Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Mulher / De staff a líder regional: a trajetória de Debora Mattos na Coca-Cola

De staff a líder regional: a trajetória de Debora Mattos na Coca-Cola

Recém-promovida a gerente-geral de Chile, Bolívia e Paraguai, executiva fala sobre o papel da inovação na cultura corporativa

Luiz Gustavo Pacete
07/02/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Debora Mattos: “inovação é fundamental para o crescimento de qualquer empresa, especialmente pelo fato de os consumidores mudarem com a chegada de novas tecnologias” (Crédito: Divulgação)

Desde 2014 na Coca-Cola Brasil, onde entrou atuando na área de finanças, Debora Mattos passou por funções importantes na companhia. Uma delas foi a de líder do staff da presidência, onde ficou por mais de um ano até assumir, em janeiro deste 2022, a gerência regional de Chile, Bolívia e Paraguai. Em entrevista à Forbes Brasil, Debora fala sobre sua trajetória e o papel da inovação na cultura corporativa. “Acredito que inovar é fundamental e essencial para o crescimento de qualquer empresa, especialmente porque os consumidores mudam com o tempo e com a chegada de novas tecnologias. O padrão de consumo vai mudando e as empresas devem ficar sempre muito atentas para atender e resolver a novas demandas e tensões que surgem na vida dos consumidores”, diz Debora.

LEIA TAMBÉM: Gestão voltada ao ESG não se sustenta sem dados, diz CEO da SAP no Brasil

Desafios e aprendizados

“Hoje, nosso maior desafio é continuar com o crescimento sustentável, manter a força do portfólio e continuar impactando positivamente a sociedade. No ponto da inovação, o que vejo como maior desafio é o caminho para enraizar esse conceito dentro da organização. É muito fácil falar que existe uma área de inovação, mas para inovar é essencial que aconteça uma mudança de mentalidade completa. Esse é um enorme desafio. As empresas precisam cada vez mais fomentar que funcionários e parceiros tenham liberdade para criar, pensar diferente e trazer ideias. É sobre como a gente muda totalmente a forma de trabalhar e de pensar para aterrissar e enraizar o conceito de inovação. Gosto muito de ter uma visão 360° justamente para entender cada vez melhor o negócio como um todo, então é um processo contínuo de aprendizado. E para ter um conhecimento completo do negócio, também é fundamental desenvolver um ótimo relacionamento com as pessoas, ser colaborativo. Além disso, eu sigo levando comigo o aprendizado todo da agenda de diversidade de gênero e de raça, para esses três países.”

LEIA TAMBÉM: Raquel Virgínia: “É urgente discutir a diversidade sob a ótica da inovação”

Perspectivas da liderança regional

“Um país como o Chile, por exemplo, tem questões de sustentabilidade desenvolvidas, o que nos ajuda como empresa a repensar também as ações na América Latina em termos de inovação. Estamos desenvolvendo no mercado chileno a garrafa virtual, uma plataforma digital que transforma embalagens retornáveis vazias em QR codes que podem ser acumulados e trocados pelo consumidor por garrafas cheias. Iniciativas como os coletores da marca Vital, presentes em toda a Bolívia, e o projeto Mi Barrio sin Residuos, de coleta domiciliar no Paraguai, nos dão a dimensão de como é importante estar conectado com as demandas de cada país para conseguir impactar a agenda de transformação. Um outro ponto importante é como seguimos da mesma forma com nossos grandes clientes, fazendo parcerias duradouras, mas também suportando o pequeno empreendedor e focando no desenvolvimento econômico e social da região.”

Cultura da inovação

“Acredito que inovação é fundamental e essencial para o crescimento de qualquer empresa, especialmente porque os consumidores mudam com o tempo e com a chegada de novas tecnologias. O padrão de consumo vai mudando e as empresas devem ficar sempre muito atentas para atender e resolver a novas demandas e tensões que surgem na vida dos consumidores. E vai além do consumidor, são todas as pessoas, afinal, o consumidor é uma pessoa, o funcionário é uma pessoa, o dono do ponto de venda é uma pessoa e a vida dessas pessoas muda. Além de colocar a pessoa no centro, e desenvolver produtos e serviços que resolvam a vida do consumidor – e por isso a inovação é importante – é essencial a mudança de mentalidade para a transformação digital. O que eu levo para minha posição, além de estar aberta à inovação, é essa forma de pensar diferente, ter segurança e confiança entre a equipe e tendo diversidade de pensamentos. Cada um traz sua história, seus contextos, e pode apontar diferentes pontos de vista e opiniões para soluções de inovação, problemas ou tensões.”

Mi Bairro Sin Resíduos é um dos projetos de sustentabilidade da Coca-Cola no Paraguai, mercado agora liderado por Debora Mattos (Crédito: Reprodução)

Comunicação local

“Temos o mesmo foco independentemente se no Brasil ou em outras regiões: a inovação e a transformação digital passam pela diversidade de pensamento, pelo estímulo a novas soluções trazidas no diálogo constante com as pessoas. Sabemos que o consumidor vem ganhando mais poder sobre suas escolhas; dá mais importância a quem tem propósito; e valoriza a sua vizinhança, o comércio próximo, dele e de sua família. É com esse consumidor com que estamos dialogando, e diálogo não se faz sem ouvir, sem troca. A nossa interação, proximidade com esses mercados, a capilaridade que temos nos coloca numa posição privilegiada para essa conversa um a um, no interior andino, nas praias chilenas, nos grandes supermercados e nas pequenas tendas paraguaias.”

LEIA TAMBÉM: Conheça 5 mulheres que combatem o racismo e a misoginia na tecnologia

Aprendizados de gestão e liderança

“O que eu aprendi nesse caminho, como uma líder mulher e negra, e acho superimportante ratificar essas transversalidades, além de resiliência é a coragem. Sempre falo de um livro da Brené Brown que tem o discurso do presidente americano Theodore Roosevelt sobre o homem na arena, o crédito é daquela pessoa que está com o rosto sujo de sangue, suor e lágrimas. Acredito muito nisso. O crédito é realmente dessa pessoa que faz acontecer, mas às vezes vai errar e às vezes vai acertar grandiosamente. É só tentando que se acerta, que se aprende. A questão é ter coragem de tomar riscos, (calculáveis, obviamente) e de estar aberto a falhas, ao fracasso, para também estar aberto ao sucesso e ao êxito. Isso, para mim é muito forte e essencial na carreira. Além disso, é essa sensação do coletivo, de quem eu represento, que não estou sozinha, que em todos os lugares em que estou tenho o papel de abrir caminhos e as portas para outros e outras iguais. Um pensamento no qual tenho buscado evoluir, claro que ligado às questões de gênero e raça que me atravessam, tem relação com a autenticidade de conseguir fazer com que as pessoas se sintam à vontade do jeito que elas são. A partir daí é que se cria esse ambiente de confiança, em que todos evoluem como profissionais e pessoas.”

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • alimentos
  • Bebidas
  • Coca-Cola
  • Liderança
  • transformação digital

As mais lidas agora

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • mães kuntuala
    Carreira

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
    Escolhas do editor

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Maior Museu do Uísque do Mundo Está na Argentina e Vale US$ 30 Milhões

  • Forbes Mulher

    Mãe de Leão XIV: Quem Foi Mildred, Uma das Grandes Influências do Novo Papa

Últimas Notícias

  • Foto da Fachada de uma das sedes do Google

    Google Atinge 150 Milhões de Usuários para Serviço de Assinatura com Ajuda de IA

  • Unidade frigorífica da Marfrig em Promissão, São Paulo

    Marfrig Vai Incorporar BRF, Formando MBRF, com Receita de R$ 152 Bilhões

  • ABPA Diz Que Caso de Gripe Aviária Confirmado no Brasil “É Pontual”

  • Foto de um celular com o aplicativo do ChatGPT na App Store

    O Que Levou o ChatGPT a Entrar no Ranking de Marcas Mais Valiosas do Mundo?

  • Saiba o Que É a Gripe Aviária e o Que Ela Pode Provocar nas Granjas e em Humanos

  • Aprenda com Apple e Google: Como CEOs Podem Suceder os Fundadores

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de
negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.