Influencer Camila Coutinho investe na formação de lideranças femininas

23 de setembro de 2022

Camila Coutinho criou o blog Garotas Estúpidas em 2006 e a marca GE Beauty em 2020

“Eu levo a minha vida e minha empresa com valores ligados à representatividade e ao empoderamento feminino”, diz a influencer, blogueira e empreendedora, Camila Coutinho, que reforçou seu compromisso com esses valores assinando o Pacto Global da ONU no último sábado (17). “E como o trabalho de blogueira acontece muito na primeira pessoa, naturalmente as minhas empresas estão muito ligadas com o que eu acredito.”

A empreendedora, dona das marcas Garotas Estúpidas e GE Beauty, se tornou a primeira influencer brasileira a assinar o Pacto Global da ONU e se comprometeu com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU e em ser porta-voz do ODS 5, que diz respeito à igualdade de gênero. Para participar do pacto, é necessário que a empresa cumpra requisitos na área em que se candidata. “Espero incentivar outras influenciadoras, marcas que anunciam comigo, fornecedores e trazer todo mundo para ter mais gente nessa conversa.”

Foi durante a pandemia que Camila decidiu oficializar a preocupação com causas sociais e criar o GE Formando Líderes, projeto voltado para o empoderamento feminino de mulheres cis e trans em situação de vulnerabilidade. No ano passado, 30 mulheres do do Rio de Janeiro foram selecionadas para um programa de mentoria. O edital deste ano está com inscrições abertas até o dia 9 de outubro. 

Para ela, quem trabalha com comunicação e tem a habilidade de influenciar tem quase um dever de usar sua vitrine para levar esse tipo de mensagem. Pessoalmente, Camila defende pautas sociais, de representatividade e empoderamento feminino. “Quando você entra no pacto, você já atende alguns ODSs, e nós já estamos acima da média das empresas brasileiras, mas agora seremos monitorados para isso.”

O Pacto Global convida as empresas a se comprometerem com pautas como direitos humanos e meio ambiente dentro de suas agendas. “O fato de se interessar e colocar líderes que tomem decisões alinhadas com esses objetivos faz toda a diferença”, diz Camila. 

Ela explica que qualquer empresa pode se submeter à avaliação da ONU para integrar o Pacto. Depois da aprovação, a companhia prioriza alguns dos 17 ODS. No seu caso, os escolhidos foram os ODS 3, saúde e bem-estar; 5, igualdade de gênero; 12, consumo e produção responsáveis; e 17, parcerias e meios e implementação.

A influenciadora  também se comprometeu com quatro iniciativas que fortalecem o posicionamento social do grupo, o Movimento Elas Lideram, Movimento Mente em Foco, Movimento Raça é prioridade e Liderança com ImPacto.

Camila Coutinho

Divulgação/GE Beauty

Camila Coutinho na primeira loja da GE Beauty, em Recife

Em 2006, Camila Coutinho, à época estudante de moda, criou o blog Garotas Estúpidas, em que escrevia notícias de fofoca sobre celebridades. O site se tornou um sucesso e garantiu a independência financeira da blogueira aos 21 anos. 

Camila já foi apontada como uma das principais influenciadoras digitais de moda do mundo, foi Forbes Under 30 em 2015, TEDx Speaker e esteve presente na Lista Forbes de Mulheres Poderosas de 2020.

Sua marca de produtos para cabelo GE Beauty foi lançada em setembro do mesmo ano, e abriu uma loja no Shopping Recife em dezembro.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022