Nestlé manterá comando da Kopenhagen e pretende triplicar faturamento

7 de setembro de 2023
Divulgação

A partir da esquerda, Wilson Rosa, sócio da Advent, Renata Vichi, CEO Grupo CRM e Marcelo Melchior, CEO Nestlé

A Nestlé, marca centenária do setor de alimentos e bebidas, acaba de anunciar a aquisição do Grupo CRM, dono de marcas como Kopenhagen e Brasil Cacau. Em entrevista à Forbes, os executivos das companhias afirmaram que nada mudará no modelo de negócio da companhia adquirida, que continuará nas mãos da CEO e sócia Renata Vichi.

“Hoje é um dia importante para o setor como um todo e nós estamos muito felizes em divulgar a notícia dessa nova sociedade”, afirma Vichi. “Com a Advent, nós entregamos um plano de crescimento de cinco anos em três e agora, com a Nestlé, seguimos com a ambição de triplicar o tamanho da companhia.” Hoje o Grupo CRM tem 1.100 lojas e espera chegar a 2 mil até 2026.

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Desta forma, a executiva reforçou que a operação do grupo continuará sendo autônoma e não trará alterações para a empresa que os clientes e franqueados conhecem e estão acostumados.

O CEO da Nestlé, Marcelo Melchior, será o novo chairman do conselho de administração da companhia e diz que, desde o início das negociações, na qual existiam outros concorrentes no páreo como Cacau Show e Lindt, foi possível perceber muitas semelhanças entre as duas companhias.

“Tomamos a decisão de entrar e deixar a equipe da Renata trabalhar como sempre fez, seguindo o plano de negócios que eles já tem traçado há muitos anos. A Nestlé estará lá apenas para apoiar essas decisões e planos, confiando que o que eles indicam que são as melhores práticas”, afirma Melchior.

Para Wilson Rosa, sócio da Advent, a decisão de vender a participação no grupo CRM deve-se à realização de lucros. A companhia, na qual a Advent investiu em 2020, cumpriu o que previa com a parceria e agora passa o bastão para uma nova sociedade.

“Quando nós entramos no Grupo CRM, ele ainda era uma companhia familiar”, diz Rosa. “Ao lado da Renata, fizemos uma grande transição e profissionalização, que hoje conta com um time gigante, mas que ainda mantém os seus parceiros fiéis da época”, diz Rosa. “Agora, é hora de a companhia seguir novos rumos ao lado de um gigante também do setor.”

Os executivos não divulgaram o valor da transação e nem declararam como fica o quadro societário. De acordo com eles, os valores divulgados no mercado, de R$ 3 bilhões a R$ 4,5 bilhões, não passam de especulação.

A operação é mais um passo importante na trajetória de Renata Vichi. Ela tinha 16 anos quando começou a trabalhar na empresa de chocolates fundada pelo pai. Seu primeiro trabalho foi como estagiária de marketing. Passou pelas diretorias de marketing e comercial e pela vice-presidência.

Em março de 2020, com 38 anos, assumiu a presidência do negócio que se tornou o Grupo CRM, dono também das marcas Chocolates Brasil Cacau e Kop Koffee. Renata é considerada a responsável pelo rejuvenescimento e pela expansão da marca. Atualmente, a Kopenhagen é uma das maiores franquias no varejo segmentado de alimentos, sem perder a imagem sofisticada.