Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Mulher / A joalheria online que está mudando o mercado inglês

A joalheria online que está mudando o mercado inglês

Duas empreendedoras criaram uma loja online colaborativa para vender semijoias de design autoral a preços acessíveis

Kate Mattams
20/02/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

A empresa traz alunos de moda e designers conhecidos para oferecer design e luxo a um preço acessível

O modelo de negócios do ecommerce de joias Motley, com sede em Londres, está agitando a indústria com joias demi-fine (termo usado para descrever peças que ficam entre bijuterias baratas e joias caras, chamadas por aqui de semi-joias), projetadas por alguns dos designers mais talentosos da cena contemporânea. A cofundadora Cecily Motley, que se tornou mãe recentemente, explica como seu negócio está incentivando os consumidores a investir em design. Com coleções exclusivas de Francesca Villa, Christopher Thompson-Royds e Alice Cicolini, a Motley torna as joias de grife acessíveis.

Por trás disso está um modelo que dá carta branca aos designers para criarem uma coleção cápsula exclusiva à venda no site. A empresa cuida da produção, contando com uma rede mundial de artesãos, e garante que a visão criativa do designer seja traduzida com precisão. “A Motley é colaborativa em sua alma”, diz Cecily. “A confiança no designer nos permite executar um padrão com o qual eles ficam satisfeitos. Não se trata de joias baratas, mas de design acessível.”

LEIA TAMBÉM: De cortadora de cana a empreendedora, ela fatura com e-commerce de semijoias

A Motley acaba de ser lançada na histórica loja de departamentos de Londres Fortnum & Mason. Como muitas marcas digitais de joias, ela se saiu bem durante a pandemia. A empresa traz jovens designers para o site em colaboração com a escola de moda e design Central Saint Martins. A Motley patrocina o desfile e escolhe um aluno para entrar na plataforma todos os anos. É uma chance para jovens graduados darem seus primeiros passos para vender seu trabalho com risco mínimo.

Forbes: Conte um pouco sobre os desafios e sucessos de iniciar um negócio disruptivo de mercado como a Motley, com duas fundadoras.

Cecily Motley: Eu tenho que dizer que duas mulheres levantando fundos para um negócio percebido como ‘feminino’ foi difícil, não importa quão sólidas suas finanças ou experiência sejam, não é fácil ser levada a sério. Somado a isso, na joalheria já existe muito ruído nos canais que utilizamos. Você precisa conhecer o mercado que está desbravando. Tivemos que levantar o dinheiro e também educar as pessoas sobre joias, porque a percepção dos investidores sobre o mercado era diferente da realidade.

As fundadoras Cecily Motley e Ilana Lever: “não foi fácil levantar fundos”

F: Como você vê o mercado de design de joias independente?

CM: Estamos em um momento interessante, o mercado está tendendo à autenticidade, narrativa e independência. Não se esqueça que as mulheres que compram para si é uma coisa recente, tradicionalmente era um presente, ligado a uma ocasião ou status. Mas também se trata de empoderamento, as mulheres querem investir seu próprio dinheiro em design que reflita seu estilo e personalidade. Nossas joias são para um comprador exigente, um mundo experiente de mulheres que agora estão se tornando as investidoras em joias.

F: Qual foi o impulso para fazer a mudança para um mercado de luxo mais acessível?

CM: O designer de joias é um artista, um engenheiro, um escultor, fazendo arte para o corpo como uma tela em movimento. É um processo profundamente fascinante e foi isso que me conquistou, mas eu queria fazê-lo a um preço mais inclusivo. Acreditamos que mais pessoas deveriam poder apreciar a arte da joalheria. Alguns colecionadores podem comprar Picasso, mas o resto de nós só pode ir a uma galeria e ver um. A Motley traz essa abordagem para o mundo da joalheria.

F: Quem é o seu cliente? É o tipo de pessoa que você esperava que fosse?

CM: É principalmente do sexo feminino, com foco em 35 anos ou mais. Também temos pessoas na casa dos 50 e 60 anos. Os maiores de 50 anos são muito leais, mas o desafio é acessá-los: é mais provável que possamos alcançá-los por meio de comunicações tradicionais do que via Instagram. E há um cliente que não é movido pela moda, que procura longevidade e atemporalidade. Isso está intimamente ligado ao luxo: queríamos mostrar que ele pode ser acessível.

F: Qual é a sua primeira lembrança de joalheria?

CM: Eu tinha uma avó muito elegante, que usava muitas bijuterias. Lembro-me de vasculhar sua caixa de joias quando eu tinha uns oito anos, pegar todos os seus brincos e prendê-los no meu cabelo, em volta da minha cabeça como uma coroa. Mas tem sido um caminho racional em vez de um amor pelo objeto em si. Eu era diretora da galeria Louisa Guinness, onde tratávamos de joias feitas por artistas e não por joalheiros. Descobri que muitos artistas do século 20, como Alexander Calder -, também faziam joias e não viam separação entre os dois.

F: Seu slogan ‘joias finas a preços privilegiados’ reflete um posicionamento único. Como você consegue isso?

CM: Os designers projetam as joias e, em seguida, trabalhamos para prepará-las para o mercado, convocando um conjunto de produtores. Um bom exemplo são os brincos de argola Boom de Zac Sheinman, que foram feitos para serem incrivelmente leves. Ele os projetou primeiro em CAD, depois imprimimos em cera, e então os brincos foram mergulhados em uma solução de íons de prata que derrete a cera de dentro para fora, tornando possíveis formas muito interessantes. Nossos fabricantes desempenham um papel muito ativo na fase de projeto.

F: O que torna a Motley tão atraente para os designers?

CM: Acho que é essa experiência colaborativa e acesso a uma plataforma mais ampla. Os designers fazem o que gostam, enquanto a Motley cuida do resto. Todas as coleções-cápsula que lançamos têm a marca dos designers, mas não necessariamente o estilo pelo qual são conhecidos. Eles precisam ter uma linguagem visual forte que se traduza com clareza em um metal diferente, se estiverem acostumados a trabalhar com ouro, por exemplo. Nós os desafiamos a trabalhar sem usar metais preciosos.

F: Quem são os fabricantes das coleções ?

CM: Temos fabricantes na Itália, Turquia, Espanha, Tailândia e Índia. Combinamos o projeto com o fabricante dependendo de quais técnicas são necessárias, então o acabamento muito detalhado geralmente vai para nossos parceiros na Tailândia, vamos para a Itália para eletroformação e fundição, bem como o revestimento microcerâmico que usamos para a coleção Lola Fenhirst. Algumas dessas técnicas não são comumente usadas com prata.

 

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • dicas de negócios
  • empreendedoras

As mais lidas agora

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • mães kuntuala
    Carreira

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
    Escolhas do editor

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Maior Museu do Uísque do Mundo Está na Argentina e Vale US$ 30 Milhões

  • Forbes Mulher

    Mãe de Leão XIV: Quem Foi Mildred, Uma das Grandes Influências do Novo Papa

Últimas Notícias

  • Roberto Rodrigues Será a Voz do Agronegócio Universal na COP30

  • Ex-casa de Praia de Taylor Swift Está À Venda por US$ 14,5 Milhões

  • Os Bastidores do Luxo: Como a Dorchester Collection Transforma Hotéis em Experiências Culturais

  • Da Origem À Xícara: em 10 Dias, Café Colhido na Colômbia É Servido em Nova York

  • Imagem ilustrativa de um cérebro alimentado por IA

    7 Prompts de IA para Dominar o Gerenciamento de Projetos

  • Conhaque de Luxo da NBA Chega Ao Brasil

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de
negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.