Com bastante esforço, porém, muitas estão chegando lá. E uma parte importante desse caminho é gerenciar muito bem o P&L – a demonstração dos resultados. “Para que as mulheres cheguem ao nível mais alto, elas precisam estar no processo de sucessão e, para entrar nisso, precisam ganhar responsabilidade pelo P&L”, explica Maria Doughty, CEO da The Chicago Network.
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Este foi o caso de Doughty. Ela passou a maior parte da sua carreira na seguradora americana Allstate atuando em diversas funções, desde consultora administrativa até diretora de políticas públicas e investigações, exames regulatórios e consultoria corporativa. Quando ela quis mudar para uma função de operações, rapidamente percebeu que faltava um componente crítico em seu currículo. O fato de não ter gerenciado uma área ligada ao P&L da empresa a colocou em posição não-qualificada para o trabalho.
“Quando você olha para as habilidades puras de liderança, a capacidade de se comunicar com clareza, de transmitir uma mensagem com inspiração, de liderar uma equipe, pensar estrategicamente, ser compassivo, empático, todas essas coisas que agora vemos como características e traços importantes dos líderes, eu tinha tudo isso”, afirma. “Eu tinha um histórico imenso nesse espaço. No entanto, eu não tinha histórico financeiro.”
Compreendendo a deficiência, ela agiu. Pediu para participar de projetos que lhe proporcionassem a experiência financeira necessária para uma função executiva de alto nível. À medida que ela progredia, a oportunidade de liderar a empresa apareceu em sua mesa.
O que significa ter um P&L
Trata-se de compreender uma organização de forma holística, especialmente o lado das despesas do negócio. Esse aspecto inclui o lado do capital humano e os componentes de produção e transacionais. O elemento mais importante é entender como ler esse resultado, como gerar dinheiro e onde gastar o capital da empresa.
“Ter um P&L significa compreender todo o escopo do negócio, que é o dinheiro que entra e o dinheiro que sai. Se você é uma empresa de capital aberto, é assim que você agrega valor aos acionistas”, diz Doughty.
Onde começar
Enfrente o medo financeiro de frente. Com a infinidade de recursos disponíveis na internet, faça um curso de finanças e aprenda os fundamentos de perdas e lucros. Se você trabalha para uma empresa de capital aberto, ouça as conversas com os investidores. Leia relatórios de proxy. Empresas públicas seguem regras da CVM para demonstrações financeiras – compreender as políticas ajuda a proteger sua função.
Como se posicionar para o C-level
Deixe que todos saibam que você deseja avançar em sua carreira. Para muitas mulheres, pedir ajuda ou compartilhar conquistas é uma experiência assustadora. Comece a compartilhar com quem você confia. Quanto mais confortável você ficar, mais fácil será compartilhar com a equipe de liderança. Lembre-se de focar no valor que você agrega ao cargo.
“Você sempre recebe quando dá um salto”, conclui Doughty.
* Cheryl Robinson é colaboradora da Forbes USA. Ela é modelo, palestrante, escritora e fundadora da consultoria de carreira Ready2Roar.