A Hyundai Motor tem planos ambiciosos de investir mais de US$ 50 bilhões nos próximos cinco anos para se tornar um “prestador de soluções de mobilidade inteligente”. É um plano amplo que inclui processamento de dados –“o novo petróleo” na era digital– para fornecer serviços personalizados e conteúdo relacionado a compras e streaming.
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O Hyundai Card coleta de 2.000l a 3.000 dados brutos de cada um de seus titulares de cartão de crédito, aponta o CEO Ted Chung. “O Hyundai Card está obtendo muitos dados importantes”, diz Chung, que se juntou ao grupo Hyundai em 1987 depois de receber um MBA do MIT. “Quando digo importantes, são dados muito comerciais, de gastos que podem ser facilmente comercializados.”
Para ter certeza, a Hyundai Motor conta com sua própria equipe de ciência de dados. No entanto, a montadora se concentra nos operacionais, observa Chung, por exemplo, para prever quando é hora de trocar os pneus ou freios de um carro. “Mas quando se trata de pessoas individuais e gastos ou estilo de vida, somos os únicos”, diz Chung, que é cunhado do presidente do Hyundai Motor Group e bilionário, Euisun Chung.
Existem várias aplicações potenciais da análise de dados do Hyundai Card dentro do conglomerado. Ele pode, por exemplo, ser usado para prever que tipo de carro um cliente estaria interessado em comprar, descobrindo seus dados pessoais e preferências, como estado civil e hobbies. “Podemos ter 75% de certeza porque conhecemos seu gosto e estilo de vida”, diz Chung.
A análise de dados do Hyundai Card também pode ser aplicada a carros, diz Chung. Por exemplo, pode ajudar a calcular o valor residual de cada automóvel –quanto um carro alugado valerá ao final da locação– que é um fator importante no cálculo dos pagamentos mensais do aluguel. Isso é mais relevante para o plano de se tornar um “prestador de soluções de mobilidade inteligente” da Hyundai Motor, que inclui compartilhamento e aluguel de carros. Como parte de seu esforço para ser uma locadora de automóveis, o braço financeiro do conglomerado, a Hyundai Capital, também liderada pelo CEO, pagou US$ 170 milhões em fevereiro para adquirir 42% da Sixt Leasing, uma das maiores locadoras de automóveis da Alemanha.
Chung continuará a expandir a unidade de dados do Hyundai Card, que vem crescendo desde 2015. Atualmente, seus dados são usados para fornecer marketing personalizado, como cupons, para seus próprios titulares do Cartão Hyundai. Em agosto, o Hyundai Card lançou seu mais recente aplicativo móvel, que fornece recomendações de compras e informações personalizadas sobre gastos, entre outros serviços, para seus quatro milhões de usuários mensais.
A plataforma de dados do Hyundai Card também é usada por seus parceiros de cartão de crédito de marca privada (cartões de crédito específicos do comerciante) como a Costco. Quando um cliente entra em uma loja Costco, ele pode ver centenas de novos produtos, diz o CEO. Mas se vende algo online –onde mais pessoas estão fazendo suas compras, uma mudança que se potencializou pela pandemia–, o consumidor pode ver apenas dez itens no site ou aplicativo. “Portanto, é preciso personalizar os itens mostrados online”, diz ele, e garantir que os produtos recomendados sejam os mais relevantes para o cliente.
Os cartões de crédito de marca própria são fundamentais para a estratégia de crescimento do Hyundai Card, e Chung diz que sua capacidade de análise de dados foi uma das razões pelas quais as empresas queriam fazer parceria com o cartão. “Quando fui para a Costco, não os vendi por serem cartões de crédito, maspela ciência de dados”, diz ele. “Meu ponto para vender era a plataforma de dados.”
Além da Costco, o Hyundai Card tem parcerias com 11 outras grandes empresas de marcas privadas, incluindo a Korean Air e a Starbucks. Chung acrescenta que está procurando adicionar mais alguns parceiros de cartão de crédito de marca privada que sejam líderes em seus setores.
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O Hyundai Card em breve terá mais recursos financeiros para planos de expansão. Atualmente, a empresa está se preparando para um IPO de US$ 2 bilhões na Coreia, que deve acontecer no próximo ano. Se a listagem ocorrer, a montadora estará entre os cinco maiores IPOs coreanos de todos os tempos. Para efeito de comparação, a maior cotação coreana até agora neste ano foi o IPO de US$ 820 milhões da agência K-Pop Big Hit Entertainment em outubro. Mas Chung não está preocupado com a oferta pública. “Estou apenas tentando manter minha visão, com ou sem o IPO”, diz ele. “Não estou mudando nada porque tenho a oferta, somos a mesma empresa.”
À medida que o Hyundai Card cresce, o mesmo acontece com sua equipe de ciência de dados. O CEO estima que atualmente tem cerca de 500 pessoas –cerca de um terço do quadro total de funcionários do Hyundai Card. Mas Chung enfrenta uma competição feroz pelos principais talentos do segmento, incluindo de outros conglomerados coreanos, como Samsung, bem como gigantes da internet, como Kakao e Naver –cujas ações dispararam em níveis recordes neste ano em meio à aceleração digital induzida pelo coronavírus.
Segundo Chung, era difícil recrutar cientistas de dados há dois anos. “Mas agora é mais fácil vender”, diz ele. “Porque estou provando que não são palavras vazias.”
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