Lista Forbes: Tarciana Medeiros, presidente do BB, está entre as mais poderosas do mundo

5 de dezembro de 2023
Oriana Fenwick/Forbes

A presidente do Banco do Brasil Tarciana Medeiros foi destaque na lista Forbes das mulheres mais poderosas do mundo

Nos primeiros meses de 2023, a presença feminina diminuiu em alguns dos espaços de maior poder em empresas e governos no mundo todo. 

Entre janeiro e abril, as líderes políticas Sanna Marin, Jacinda Ardern e Nicola Sturgeon perderam ou deixaram suas posições nos governos da Finlândia, Nova Zelândia e Escócia. Susan Wojcicki deixou o cargo de CEO do YouTube após nove anos no comando. O mesmo fez Martina Merz, presidente-executiva do conglomerado alemão Thyssenkrupp. Cada uma delas foi substituída por um homem.

“Nem sempre você será sucedida por uma mulher só porque uma mulher ocupou o cargo”, disse Hillary Rodham Clinton à Forbes USA em março. “Ainda temos trabalho a fazer para [colocar] as mulheres em posição de assumir cargos de liderança.”

Na contramão dessa tendência, a paraibana Tarciana Medeiros assumiu em janeiro deste ano a presidência do Banco do Brasil, o segundo maior da América Latina. Ela é a primeira mulher a assumir o cargo em 215 anos de história, e também a única à frente de uma das empresas brasileiras da Forbes Global 2000, lista que reúne as maiores companhias de capital aberto do mundo.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Tarciana é um dos destaques da lista da Forbes das 100 Mulheres mais Poderosas do Mundo deste ano. A executiva estreou na 24ª posição e é a única brasileira do ranking.

Divulgação/BB

Tarciana Medeiros é a primeira mulher à frente do Banco do Brasil em 215 anos de história

Ao longo do ano, outras mulheres passaram a ocupar posições de poder e influência em todo o mundo. Em maio, Robyn Grew tornou-se a primeira mulher a liderar o Man Group, um hedge fund (ou fundo de cobertura) com US$ 161 bilhões em ativos e cujo nome reflete a composição de gênero da sua indústria. 

A veterana do Exército dos EUA Debra Crew assumiu o comando da gigante de bebidas Diageo em junho, tornando-se uma das poucas mulheres CEOs nas 100 maiores empresas da Bolsa de Valores de Londres.

Leia também

E, claro, o trio formado por Taylor Swift, Beyoncé e Barbie gerou bilhões e ultrapassou as fronteiras dos EUA. A sua influência sobre os consumidores foi tão poderosa que o presidente do banco central americano, o Federal Reserve, Jerome Powell, abordou o assunto numa conferência de imprensa em julho. 

Como resultado dessa influência, as três (incluindo a Barbie) também aparecem na lista deste ano. Swift faz sua melhor aparição, na 5ª posição, enquanto Beyoncé saltou para o 36º lugar, acima do 80º em 2022.

Debra Crew, à frente da Diageo, estreia na 79ª posição e Robyn Grew, do Man Group, chega em 83º. 

Barbie fica na última e 100ª posição, atribuída todos os anos a uma figura que não é a imagem tradicional de poder, mas que, mesmo assim, definiu o ano em questão.

Critérios

Como sempre, a lista da Forbes das 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo foi determinada por quatro métricas principais: dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência. 

Para as líderes políticas, pesamos o produto interno bruto e as populações dos países que lideram. Para as chefes corporativas, as receitas, avaliações e o número de funcionários. As menções na mídia e o alcance social foram analisados ​​para todas. O resultado: 100 mulheres que moldam os negócios, produtos e as lutas políticas que definem o nosso mundo.

Essas lutas incluem a autonomia reprodutiva das mulheres, o acesso à educação para meninas no Afeganistão e os direitos pessoais no Irã, a proteção contra a violência baseada no gênero em zonas de conflito como a Ucrânia e Gaza, além de uma política climática que proteja a saúde e o bem-estar das mulheres nas economias de baixos rendimentos e baseadas na agricultura.

“Ainda não estamos longe o suficiente em nenhum lugar do mundo”, disse a filantropa e bilionária Melinda French Gates à Forbes. A sua receita para 2024 e depois disso é, portanto, simples. “Quando as mulheres chegam suficientemente longe em assentos de poder em vários lugares do mundo, as coisas começam a mudar.”

Veja, abaixo, as 10 mulheres mais poderosas do mundo segundo a Forbes. Confira a lista completa aqui

1. Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia 65 anos | Bélgica
2. Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu 67 anos | Alemanha
3. Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos 59 anos | Estados Unidos
4. Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália 46 anos | Itália
5. Taylor Swift, cantora 33 anos | Estados Unidos
6. Karen Lynch, presidente da CVS Health 59 anos | Estados Unidos 33 anos | Estados Unidos
7. Jane Fraser, diretora-executiva do Citigroup 56 anos | Estados Unidos
8. Abigail Johnson, CEO da Fidelity Investments 61 anos | Estados Unidos
9. Mary Barra, CEO da General Motors 61 anos | Estados Unidos
10. Melinda French Gates, filantropa 59 anos | Estados Unidos

*Com edição de Moira Forbes e Maggie Mcgrath e reportagem de Nicolette Jones e Erika Burho

(traduzido por Fernanda de Almeida)