A indústria gráfica é dominada por homens. A princípio, ninguém levou Bowman a sério. Muitos nessa indústria tiveram seus negócios passados por seus pais.
Sua formação foi na indústria cinematográfica, como diretora técnica. Ela ocupou cargos de liderança em filmes indicados e vencedores do Oscar. Quando ela teve filhos, percebeu que as longas horas na indústria do cinema não eram compatíveis com o tipo de mãe que queria ser. Ela começou a dar aulas na SCAD (Savannah College of Art and Design), que tem programas no cinema e na televisão.
Antes de comprar a empresa, o negócio mudou de mão várias vezes, e seu modelo de negócios também. Começou como franqueado, com sede em Atlanta. “O negócio atendia às pessoas que entravam e precisavam de algo impresso rapidamente”, diz.
Quando a empresa mudou de mãos novamente, transformou seu modelo de negócios para impressão comercial em vez de serviços de atendimento presencial e mudou seu nome para Southprint.
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Vantagens e desvantagens de comprar uma empresa
As vantagens de comprar um negócio é que o difícil trabalho de levantar a empresa já foi feito. Você tem fluxo de caixa imediato de clientes já existentes. A empresa tem um histórico financeiro, facilitando a obtenção de um empréstimo. Os funcionários e gerentes têm experiência no negócio. Bowman hipotecou sua casa para obter um empréstimo de US$ 500 mil (R$ 2,5 milhões) para comprar a empresa e investiu US$ 200 mil (R$ 1 milhão) de seu próprio dinheiro.
Uma das desvantagens de comprar um negócio é que você pode não conhecer os pontos fracos da empresa antes de comprá-la. Mal sabia ela que 70% dos negócios da Southprint vinham de apenas três clientes.
Um desses clientes, a Whole Foods, respondia por cerca de um terço das receitas. Quando a Amazon adquiriu a Whole Foods, mudou sua forma de comprar impressos. Embora Bowman tenha mantido a Whole Foods como cliente, hoje é um cliente muito menor. Os outros dois grandes clientes começaram a terceirizar suas necessidades de impressão.
Tratar cada cliente como número 1
Bowman começou a trabalhar na reconstrução da lista de clientes da Synergetic Media. Por menor que fosse, cada cliente era tratado como se fosse o número um da empresa. Pequenos clientes cresceram em tamanho e novos clientes foram conquistados.
Como ela conhecia o audiovisual, adicionou serviços de vídeo ao seu negócio. Ninguém entendeu por que uma empresa de impressão ofereceria esse tipo de serviço.
Ainda assim, o negócio pegou. Então, as restrições por conta da Covid-19 começaram. Colegas compartilharam com Bowman que suas receitas haviam caído em dois terços. Embora ela se sentisse bem por sua empresa estar se saindo melhor do que a concorrência, sua receita ainda havia caído em um terço.
Enquanto outros cortavam os gastos, Bowman investia em sua empresa. Ela treinou a equipe na construção de sites e SEO para expandir os serviços. De repente, os clientes entenderam por que todos esses serviços, incluindo vídeo e impressão, estavam sob o mesmo teto.
Bowman conseguiu comprar equipamento barato quando outra impressora faliu. Ela agora pode produzir para o mercado de sinalização, com placas, outdoors e propagandas, que é onde está o dinheiro.
Era hora de dar um novo nome que refletisse o que a empresa havia se tornado. Bowman a chamou de Synergetic Media. O rebranding aproveita as habilidades cinematográficas da empresária na criação de conteúdo, desperta emoções e cria conexões significativas.
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