Taylor Swift chega ao Brasil: tudo o que você precisa saber sobre a mais nova bilionária

17 de novembro de 2023
Marcelo Endelli/Getty Imaes

O sucesso de Taylor Swift lhe rendeu um patrimônio de mais de US$ 1 bilhão e um lugar de privilégio para expor os preconceitos vividos por artistas mulheres

Taylor Swift desembarcou no Brasil na quinta-feira (16) para o primeiro show da Eras Tour em solo brasileiro, no Rio de Janeiro. Foi recebida com uma homenagem projetada no Cristo Redentor.

A cantora de 33 anos, que em outubro atingiu o status de bilionária, com uma fortuna estimada em US$ 1,1 bilhão, vai fazer outros dois shows no Rio, antes de se apresentar em São Paulo na semana seguinte.

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Swift entrou para a seleta lista dos bilionários graças à sua mais nova turnê. Ela é a primeira cantora a alcançar esse status apenas com suas canções e apresentações.

Também foi pioneira em colocar uma música na primeira posição das paradas da revista Billboard, substituindo outra canção sua (feito antes realizado apenas pelo grupo de K-pop BTS). A cantora coleciona recordes e prêmios: até o momento, tem 11 gramofones do Grammy, além de diversos outros reconhecimentos por sua música. Entre os indicados para o Grammy 2024, as mulheres dominam quase completamente a lista, ocupando quase todas as vagas em algumas das principais categorias. E Taylor foi indicada em seis delas, incluindo “Álbum do Ano”. 

Sua fortuna teve um aumento de US$ 360 milhões em relação a junho deste ano, quando a cantora ficou em 34º lugar entre as mulheres mais ricas dos Estados Unidos. O patrimônio de Swift inclui mais de US$ 500 milhões estimados em royalties e turnês, um catálogo musical no valor de US$ 500 milhões, além de US$ 125 milhões em imóveis, incluindo seis casas e um avião particular de US$ 10 milhões. 

Os ingressos para os shows no Brasil esgotaram em cerca de 40 minutos com mais de 1 milhão de pessoas conectadas na fila virtual da Tickets4Fun para tentar ver a “loirinha”, como é apelidada por aqui. Nos EUA, a demanda sobrecarregou a Ticketmaster e levou membros do Congresso americano a questionar o controle da empresa sobre as vendas de ingressos para shows.

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O ‘terremoto’ Taylor Swift

A Eras Tour de Taylor Swift começou como uma retrospectiva da sua carreira de quase duas décadas e uma celebração de seus 10 álbuns icônicos. Tornou-se um fenômeno financeiro que já rendeu US$ 780 milhões em vendas de ingressos. E está a caminho de se tornar a turnê com maior bilheteria de todos os tempos

Swift embolsou cerca de US$ 190 milhões após impostos na primeira etapa da Eras Tour e outros US$ 35 milhões nas duas primeiras semanas de exibição do filme “Taylor Swift: The Eras Tour”.

Para se ter dimensão do impacto da turnê, Taylor foi citada em um relatório do Banco Central dos EUA como responsável por impulsionar a economia do país com uma alta na indústria do turismo nas datas próximas aos seus shows – o que deve se repetir no Brasil e em outros países.

A empolgação dos fãs é tanta que causou uma atividade sísmica equivalente a um terremoto de magnitude 2,3 nos shows em Seattle, nos EUA, em julho. 

Os Swifties – como são chamados os seus fãs – começam a se preparar semanas antes, escolhendo o look inspirado em alguma das “eras” da cantora e fazendo “pulseiras da amizade” para trocar antes da apresentação. Essa tradição foi inspirada na música “You’re on Your Own, Kid” da própria Taylor, mais especificamente no verso “então faça as suas pulseiras da amizade, curta e aproveite o momento.” 

Amanda Edwards/Getty Images

Swifties chegam aos estádios com pulseiras temáticas para trocar com outros fãs

As pulseiras de miçangas são feitas com nomes de músicas e álbuns da cantora e foram responsáveis por um boom nas buscas por “friendship bracelets” no Brasil, segundo dados do Google Trends.

Luta por seus direitos na indústria da música

Em 2021, Taylor começou a regravar seus primeiros álbuns para recuperar os direitos de propriedade sobre a sua música. Isso porque foi surpreendida, em 2020, com a venda das suas canções pelo executivo da gravadora, Scooter Braun, que acabara de comprar a Big Machine.

Swift anunciou que regravaria todos os seis álbuns que estavam sob a posse de Braun – o que ela pode fazer por ser compositora de suas canções, e pediu que os fãs passassem a escutar as produções regravadas, os álbuns “Taylor’s Version” (versões da Taylor). 

Como Taylor Swift chegou ao topo

Aos 14 anos, Taylor saiu da cidade onde foi criada na Pensilvânia para começar a carreira de música country em Nashville. Rapidamente, ela assinou com uma gravadora e em 2006 seu primeiro álbum foi lançado.

Com cabelo loiro cacheado, botas de caubói e violão ou banjo, ela se tornou uma estrela do country e, em 2008, seu disco “Fearless” foi um grande sucesso. Apesar de a maioria das músicas seguir o mesmo estilo, dois pops estavam entre as faixas: “Love Story” e “You Belong with Me”. Foram essas canções que ajudaram o álbum a alcançar os primeiros lugares de vendas. 

Desde então, a estrela está sempre entre os artistas mais ouvidos e não sai do topo das paradas da Billboard.

Swift deixou o country e adotou outros estilos. As botas de caubói deram lugar a saltos, paetês e franjas. Ela construiu sua marca e se tornou um fenômeno mundial, lotando shows no mundo todo.

Fale bem ou fale mal

Nas letras, a cantora traz questões íntimas e situações de relacionamentos passados com outras estrelas como Harry Styles, John Mayer e Jake Gyllenhaal – o que a aproxima ainda mais dos Swifties. E também chama a atenção para os preconceitos vividos pelas mulheres, incluindo os que precisou combater para ter sucesso com sua música.

No seu documentário, “Miss Americana”, lançado em 2020 na Netflix, Swift, que (literalmente) teve muitas eras ao longo da carreira, fala sobre a reinvenção esperada das mulheres na indústria da música. “As artistas mulheres que eu conheço tiveram que se reinventar 20 vezes mais do que os homens. Elas precisam fazer isso ou perdem o emprego”, disse ela.

Swift já contou em entrevistas que, no início, não percebia o sexismo da indústria – até que cresceu (em termos de idade e reputação) e “começou a incomodar”. “Eu vi que, como mulher nesta indústria, algumas pessoas sempre terão questionamentos sobre você. Se você merece estar lá, se seu produtor ou co-autor é a razão do seu sucesso, ou se foi uma gravadora inteligente. Não foi”, disse ela ao receber o prêmio Mulher da Década, da Billboard, em 2019.

@sweetmelodies._ Taylor Swift Accepts Woman of the Decade Award |Billboard #taylor #taylorswift #woman ♬ suono originale – Sweet Melodies

No mesmo discurso, contou que sua estratégia tem sido usar as críticas como combustível e matéria prima para suas criações. “Tudo o que eles criticaram em mim se tornou material para sátiras musicais ou canções inspiradoras, e os melhores exemplos que me vêm à mente são músicas como ‘Mean’, ‘Shake It Off’ e ‘Blank Space’.”

5 lições de liderança para aprender com Taylor Swift

1. Assuma uma posição Durante anos, Swift fez o que lhe foi dito. Ela se afastou de assuntos controversos por causa da reação dos outros caso tomasse uma posição política ou promovesse uma visão que não fosse aprovada pelo seu público. Se ela discorda de uma determinada situação, ela fala sobre ou escreve uma música para expressar seus valores. No trabalho, muitas vezes nos dizem para seguir o fluxo e não criar controvérsias. Fazemos isso por medo do que acontecerá se formos contra a correnteza. Não deixe que o medo te impeça de fazer o que é certo. Se você vir um problema, diga alguma coisa. Assuma uma posição.more
2. Entenda seu poder Quando um homem que ela acusou de agredi-la a processou em 2015, ela pediu um dólar como indenização e ganhou o processo. Não deve ter sido fácil para Taylor reviver esse momento aos olhos do público, mas o medo não a impediu de fazer o certo. Quando entrou em uma disputa judicial a respeito dos direitos autorais de suas produções, Swift assumiu o controle da discussão e prometeu aos fãs que regravaria as músicas - apesar de ter perdido os direitos de suas canções à ex-gravadora. Muitos da indústria musical esperavam que ela falhasse miseravelmente na regravação dos seus antigos álbuns. No entanto, eles não notaram que, ao longo dos anos, Swift construiu uma base de fãs comprometida em vê-la ter sucesso. De acordo com a Billboard, desde o dia do lançamento até a última semana, o álbum Red (Versão de Taylor) - produção regravada pela cantora - vendeu 1,56 milhões de unidades, de acordo com a plataforma de dados de vendas musicais Luminate. Em comparação, o álbum original Red vendeu 351 mil unidades no mesmo período. Quanto mais sucesso você tem, mais as pessoas esperam que você falhe. Parece cruel, mas é verdade - a menos que você tenha dedicado tempo para cultivar seus relacionamentos em todo o ramo no qual você atua. Agora é a hora de construir sua base de fãs; assim, quando você cometer um erro (o que vai acontecer), as pessoas estarão torcendo para que se recupere.more
3. Se atualize constantemente Vi Swift cantar ao vivo pela quarta vez em minha vida e fiquei impressionada com sua capacidade de se superar a cada apresentação. Sua resiliência, criatividade, atenção aos detalhes e desejo de dar aos fãs uma experiência que eles nunca esquecerão são admiráveis. E você? Você está se apresentando da mesma maneira de vários anos atrás ou tem se atualizado? Se não está buscando melhorar suas habilidades, você está ficando para trás. Tenha a mentalidade de melhoria contínua todos os dias.more
4. Invista na sua marca Taylor Swift estabeleceu uma das marcas mais reconhecidas do mundo. Ela é fiel à sua voz, uma profissional de marketing incrível e uma empresária experiente. Ela é uma das poucas pessoas na indústria com acordos para vender seus produtos licenciados fora dos estádios onde toca, o que permite que os fãs que não conseguem ingressos para seu show ainda se envolvam na experiência de Taylor Swift, que fortalece ainda mais sua marca. O que você tem de mais importante na sua carreira é a marca. Sua marca é o que as pessoas pensam sobre você quando você não está presente. Por que tantas pessoas não conseguem construir uma marca forte? Muitas não se sentem à vontade para se autopromover. Eu digo que se não chamarem a atenção para si mesmas, não serão ouvidas em um mar de pessoas. Você pode ser ótimo no que faz, mas ninguém jamais saberá disso se você não demonstrar essas habilidades para outras pessoas.more
5. Seja firme em suas posições Isso vale para todas as mulheres que tentam ser “boas meninas” por medo do que os outros vão dizer. Uma das minhas músicas favoritas de Taylor Swift que ela toca na turnê é “If I Were a Man” (Se Eu Fosse Um Homem, em tradução livre). A música é sobre como a vida de Swift é julgada em comparação às de homens em posições semelhantes. É uma música com a qual muitas mulheres conseguem se identificar. Por mais que gostemos de acreditar que as mulheres são tratadas igualmente no ambiente de trabalho, esse não é o caso. De acordo com o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, as mulheres recebem, em média, 83,7% anualmente do que os homens recebem, embora as mulheres tenham mais anos de estudo do que os homens. Enquanto os homens são considerados assertivos, as mulheres são chamadas de agressivas. Se, por um lado, os homens são promovidos com base em seus potenciais de crescimento, as mulheres só são promovidas com base no desempenho que têm. Se você é mulher e tem que trabalhar duas vezes mais que seus colegas homens, tome uma atitude. Conheça o seu valor e esteja preparada para buscar outras oportunidades se, como Taylor Swift, você estiver cansada de correr o mais rápido que puder.more