Agora, Rayssa está levando seu pioneirismo para o mundo da moda. A atleta é a primeira brasileira a se tornar embaixadora global da grife francesa Louis Vuitton.
Também acaba de lançar um tênis Nike que leva seu nome. O modelo, criado do zero pela skatista e vendido a R$ 899,99, esgotou em 20 minutos após o lançamento na última semana. “A moda é uma das partes mais importantes do skate como cultura”, diz Rayssa, que vai de looks street nas pistas ao desfile da Louis Vuitton na semana de moda em Paris. “Gosto de estar próxima do mercado da moda, mas também é um pouco desafiador, porque não estou acostumada com todo esse glamour.”
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A relação da skatista com a moda tem influência da sua mãe, que sempre ajudou a atleta a escolher os looks para competições e viagens. “Ela sempre teve esse cuidado e olhar.”
Rayssa Leal cria o próprio tênis
Mas a skatista se aproximou ainda mais desse universo ao idealizar o Nike SB Dunk Low Pro Rayssa, em um processo que durou quase dois anos. “A Nike falou que eu podia fazer o que eu quisesse, que poderia ser totalmente do meu jeitinho”, lembra ela. O tênis relembra um momento importante para a atleta, os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, quando ganhou a medalha de prata. “Serviu de inspiração para as cores do tênis”, diz, em referência ao roxo, amarelo e azul da pista.
Com apenas sete anos de idade, Rayssa viralizou nas redes sociais com um vídeo em que fazia uma manobra de skate em um lance de escadas enquanto vestia um tutu e asas de fada azuis. A primeira parceria com a Nike, um modelo em azul claro, foi totalmente inspirada no momento da Fadinha, com a frase “se você pode sonhar, você pode realizar” na palmilha do tênis, logo abaixo do desenho de uma fada. “Agora, apesar de contar outro momento da minha história, trouxe o detalhe das asinhas para lembrar como tudo começou.”
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Das pistas à passarela
O universo fashion a levou a conhecer estrelas como Pharrell Williams, Jayden Smith, filho de Will Smith, e a atriz Zendaya, sua colega embaixadora global da Louis Vuitton. “O trabalho que o Virgil [Abloh’s] fez com a marca colocou a cultura do skate em um outro lugar”, afirma a atleta, lembrando o legado do antigo diretor artístico da Louis Vuitton, que uniu a grife ao mundo do skate e morreu precocemente em 2021.