A maioria dos livros de empreendedorismo é voltada para uma mentalidade masculina e o tipo de modelo de negócios que eles criam, como empresas SaaS (Software as a Service). Muitas mulheres iniciam empresas B2B, mas também lançam empresas de saúde, bem-estar, alimentação, moda e beleza.
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Para quem pensa grande
Para aquelas que estão iniciando empresas de crescimento rápido e buscam levantar capital anjo e de risco, “Dare to Launch” é uma ótima preparação pré-aceleradora. Mas também é um livro valioso para empreendedoras solo – que também podem ousar pensar grande.
Cocquyt é séria. Ela prototipou novas ideias em 48 horas e arrecadou dinheiro para elas. No entanto, não conseguiu levantar capital para outro projeto, então entende por experiência própria como o empreendedorismo é uma montanha-russa. Ela investiu em startups, entre elas uma que duplicou seu dinheiro em dois meses após o lançamento.
Seu livro resume os momentos “uau” dos empreendedores que passaram pelo GUILD. Ele também reúne a sabedoria coletiva de mais de 100investidores, autores de best-sellers e especialistas em empreendedorismo na rede de Cocquyt.
Esqueça a perfeição
“As mulheres precisam desaprender essa necessidade de serem perfeitas”, diz ela. Existem maneiras de testar ideias não tão perfeitas, para que não prejudiquem sua reputação. “Existem exercícios e estruturas no livro que permitem que você dê um pequeno passo para testar o que está funcionando e o que não está, permitindo que você seja ágil.”
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Desaprender a maneira como você fez as coisas por décadas pode ser emocional. “A única maneira de fazer isso é fazendo”, conta a autora. “Você tem que se colocar lá fora.” O livro fornece exercícios para ajudá-lo a seguir em frente. Um deles é fazer algo desconfortável todos os dias durante 100 dias.
Quer você chame sua comunidade de sua equipe, de tribo ou qualquer outra coisa, você precisa deles ao seu lado na jornada empreendedora. Você pode encontrá-los em grupos do LinkedIn, câmaras de comércio, associações de mulheres, grupos de mentores, um curso de GUILD ou em outro lugar. São modelos e conselheiros. Eles torcem por você quando as coisas vão bem e dão o colo quando dão errado. São redes de apoio. E, muitas vezes, também estiveram no mesmo barco.
Você pode ser uma aspirante a empreendedora que ainda não articulou totalmente uma ideia que deseja seguir. Em “Dare to Launch”, Cocquyt sugere o uso de uma estrutura apresentada por Jonathan Littman, autor do best-seller “The Art Of Innovation: Lessons in Creativity da IDEO”, uma empresa de design e consultoria.
Cultive uma mentalidade empreendedora ao:
- Trazer a curiosidade de uma antropóloga.
- Ter a empatia de uma cuidadora
- Procurar o que está faltando.
Analise suas ideias pelos fatores:
- Experiência
- Paixão
- Singularidade
- Recursos
- Potencial retorno
Definir o seu “porquê” é fundamental. Seu “porquê” é uma expressão de seus valores e permite que você se alinhe com outras pessoas que os compartilham. As partes interessadas incluem cofundadores, funcionários, fornecedores, investidores e muito mais. Cocquyt recomenda assistir ao popular TED Talk de Simon Sinek para ajudá-lo a definir o seu.
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Um dos meus conselhos favoritos em “Dare to Launch” é que, a menos que alguém lhe peça um, não escreva um plano de negócios. Atualmente, os mercados e a economia estão mudando rapidamente e, assim que a tinta secar no seu plano, ele estará desatualizado.
Ser rápido e ágil é o que importa. Use a metodologia da Lean Startup. É o processo de fracassar testando e melhorando seus produtos mínimos viáveis. Use o Business Model Canvas para mapear quem comprará seu produto e como você ganhará dinheiro. Essas e outras ferramentas te ajudam a assumir riscos pequenos e calculados, aprendendo com elas a reduzir o risco do seu empreendimento.
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