle de jogos com grande público. Espera-se que o acordo seja fechado até junho de 2023

    Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

    Tópicos

    • Fusões e aquisições
    • games
    • jogos
    • videogames

    As mais lidas agora

    • Colunas

      Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

    • Carlo Ancelotti
      Carreira

      Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

    • mães kuntuala
      Carreira

      Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

    • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
      Escolhas do editor

      5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

    • geração z
      Carreira

      Microturnos: A Nova Tendência da Geração Z para Equilibrar Vida e Trabalho

    • Escolhas do editor

      O Que Significa Ser Rico na Dinamarca?

    Últimas Notícias

    • Conhaque de Luxo da NBA Chega Ao Brasil

    • especulação

      Especulação sobre Pacote de Dados Eleva Dólar; Ibovespa Fecha em Alta

    • INSS

      Fraude no INSS: Como Saber se Você Foi Vítima e o Que Fazer

    • May Lim/Getty Images

      China Concede Isenção de Visto a Brasil e Outros Países Sul-americanos

    • Colheita de cana-de-açúcar

      OIA Aumenta Previsão de Déficit Global de Açúcar em 2024/25

    • Projeto Que Limita Acesso À Cidadania É Aprovado no Senado Italiano

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes A mais conceituada revista de
    negócios e economia do mundo.
    • + Sobre nós
    • + Forbes Store
    • + Revista digital
    • + Anuncie
    • + Contato
    • + Política de Privacidade
    • + Newsletter
    • Cotações por TradingView
    • Mais ricos do Mundo
    • Elon Musk
    • Mark Zuckerberg
    • Jeff Bezos
    • Larry Ellison
    • Bernard Arnault
    • Warren Buffett
    • Larry Page
    • Sergey Brin
    • Bill Gates
    • Mais ricos do Brasil
    • Eduardo Luiz Saverin
    • Vicky Sarfati
    • Jorge Paulo Lemann
    • Marcel Herrmann Telles
    • Carlos Alberto Sicupira e família
    • Alexandre Behring
    • André Santos Esteves
    • Ciência e Tecnologia
    • Inteligência Artificial
    • Melhores Prompts
    • Inovação
    • SpaceX
    • Espaço
    • Nasa
    • Exploração Espacial
    • Asteróide
    • Instagram
    • Tik Tok
    • Apple
    • Listas
    • Bilionários do Mundo
    • Bilionários do Brasil
    • Melhores CEOs
    • Melhores CIOs
    • Melhores CMOs
    • Forbes 50 Over 50
    • Bilionários Agro
    • Mulheres de Sucesso
    • Top Creators
    • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
    • Agro 100
    • Melhores Empresas Privadas dos EUA
    • Forbes Under30
    • Economia e Negócios
    • Bitcoin
    • Mercado Financeiro
    • Investimentos
    • Impostos
    • Commodities
    • Criptomoedas
    • Dólar
    • Imposto de Renda
    • Bem-Estar
    • Saúde Mental
    • Geração Z
    • Relacionamentos
    • Família
    • Trabalho
    • Dicas de Saúde
    • Esportes
    • E-Sports
    • Fórmula 1
    • Futebol
    • Surf
    • Skate
    • Olimpíadas
    • Atletas
    • Entretenimento
    • Netflix
    • Séries
    • Filmes
    • Celebridades
    • Eventos
    • Música
    • Premiações
    • Life Style
    • Portugal
    • Viagens
    • Gastronomia
    • Qualidade de vida
    • Luxo
    • Arte
    • Marcas
    • Carros
    • Meio Ambiente
    • Clima
    • Sustentabilidade
    • Mudanças Climáticas
    • Alimentos
    • COP30
    • Incêndios Florestais
    • Eventos
    • Power Dinner
    • Melhores CEOs
    • Power Lunch 50+
    • Forbes Life Fashion
    • Forbes Party NY
    • Forbes Party Austin
    • Forbes Party SP
    • Melhores CIOs
    • Agro 100
    • Forbes Mulhertes de Sucesso
    • Forbes Mulher Agro
    • Política
    • EUA
    • Brasil
    • China
    • Governo

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.