Arábia Saudita lança estratégia nacional de inteligência artificial

21 de outubro de 2020
Ahmed Yosri/Reuters

Abdullah bin Sharaf Alghamdi fala na abertura do Global Al Summit

A Arábia Saudita lançou hoje (21) uma estratégia nacional de inteligência artificial com o objetivo de tornar-se líder global na área, à medida que busca diversificar sua economia baseada no petróleo.

A Estratégia Nacional para Dados e Inteligência Artificial (NSDAI) buscará atrair US$ 20 bilhões em investimentos estrangeiros e locais até 2030, disse um comunicado.

LEIA MAIS: Empresas devem gastar US$ 50 bilhões em inteligência artificial em 2020

Na abertura da Cúpula Global de AI do reino, o chefe da Autoridade de Dados e Inteligência Artificial da Arábia (SDAIA) – que liderará a estratégia – disse que Riad fará parcerias.

“A Arábia Saudita implementará um plano multifásico e multifacetado que inclui habilidades, política e regulamentação, investimento, pesquisa e inovação e desenvolvimento do ecossistema”, disse o comunicado.

A Arábia Saudita tenta diversificar sua economia, afastando-se do petróleo, impulsionando o setor privado e criando mais empregos para os sauditas de acordo com seu plano “Visão 2030”.

Siga todas as novidades da Forbes Insider no Telegram

O reino pretende treinar dois mil sauditas e especialistas em inteligência artificial nos próximos 10 anos, disse o chefe da SDAIA, Abdullah bin Sharaf Alghamdi, à Reuters. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.