A empresa completou recentemente um ano de operação de um marketplace criado com fornecedores de soluções de embalagens que usam papel da companhia e está fazendo parceria com uma fabricante europeia de equipamentos para levar serviço de individualização de embalagens para clientes.
A parceria, que integra a estratégia chamada de E-Klabin, foi acertada com a fabricante italiana de equipamentos para embalagens sob demanda Panotec. Com o acordo, clientes da Klabin podem receber uma das máquinas de embalagens da italiana em suas instalações pagando pela locação do equipamento, por exemplo. As chapas de papelão são fornecidas pela Klabin.
Segundo Dalmasi, a participação do comércio eletrônico no total do varejo nacional deve ter subido de 4% antes da pandemia para cerca de 10%. Já o número de embalagens da Klabin para o ecommerce deve ter atingido de 2% a 2,5% do volume unitário produzido, percentual que deve continuar avançando. Em 2018, quando a empresa começou a apostar mais intensamente no varejo online, a participação era 1% do volume vendido.
Como exemplo, Dalmasi afirmou que as vendas de embalagens da Klabin para o Mercado Livre, um dos maiores sites de comércio eletrônico da América Latina, estão atualmente em 1 milhão de unidades por mês. Em 2017, o volume inicial acertado foi de 100 mil unidades mensais. Além do Mercado Livre, a empresa tem entre os clientes a Amazon.
Siga todas as novidades da Forbes Insider no Telegram
Segundo ele, enquanto as vendas de embalagens tiveram queda em abril e maio, em junho houve retomada mesmo em setores mais duramente impactados na pandemia, como eletroeletrônicos. “Percebemos uma repetição desse crescimento em julho. E a entrada de pedidos continua forte em agosto”, disse Dalmasi.
Esta recuperação do varejo, aliada ao impulso dado pelo isolamento social ao varejo online, tem motivado outros setores a investir. A transportadora Braspress, por exemplo, acertou acordo recente com a Mercedes-Benz para comprar mais de 200 caminhões extrapesados.
A aquisição, segundo o diretor de embalagens, dará à Klabin acesso maior ao mercado do Centro-Oeste e adicionará mais flexibilidade para as operações, necessária para acompanhar o ritmo do comércio eletrônico. “Vamos investir no que tivermos que fazer para sermos a grande empresa de ecommerce no mercado de papel”, disse Dalmasi. (Com Reuters)
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.