BID lança ferramenta colaborativa para o combate à pandemia na América Latina

19 de maio de 2020
Getty Images

Plataforma colaborativa baseada em blockchain vai ajudar a enfrentar a pandemia na América Latina e Caribe

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou o DAVID-19, ferramenta colaborativa baseada em blockchain para o enfrentamento da pandemia na América Latina e Caribe.

Com base no conceito “cidadão para cidadão”, o aplicativo desenvolvido por uma aliança formada pelo LACChain, um programa regional do Laboratório de Inovação do Grupo BID (BID Lab), busca integrar informações compartilhadas (como estado de saúde e movimentações durante a quarentena) por cada usuário de forma anônima, para gerar mapas comportamentais e ver a evolução do vírus em tempo real, criando uma macro-pesquisa social.

O usuário poderá selecionar sua carteira digital de preferência no aplicativo, criar um perfil e começar a enviar as principais informações para entender e ver como a pandemia evolui em sua região.

Em uma segunda fase, a ideia é fazer com que empresas também usem a plataforma, com informações como autorizações de retorno ao trabalho, depoimentos, certificações médicas ou autorizações de viagem no contexto do retorno às atividades em meio à pandemia.

A expectativa é que haja uma adesão em massa à plataforma, e a visão é que, no futuro, usuários possam, por exemplo, usar o agregador para demonstrar que está em condições seguras o suficiente para embarcar em um voo, retornar ao trabalho, visitar uma galeria de arte ou entrar em um show ou evento esportivo, de acordo com as regras em vigor para cada caso específico.

A ferramenta, desenvolvida pelo BID Lab em parceria com a everis, World Data IOVLabs, Grupo Sabra e LLYC, já está disponível.

Angelica Mari é jornalista especializada em inovação há 18 anos, com uma década de experiência em redações no Reino Unido e Estados Unidos. Colabora em inglês e português para publicações incluindo a FORBES (Estados Unidos e Brasil), BBC e outros.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.