Mulheres que querem se tornar CEOs precisam envolver-se com o P&L

28 de agosto de 2023
filadendron/Getty Images

Muitas mulheres não percebem que devem gerenciar os resultados  para conseguir um cargo de diretoria

As líderes com aspirações de carreira que miram o alto escalão enfrentam imensa pressão. O escrutínio constante em torno de seus resultados, o viés de gênero e as grandes expectativas criam barreiras à chegada das mulheres às posições do C-level.

Com bastante esforço, porém, muitas estão chegando lá. E uma parte importante desse caminho é gerenciar muito bem o P&L – a demonstração dos resultados. “Para que as mulheres cheguem ao nível mais alto, elas precisam estar no processo de sucessão e, para entrar nisso, precisam ganhar responsabilidade pelo P&L”, explica Maria Doughty, CEO da The Chicago Network.

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Muitas mulheres não percebem que devem gerenciar os resultados  para conseguir um cargo de diretoria – ou esperam até que seja tarde demais na carreira e acabam perdendo o bonde. Aproveitando dados de 2020 do projeto Global Leadership Forecast, que analisou a responsabilidade de P&L em mais de 1.700 empresas e 15.000 líderes em todo o mundo: as conclusões deixaram uma lacuna de 9%. Ou seja, 42% das mulheres líderes afirmaram ter gerido uma função de P&L, em comparação com 51% dos homens. Quanto a executivos que estão começando, quase 81% dos homens lideraram alguma responsabilidade em torno de lucros e perdas, mas apenas 63% das mulheres conseguiram o mesmo.

Este foi o caso de Doughty. Ela passou a maior parte da sua carreira na seguradora americana Allstate atuando em diversas funções, desde consultora administrativa até diretora de políticas públicas e investigações, exames regulatórios e consultoria corporativa. Quando ela quis mudar para uma função de operações, rapidamente percebeu que faltava um componente crítico em seu currículo. O fato de não ter gerenciado uma área ligada ao P&L da empresa a colocou em posição não-qualificada para o trabalho.

“Quando você olha para as habilidades puras de liderança, a capacidade de se comunicar com clareza, de transmitir uma mensagem com inspiração, de liderar uma equipe, pensar estrategicamente, ser compassivo, empático, todas essas coisas que agora vemos como características e traços importantes dos líderes, eu tinha tudo isso”, afirma. “Eu tinha um histórico imenso nesse espaço. No entanto, eu não tinha histórico financeiro.”

Compreendendo a deficiência, ela agiu. Pediu para participar de projetos que lhe proporcionassem a experiência financeira necessária para uma função executiva de alto nível. À medida que ela progredia, a oportunidade de liderar a empresa apareceu em sua mesa.

Doughty liderou a The Chicago Network, uma organização das líderes mais influentes de Chicago, durante três anos. 

O que significa ter um P&L

Trata-se de compreender uma organização de forma holística, especialmente o lado das despesas do negócio. Esse aspecto inclui o lado do capital humano e os componentes de produção e transacionais. O elemento mais importante é entender como ler esse resultado, como gerar dinheiro e onde gastar o capital da empresa.

“Ter um P&L significa compreender todo o escopo do negócio, que é o dinheiro que entra e o dinheiro que sai. Se você é uma empresa de capital aberto, é assim que você agrega valor aos acionistas”, diz Doughty.

Onde começar

Enfrente o medo financeiro de frente. Com a infinidade de recursos disponíveis na internet, faça um curso de finanças e aprenda os fundamentos de perdas e lucros. Se você trabalha para uma empresa de capital aberto, ouça as conversas com os investidores. Leia relatórios de proxy. Empresas públicas seguem regras da CVM para demonstrações financeiras – compreender as políticas ajuda a proteger sua função.

À medida que você se sente mais confortável com itens do orçamento, é fundamental alinhar-se com projetos que promovam sua carreira. “Até que você se sente no lugar de outra pessoa, você não entende”, diz Doughty. “Percebi que se trata mais de saber que é preciso criar um serviço ou produto lucrativo porque todas essas pessoas dependem da rentabilidade. Isso muda sua perspectiva em muitos níveis. Por exemplo, se tenho que espremer esta área para criar algum tipo de retorno deste lado. Mais importante ainda, você percebe o que não precisa.”

Como se posicionar para o C-level

Deixe que todos saibam que você deseja avançar em sua carreira. Para muitas mulheres, pedir ajuda ou compartilhar conquistas é uma experiência assustadora. Comece a compartilhar com quem você confia. Quanto mais confortável você ficar, mais fácil será compartilhar com a equipe de liderança. Lembre-se de focar no valor que você agrega ao cargo.

“Você sempre recebe quando dá um salto”, conclui Doughty.

* Cheryl Robinson é colaboradora da Forbes USA. Ela é modelo, palestrante, escritora e fundadora da consultoria de carreira Ready2Roar.

(Traduzido por Fabiana Corrêa)