Mulheres são 40% dos participantes do Web Summit Rio

8 de maio de 2023
Eóin Noonan/Getty Images

Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, palestrou no Web Summit Rio na última quinta-feira (4)

Pela primeira vez fora da Europa, o Web Summit Rio, a maior conferência sobre tecnologia e inovação do mundo, reuniu mais de 21 mil pessoas, de 91 países, na capital fluminense. Entre os CEOs, investidores, personalidades políticas e empreendedores, entre outros que participaram do evento na última semana, 40% são mulheres

A proporção poderia ser maior, claro, mas já é um avanço. As mulheres representam menos de um terço dos trabalhadores de tecnologia, de acordo com um estudo de 2022 da consultoria Deloitte. “Para promover mudanças é fundamental capacitar as mulheres cada vez mais, mostrando que não há argumento que possa justificar as desigualdades de gênero”, escreveu no seu perfil do LinkedIn Carmela Borst, uma das vencedoras do prêmio Rise and Raise Others da ONU e fundadora da edtech SoulCode Academy, que combate o desemprego por meio da educação em tecnologia.

Leia mais:

Dos 400 speakers do Web Summit Rio, em painéis que abordaram de inteligência artificial a sustentabilidade, 37% são mulheres, e 209 das 974 startups envolvidas têm fundadoras mulheres.

Por meio da iniciativa “Women in Tech”, foram oferecidos ingressos 75% mais baratos para mulheres do setor a fim de incentivar a presença feminina. Segundo a organização do evento, os ingressos esgotaram em tempo recorde. Eles permitiam acesso a palestras, oportunidade de mentoria e desenvolvimento e acesso ao Women in Tech Lounge, patrocinado pelo Banco do Brasil.

Reprodução/Linkedin Marcelle Paiva

Painel no Women in Tech Lounge com Marisa Reghini, do BB, Marcelle Paiva, da Oracle, Gisele Ilchechen , do BB Asset, e Raquel Brandim, também do BB

O espaço foi palco de painéis sobre a participação das mulheres no mercado de TI durante a conferência, e contou com a presença de executivas de grandes empresas, como Marcelle Paiva, COO da Oracle na América Latina, Marisa Reghini, VP de negócios digitais e tecnologia do Banco do Brasil e Fabiana Schurhaus, diretora técnica de vendas e serviços da IBM Brasil. “Não existe inovação sem diversidade e as mulheres são parte fundamental deste processo”, disse a executiva da IBM.