Ingrid Silva conta sua história no balé nos estúdios da Paramount

17 de fevereiro de 2024

Ingrid Silva foi um dos destaques da lista Forbes Mulheres de Sucesso de 2021

Nascida no bairro de Benfica, no Rio de Janeiro, Ingrid Silva conheceu o balé aos oito anos, por meio de um projeto social que promove aulas em comunidades carentes. E fez da dança uma carreira internacional. Há 15 anos, a carioca deixou o Brasil para fazer parte de uma das maiores companhias de balé dos Estados Unidos. Hoje, é a dançarina principal no Dance Theatre of Harlem, reconhecido mundialmente por priorizar dançarinos negros em seu casting. 

A bailarina que pintava as sapatilhas de ponta cor de rosa para se aproximar do seu tom de pele agora terá sua história contada em uma campanha global da Cadillac. “Jamais imaginei que minha história fosse chegar a Hollywood”, diz Ingrid Silva, um dos destaques da lista Forbes Mulheres de Sucesso de 2021 e estrela do filme da marca de automóveis de luxo, presente em 50 países.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Ingrid passou mais de 10 anos pintando os próprios calçados com maquiagem até finalmente ter sapatilhas fabricadas com a cor da sua pele. Um ano depois, um par das suas sapatilhas pintadas virou parte do acervo do Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana, o Smithsonian, nos EUA.

Ativista, a carioca também está à frente dos projetos sociais PodHer, da comunidade de mães dançarinas Dancers & Motherhood, e da Blacks in Ballet, Ong que tem o objetivo de dar visibilidade a dançarinos negros. 

Reprodução/Forbes

Ingrid Silva ganhou reconhecimento mundial ao liderar a corrida por uma linha de sapatilhas com tons para a pele negra

 O roteiro da campanha protagonizada por Ingrid é inspirado na história de vida e no legado da bailarina, que estudou na escola de dança de Maria Olenewa, de Débora Colker e estagiou no Grupo Corpo antes de ir para Nova York. 

Ingrid enviou um vídeo para o The Dance Theatre of Harlem e foi selecionada entre 200 concorrentes para uma audição na companhia, onde está há 15 anos.

Em 2021, ela publicou a autobiografia “A sapatilha que mudou o meu mundo”, sobre sua trajetória e os preconceitos que precisou vencer para conquistar seu espaço no balé. E, em 2023, lançou o livro infantil “A bailarina que pintava suas sapatilhas”, que narra essa história em uma linguagem voltada para esse público. “Eu exerço um papel importante na cultura global e na arte, represento a dança clássica mas também tenho uma história inspiradora pra contar.”

Leia também:

Bailarina na publicidade

A campanha foi gravada nos estúdios Paramount, em Los Angeles, e a produção, realizada em março de 2023, envolveu mais de 150 profissionais, da América Latina e dos Estados Unidos, em dois dias de filmagem. “É um marco pessoal, mas também uma oportunidade para inspirar os outros a seguirem seus sonhos com determinação e paixão”, diz Ingrid.

O filme foi dirigido pelo diretor e roteirista premiado Tyler Gourley e é fruto da parceria da agência de talentos norte-americana United Talent com a One2One, fundada por Zé Macedo e responsável pela gestão de carreira de Ingrid Silva globalmente. 

Esta não é a primeira grande campanha da bailarina. Ingrid Silva já trabalhou com a Nike nos Estados Unidos, durante o Black History Month em 2020, quando teve sua história narrada pela tenista Serena Williams. Em 2022, foi nomeada embaixadora da Dior Vibe, linha esportiva da maison francesa, sendo a única mulher latino-americana a participar do projeto. Em 2017, tornou-se embaixadora da Activia, protagonizando o filme “Journey to Your Dream”, que recebeu um Leão de Prata em Cannes, entre outros reconhecimentos internacionais. “A dança me possibilitou oportunidades espetaculares, e agora o mercado das marcas também.”